Hoje o desporto fica para segundo plano

Notícias Bola na Rede BnR cabecalho

Ontem deitei-me tomando conhecimento de uma tragédia que se estava a iniciar na zona-centro do meu país. Hoje acordei com todos os órgãos de comunicação social dando conta de uma catástrofe natural e humana, a maior de sempre a acontecer no nosso país.

Para além dos hectares de floresta ardida, essencial à nossa saudável existência, também as mais de 50 pessoas haviam perdido as suas vidas, dentro de viaturas enquanto passeavam com as suas famílias, ou iam encontrar-se com as mesmas, ou tentavam salvar o que era seu.

Quando isto acontece, tudo o resto, todos os problemas que nos assolam diariamente, ficam a parecer tão pequenos e insignificantes, e mais pequenas ficam as quezílias futebolísticas e desportivas que muitas vezes nos dividem e geram polémica, divisões e discussões.

Certamente, o fogo não fez distinção entre os que são adeptos do SL e Benfica, do FC Porto, do Sporting CP, do UD de Leiria, do CD Fátima ou de outro qualquer clube de futebol ou desportivo. E também por isso todos nos devemos unir para lutar contra esta tragédia, não apenas na luta directa com o fogo mas trabalhando em comunidade com a limpeza das florestas e a manutenção das mesmas.

O futebol deveria servir como um escape para problemas maiores que surgem nas nossas vidas e não tornar-se mais um problema com que nos preocupamos diariamente, tornando-se muitas vezes o problema prioritário que nos assola.

Fonte: https://www.bps.pt/
Fonte: https://www.bps.pt/

Problemas sérios são estes, que ceifam vidas, que destroem tudo o que se construiu durante anos, pessoas que ficam sem nada. O futebol e o desporto só têm um papel: o de tentar minimizar essa dor através do seu papel de utilidade pública e de entretenimento de massas. Junto disto, todos os “Guerras”, e-mails, todas as escutas ou o que seja, são mesquinhices de quem não dá valor a mais nada se não às suas carteiras.

O futebol pode agora também, como motivador de massas, tentar passar uma imagem construtiva de ajuda às vitimas, e passar uma mensagem que influencie a limpeza de matas, a ajuda aos bombeiros, e muitas outras iniciativas que se podem desenvolver para minimizar o risco de que se repitam catástrofes como a que está a acontecer em Pedrogão Grande.

Hoje não somos benfiquistas, sportinguistas, portistas… Somos portugueses, e essencialmente humanos que choram os que partiram e devem ajudar o “irmão” que chora pelo parente perdido, pelos bens destruídos.

Hoje eu trocaria qualquer titulo que o meu clube já tenha conquistado ou possa vir a conquistar pela vida de qualquer uma das pessoas que desapareceu no meio das chamas.

Foto de Capa: Beira Baixa TV

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eustáquio integrado no último treino do FC Porto antes do jogo da Europa League

O FC Porto treinou pela última vez antes de enfrentar o Estrela Vermelha na Europa League. Stephen Eustáquio foi integrado.

Pablo Rosario olha para o FC Porto x Estrela Vermelha: «Vamos mostrar tudo o que temos»

O FC Porto vai enfrentar esta quinta-feira o Estrela Vermelha na Europa League. Pablo Rosario deu a cara em conferência de imprensa.

Francesco Farioli comenta regresso de Nehuén Pérez ao Olival: «Está a encontrar uma outra forma de ajudar o grupo»

O FC Porto vai enfrentar esta quinta-feira o Estrela Vermelha na Europa League. Francesco Farioli já fez o lançamento do jogo.

Sporting empata com Nápoles na Youth League: Eis os primeiros resultados do dia

O Sporting empatou 1-1 com o Nápoles na segunda jornada da fase de liga da Youth League. Vê os restantes resultados até ao momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Porto, Benfica ou Sporting CP: quem vai triunfar este ano?

O Sporting iniciou a defesa do título com vitória segura em Rio Maior frente ao Casa Pia por 0-2

Valverde abre o livro com comunicado oficial: «Estou verdadeiramente triste»

Federico Valverde nega ter se recusado a jogar pelo Real Madrid. Médio uruguaio jura amor ao clube em comunicado oficial.

Barcelona tem boa notícia antes de enfrentar o PSG na Champions League

Alejandro Balde recebe luz verde e está disponível para o Barcelona x PSG. Jogo está marcado para esta noite na Catalunha.