O Imortal joga bonito em 2017

Cabeçalho Liga Brasileira

O Campeonato Brasileiro alcançou a oitava rodada nesse último fim de semana. Até o momento Corinthians e Grêmio disputam acirradamente a liderança da competição. O clube paulista é líder com 20 pontos, um ponto a mais que os gaúchos. O Corinthians do técnico Carille já foi meu destaque em um artigo publicado no Bola na Rede nesse mês. Agora chegou a vez de falar do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Se o Timão possui o futebol mais pragmático do futebol brasileiro, o Grêmio é a equipe que joga de maneira mais vistosa. Esse excelente futebol apresentado pelo Grêmio é muito supreendente, pois entre as maiores equipes do futebol nacional foi o clube que se reforçou com menos jogadores badalados. Os experientes laterais Leo Moura e Cortez (ex-Benfica) são exemplos dessas contratações. A principal contratação da equipe gremista foi o atacante paraguaio Lucas Barrios, que estava em baixa no Palmeiras. Em contrapartida outros grandes clubes brasileiros como o Atlético Mineiro, o Palmeiras, o Flamengo e o São Paulo investiram pesado na temporada e estão devendo um bom futebol para os seus torcedores.

O treinador Rentato Gaúcho herdeu o esquema tático do seu antecessor, Roger Machado. Entretanto, Renato também tem seus méritos em relação ao desempenho da equipe. Na temporada passada mesmo com o título da Copa do Brasil poderíamos até considerar que o Renato Gaúcho não teve tanta participação na organização tática da equipe – pois como pegou o clube no meio/final da temporada – e sua principal qualidade havia sido a motivação que criou dentro do vestiário gremista. Porém, esse ano é inegável o trabalho que o eterno ídolo gremista está desenvolvendo no clube. O Grêmio tem atuado no 4-2-3-1, sistema tática que deixa o Lucas Barrios como centroavante e tendo o apoio no ataque do Luan, Pedro Rocha e Ramiro. Três jovens jogadores que possuem uma qualidade de jogo muito boa, principalmente o Luan. O atacante de 24 anos é muito habilidoso e veloz. Sua presença na area adversária é constante e o atleta sabe atuar dentro e fora da grande area. Dificilmente o Grêmio conseguirá segurar o jogador nessa próxima janela de transferências do futebol europeu.

O capitão Maicon ergueu a taça do pentacampeonato do Grêmio na Copa do Brasil, em 2016 Fonte: espn.uol.com.br
O capitão Maicon ergueu a taça do pentacampeonato do Grêmio na Copa do Brasil, em 2016
Fonte: espn.uol.com.br

Talvez esse seja o trabalho mais consistente da carreira do treinador Renato Gaúcho. Considero um trabalho até melhor do que ele fez no Fluminense em 2008, quando foi vice-campeão da Libertadores. Renato Gaúcho faz o estilo de treinador “boleirão”. Por ter vivido mais de 20 anos dentro de campo, o profissional acabou herdando muitas caracaterísticas de quando atuava. Claro que agora como comandante de vários jogadores ele possue uma postura diferente de quando era atleta. Mas a sua maneira de enxergar o futebol, de lidar com os jogadores e de fazer declarações polêmicas permaneceram quase intactas. “Quem sabe, sabe… quem não sabe, vai para a Europa estudar”, disse Renato Gaúcho em uma entrevista à ESPN Brasil. Essa declaração fez referência aos vários treinadores brasileiros que fazem cursos de aperfeiçoamento no continente europeu. Renato Gaúcho ainda completou o seu pensamento de que como ele já sabe, ele pode ir à praia.

Renato Gaúcho e Grêmio sempre terão ligação eterna. O ex-atacante foi o herói do título Gremista da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1983. Agora essa relação continua dando bons frutos para ambos. O Grêmio desponta como forte candidato ao título brasileiro e um dos sérios candidatos ao título da Libertadores da América. Como consequência do bom trablaho realizado, Renato Gaúcho tem o seu nome fortalecido no mercado.

Agora resta-nos esperar para ver se o Grêmio terá folego para ir bem até o final da temporada. O elenco é um pouco curto para as três frentes que o time está disputando – Campeoanto Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil – porém, a determinação, a obdiência tática e a qualidade de seus principais jogadores podem ser o seu grande trunfo para novas conquistas.

Foto de Capa: foxsports.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.

Real Madrid e Vinícius Júnior abrem a porta a uma saída após divergência salarial

Vinícius Júnior quer receber o mesmo dinheiro do que Kylian Mbappé no Real Madrid. Jogador e clube não descartam saída.

Martim Neto deixa Benfica e ruma à La Liga: Águias mantém 50% do passe

Martim Neto vai deixar o Benfica e reforçar o Elche na La Liga. Águias continuam com 50% do passe do médio de 22 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto já investiu 75,3 milhões de euros neste verão: Um valor bem superior ao maior mercado da história do clube

O FC Porto vive o maior investimento da história do clube. Dragões já gastaram 75,3 milhões de euros neste mercado de verão.

Real Madrid quer saída de mais 2 jogadores neste mercado

O Real Madrid quer uma reformulação do setor defensivo nesta janela de transferências. David Alaba e Antonio Rudiger estão de saída.

Manchester United faz oferta de 40 milhões de euros por jogador importante do Sporting

O Manchester United está interessado em Morten Hjulmand. Clube de Ruben Amorim apresenta proposta de 40 milhões de euros ao Sporting.