Palco para Otávio

fc porto cabeçalhoOlhando para os primeiros jogos do FC Porto nesta pré-temporada verificamos que vários jogadores se têm destacado. Óliver tem sido o dínamo do meio campo, Ricardo tem reinado na ala direita e Aboubakar parece pegar de estaca. Há, no entanto, um jogador que, pela qualidade das exibições mas, acima de tudo, pela regularidade na aposta, me tem saltado à vista. Falo de Otávio.

O jovem jogador brasileiro de apenas 22 anos tem sido opção recorrente de Sérgio Conceição no onze inicial, tanto a surgir descaído sobre a esquerda como como dono da batuta a comandar a equipa em zonas interiores. Independentemente do local de partida, Otávio tem sido um vagabundo a jogar a toda a largura do terreno no apoio aos avançados.

Sou um confesso admirador deste pequeno mago que o FC Porto contratou há duas temporadas ao Internacional de Porto Alegre pela avultada quantia de 7,5M€ e que esteve pela primeira vez às ordens de Sérgio Conceição num bem sucedido empréstimo ao Vitória de Guimarães na segunda metade da época 2015/2016, período no qual evoluiu de sobremaneira no capítulo da disciplina tática e no momento de reação à perda de bola e acredito firmemente que pode ser este o seu ano de afirmação definitiva em que possa dar o passo em frente que lhe falta para se tornar o jogador de elite que as suas qualidades fazem augurar.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Otávio iniciou a temporada transata com enorme fulgor e como indiscutível para Nuno Espírito Santo a jogar pelo corredor esquerdo. No entanto,com o passar dos jogos foi perdendo protagonismo até perder o lugar para Brahimi após uma lesão na receção ao Sporting de Braga. Lugar e protagonismo esses, que não mais conseguiu recuperar.

Jogador do mais fino recorte técnico e dotado de uma qualidade de passe bem acima da média, Otávio não descura no momento defensivo, mostrando-se sempre intenso tanto no pressing como em contenção. Serão, portanto, esses os principais predicados que Sérgio Conceição verá em Otávio e nos quais o treinador do FC Porto deposita as esperanças para fazer a equipa elevar o seu nível.

É, ainda assim, demasiado cedo para que se retirem conclusões definitivas até porque ainda não é certo qual será o sistema preferencial do FC Porto para a nova época (o 4x4x2 parece levar vantagem) e porque há, ainda, a ter em conta o fator Brahimi. Terá que ser encontrado um lugar no onze para o argelino que é, na minha opinião, e sempre que tenha a cabeça no lugar (por assim dizer), o jogador mais desequilibrante do futebol português.

Assim, têm a palavra Otávio, que terá que continuar a apresentar um nível alto tanto  nos jogos como nos treinos (consistência que lhe faltou na temporada que passou), e Sérgio Conceição, que terá que harmonizar todo este talento no onze sem prejudicar a objetividade e pragmatismo da equipa. Ao trabalho.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Pedro Couto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

Gonçalo Guedes reforça a Real Sociedad e regressa à La Liga

Gonçalo Guedes é oficialmente da Real Sociedad. Internacional português deixa o Wolverhampton e regressa a Espanha.

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.

Atenção, Benfica: melhor marcador do Nice na época passada falha duelo frente às águias

Evann Guessand não estará disponível para defrontar o Benfica, confirmou o diretor-desportivo Florian Maurice.

Van Dijk não esquece Diogo Jota: «É estranho ter de continuar a jogar futebol»

Virgil van Dijk recorda a morte de Diogo Jota e André Silva. Capitão do Liverpool fala sobre como está a lidar com a situação.