Os campeões de pré-época do costume

sl benfica cabeçalho 1

De La Fontaine a Shakespeare, o Mundo encheu-nos de histórias que criam sonhadores e destacam os mais audazes. No campeonato futebol de português, a história não é diferente. Se Shakespeare me faz lembrar dos contos mais esperançosos e mais belos que terminam em tragédia, La Fontaine lembra-me as suas fábulas e todas aquelas vezes que, quem ri por último ri melhor, que devagar se vai ao longe e que cada passagem nas nossas vidas deve servir de aprendizagem.

Mais uma vez, no campeonato português, a cantiga é a mesma. E porquê? Se as lendas fazem parte do seu historial, muitos adeptos insistem nos mitos, nas suposições e nas vitórias morais quando, na maioria das vezes, “casa de ferreiro, espeto de pau”.

Antes de mais, eu não condeno a imaginação fértil e crença dos adeptos dos clubes rivais e porquê? Cresci a ver o Benfica rodeado de incompetentes, de campeonatos ganhos no Verão ou (com sorte) no Natal. Cresci a ver dirigentes cujas aparições públicas eram apenas para desculpar os seus fracassos e para se refugiarem em arbitragens. Logo, eu percebo a revolta e entendo que a verdade seja dura e que tentem fazer de tudo para terminar a hegemonia do Benfica na história recente do futebol português, antes sequer da temporada começar.

Nos últimos anos, quantas vezes se ouvem os mitos de um Futebol Clube do Porto com alma e como o suposto melhor futebol praticado em solo lusitano mas que, quando se lembram que não têm banco, já é tarde de mais? Todas as épocas. Admiro a atitude que o Sérgio Conceição tem tido. Sem falar que é um claro upgrade em relação ao Nuno Espírito do Santo, a sua persistência, insatisfação e nível de competitividade e intensidade exigidos a meio de Julho, faz-me lembrar a chegada de Jesus ao Benfica onde, chegava a Fevereiro, sem pernas para o resto da temporada. Mais do mesmo portanto.

Nos últimos anos quantas vezes ouvimos os mitos de um Sporting líder do mercado, de um Sporting com um plantel claramente superior aos rivais e campeão já em Agosto? Todas as épocas. Como as fábulas de La Fontaine deveriam ter ensinado Bruno de Carvalho, Nuno Saraiva e Jorge fala-se depois do sucesso alcançado. Mas não é que a cantiga continua a mesma? Mais uma vez vemos um Jorge Jesus a investir Mundos e fundos num ataque e uma defesa cheia de invenções e dúvidas para a próxima época.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Vitória despedido do comando técnico do Panathinaikos

O Panathinaikos oficializou o despedimento de Rui Vitória. O técnico português foi afastado depois de um mau arranque no campeonato da Grécia.

Ruben Amorim mencionado… na Casa dos Segredos: «Dei um tiro de pressão de ar ao meu compadre e treinador do Manchester United»

Ruben Amorim está sob críticas... e não só. Treinador do Manchester United mencionado na Casa dos Segredos por Bruno Simão, com quem jogou na formação do Benfica.

Jornalista italiano agradece à equipa de Ruben Amorim: «Deus abençoe o Manchester United»

O Manchester United está a ser alvo de chacota. O jornalista italiano Paolo Condò agradeceu ao clube pelo impacto na Serie A e mencionou três destaques.

FC Porto já definiu o sucessor de Nehuén Pérez no imediato

Nehuén Pérez lesionou-se com gravidade e corre sério risco de não voltar a jogar pelo FC Porto esta época. Gabriel Brás vai ser promovido à equipa A.

PUB

Mais Artigos Populares

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

Ruben Amorim deixa recado: «Estou a sofrer mais do que os adeptos»

Ruben Amorim analisou o desfecho do dérbi de Manchester da quarta jornada da Premier League. Manchester City goleou o Manchester United.