Fase de grupos do Europeu de Sub-17 sem surpresas

Cabeçalho modalidades

Desde o passado domingo que em Fanano, Itália, se está a realizar mais uma edição do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins no escalão de Sub-17, onde Portugal tenta recuperar o título perdido em 2016 para Espanha no golo de ouro.

Terminada a fase de grupos, não houve nenhuma surpresa nos quatro classificados para as meias-finais. Espanha, Itália, Portugal e França terminaram na primeira e segunda posição dos respetivos grupos e vão decidir o novo campeão europeu de Sub-17.

No grupo A, Espanha e Itália venceram todos os jogos e ontem, no confronto em ambas, acabou por ser a seleção espanhola a levar a melhor, ao vencer por 5-4, num jogo com duas partes completamente distintas. Se a primeira parte demonstrou uma Espanha muito superior à Itália, com os guarda-redes transalpinos a ajudarem à festa, a segunda parte foi totalmente diferente. Apesar de Marti Gabarró ainda ter apontado o 5-1, a seleção de Tommaso Colamaria ia começando a mostrar melhorias e aos poucos recuperou até aos 5-4, quando ainda haviam cinco minutos para se jogar. Contudo, o resultado não se voltou a alterar e “nuestros hermanos” confirmaram o primeiro lugar do grupo A.

Ainda no mesmo grupo, destaque para o terceiro lugar obtido pela Inglaterra, pese embora as suas três derrotas, que permitem ao conjunto orientado pelo português José Carlos Amaral, conquistar uma das suas melhores classificações de sempre num europeu desta categoria.

No Grupo B, Portugal teve duas jornadas iniciais bastante fáceis. Primeiro, defrontou a seleção da Áustria que goleou sem qualquer dificuldade por claros 9-1. Depois, na segunda jornada, teve um jogo teoricamente mais difícil contra a Suíça que venceu por 4-1. Contudo, o resultado foi escasso para o volume ofensivo criado pelos comandados de Nuno Ferrão. Logo, o jogo acabou por ser mais fácil do que o esperado e o score final muito enganador. Ontem, após o dia de descanso, a seleção voltou à competição e teve um jogo mais complicado do que o esperado, mas conseguiu vencer Andorra por 3-0.

Chegado o último dia da fase de apuramento, Portugal defrontou a França no jogo que decidia o primeiro lugar do grupo e não facilitou. A primeira parte demonstrou uns “Ursinhos” superiores, assim como, eficazes e ao intervalo já venciam por 3-0. Na segunda metade, a seleção nacional entrou extremamente bem e em dez minutos diabólicos aumentaram a vantagem para 6-0. Todavia, o resultado ainda não estava fechado pois, já dentro do último minuto, Gustavo Pato converteu com sucesso um livre-direto e fixou o score final em 7-0.

José Gonçalves é um dos melhores marcadores da prova com sete golos Fonte: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini
José Gonçalves é um dos melhores marcadores da prova com sete golos
Fonte: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini

Foram boas as indicações deixadas por Portugal na fase de grupos, sobretudo no jogo de hoje, que permitem sonhar com a conquista do europeu. No entanto, a Espanha também se apresentou a muito bom nível, por isso, acredito que a final dos últimos dois europeus se vai voltar a repetir no sábado. Porém, amanhã ainda existem as meias-finais e tanto Itália como França quererão provocar uma surpresa.

Nota ainda para a utilização de placards eletrónicos que, tal como no basquetebol, indicam o tempo de ataque disponível para cada equipa, ferramenta que facilita imenso o trabalho dos árbitros. Relembrar que no caso do hóquei em patins, o tempo de ataque que cada equipa tem para rematar à baliza é de quarenta e cinco segundos.

Para esta sexta-feira, o calendário do Europeu de Sub-17 é o seguinte:

9º e 10º Lugar

Áustria-Israel às 12h00

5º ao 8º Lugares:

Alemanha-Andorra às 14h00

Inglaterra-Suíça às 16h00

Meias-Finais:

Portugal-Itália às 18h00

Espanha-França às 20h00

Todos os jogos do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Sub-17 que se está a realizar em Fanano, Itália, tem transmissão em direto através do canal de Youtube da Cers TV.

Foto de Capa: CERS-Rink Hockey/Marzia Cattini

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal apresenta proposta por lateral esquerdo espanhol após nega de Theo Hernández

Al Hilal apresentou uma proposta de 20 milhões de euros por Angeliño. O defesa esquerdo tem contrato com a AS Roma até 2028.

Claudio Ranieri pode vir a ser o novo selecionador de Itália

Claudio Ranieri é o grande candidato a assumir o comando da seleção italiana. O técnico está livres desde que saiu da AS Roma.

Unai Simón comenta penáltis do Portugal x Espanha: «Acho que me precipitei nos remates do Bruno Fernandes e do Vitinha»

Unai Simón reagiu à derrota frente a Portugal na final da Liga das Nações, reconhecendo que se precipitou no momento das grandes penalidades.

Lamine Yamal não aplaudiu Portugal e deixou o relvado do Allianz Arena

Lamine Yamal não ficou no relvado do Allianz Arena para aplaudir a seleção de Portugal, enquanto a mesma erguia o troféu da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reage à conquista da Liga das Nações e menciona jogadores do Sporting

Rui Borges reagiu à conquista da Liga das Nações por parte de Portugal. O técnico deixou menção especial aos jogadores do Sporting.

Cristiano Ronaldo é o único jogador com 3 títulos por Portugal

Cristiano Ronaldo ajudou a seleção de Portugal a conquistar a Liga das Nações durante a noite deste domingo.

Benfica analisa lateral do Palmeiras de Abel Ferreira

O Benfica está a analisar uma possível contratação de Agustín Giay. O lateral pertence aos quadros do Palmeiras de Abel Ferreira.