Liverpool: O tão aguardado regresso da glória

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

 

Este ano é esperada uma grande campanha do Liverpool. O que não é para menos. Ao comando de um treinador muito capaz de criar equipas “modestas”, mas fortíssimas e incansáveis em campo (caso do seu inesquecível Dortmund de 2011, 2012 e 2013). Assiste-se a uma era em que o Liverpool é irreconhecível, atendendo ao que diz a sua história.

Obteve um excelente desempenho nesta pré temporada: participou em dois torneios bastante bem cotados, como é o caso da Premier League Asia Trophy e da Audi Cup. A primeira, disputada com Crystal Palace, WBA e Leicester City, venceu, ao se ter apurado com uma sólida vitória por 2-0 sobre os eagles (Crystal Palace), e na final ter dado a volta ao marcador, depois de Slimani ter colocado os foxes vantagem.

Na Audi Cup, apurou-se com uma surpreendente goleada (3-0) sobre o clube organizador, nada mais nada menos do que o Bayern de Munique. Na final, perdeu no desempate por grandes penalidades contra o Atlético de Madrid. No somatório final, balanço bem positivo, e água na boca dos adeptos.

 

Mané pode surpreender ao serviço dos reds Fonte: Liverpool FC
Mané pode surpreender ao serviço dos reds
Fonte: Liverpool FC

Para celebrar o seu 125º aniversário, o Liverpool disputou um encontro muito especial: o Hertha de Berlim também celebra 125 anos, e então as duas equipas realizaram esse confronto simbólico e festivo para ambas as partes, partida que ocorreu no Olympiastadion. O Liverpool levou a melhor e venceu por 3-0.

O último teste antes das competições oficiais foi diante do Atlético de Bilbau. Ao intervalo, constava 1-1 no placard. Coutinho adiantara os reds de penalty, mas Williams pouco depois devolvia o impasse no marcador. Klopp, ao intervalo, dos 11 que lançou no jogo, apenas deixou Mignolet em campo! O jogo estava empatado, e com a inclusão de muita “miudagem” em campo, melhor resposta o técnico alemão não poderia receber. O jogo acabou com o Liverpool vitorioso, por 3 bolas a uma, com destaque para o galês Woodburn, e para Solanke, de 17 e 19 anos, respetivamente! Para além de serem os autores dos tentos que selaram a vitória, demonstraram que já têm nível para fazer parte da campanha dos de Anfield já em 2017/18.

O primeiro jogo oficial está marcado para 12 de Agosto, diante do Watford, que é orientado por Marco Silva. Neste pré temporada, os jogadores demonstraram uma energia absolutamente incrível, assumiram-se como uma equipa recheada de gente trabalhadora, muito prestável cada jogador com o outro, mesmo de setores diferentes. Um entrosamento muito alto, o que não é tão normal no início de época. Muitas soluções à disposição de Klopp, como se pôde ver na partida frente ao Bilbau. Mas isso não diz tudo. Uma época é longa, e fadiga acumulada, jogos de elevada pressão mental e física requerem uma equipa completamente solidificada. Neste caso concreto do Liverpool, na minha opinião, está bem encaminhado para consistir num sério candidato à disputa, pelo menos, dos primeiros três lugares da tabela classificativa. Numa liga que, em primeira instância, a consistência é uma meta fundamental para chegar ao sucesso, seja no 1º, 2º, 3º ou no 4º posto!

Este Liverpool é entusiasmante, e não é caso para menos. Com talento, irreverência, bom toque de bola, boas combinações, grandes golos, num 4x3x3 compacto, em que os extremos recuam e sobem, recuam e sobem, a equipa gira em torno da bola, uma equipa incansável, muito bem organizada e, sobretudo, muito bem orientada. Todos os créditos para Klopp, que está a encaminhar muitíssimo bem este gigante adormecido.

 

Jurgen Klopp espera festejar no final da época Fonte: Premier League
Jurgen Klopp espera festejar no final da época
Fonte: Premier League

Mas, o alemão irá ter dificuldade em apresentar em campo Mané, Coutinho, Salah, e Firmino em simultâneo. A não ser que jogue com Coutinho mais no miolo e não no extremo. Mané e Salah reforçaram bastante esta equipa, pois são duas grandes armas na criação de oportunidades de golo. O mesmo se diz de Coutinho, mas talvez pela sua melhor contemporização e qualidade de passe, seja o indicado, entre os 4, a recuar no terreno. Não sei se será o melhor, mas Klopp terá de saber. A não ser que seja transferido, já que o Barça busca alternativa a Neymar Jr.

Neste momento, o boletim clínico contém nomes como Lallana, Henderson (c), Sturridge e o já referenciado Philipe Coutinho. Todos eles com estatuto de titular. Perante esta eventualidade de haver um registo avultado de lesionados,  a equipa ficaria melhor balançada com a aquisição de um central, um defesa esquerdo e um ponta de lança.

Uma equipa recheada de qualidade, com um bom guarda redes, Mignolet, dois centrais competentes, Sakho e Lovren, um defesa esquerdo bastante ofensivo, Alberno Moreno, um médio defensivo de classe mundial, Emre Can, já para não falar de Wijnaldum e Henderson. Na frente, já sabem…

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Jorge Jesus relembra temporada no Benfica: «Essa equipa não jogava, voava»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus recordou a primeira passagem pelo Benfica.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão responde ao Bola na Rede: «Trabalhámos esse aspeto e sabemos que a Irlanda vem numa linha de quatro»

Francisco Trincão realizou a antevisão do Portugal x Irlanda. O extremo português respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francisco Trincão e Diogo Jota: «Contamos não com ele presente, mas de outra forma»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.

Francisco Trincão elogia Roberto Martínez: «Trouxe energia aos jogadores»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.