A importância do subestimado Paulinho no Barcelona

Cabeçalho Liga Espanhola

A contratação mais comentada do futebol mundial nessa semana foi a do volante Paulinho pelo Barcelona. Porém, todo esse “reboliço” na contratação do jogador está sendo visto mais pelo lado negativo. O volante titular da Seleção Brasileira consegue ser um jogador superestimado e subestimado ao mesmo tempo.

Um jornal catalão comparou o jogador com o ex-jogador do Barcelona, Edgar Davids. Essa comparação não tem que existir. Basicamente pelo fato do holandês ser uma lenda no futebol mundial, algo que o brasileiro nunca será. Outra diferença é no jogo em si. A qualidade de saída de bola do Davids era infinitamente melhor que a do Paulinho.

Além desse tipo de comparação não contribuir em nada com o início da carreira do jogador no Barcelona, o brasileiro tem outras questões que acabam pesando sobre a sua contratação. Entre essas questões está o valor que o clube catalão investiu para tirar o jogador do Guangzhou Evergrande da China. Pra ter o atleta o barça pagou a multa rescisória contratual do jogador que era de 40 milhões de euros. Esse valor é muito acima do que realmente vale o jogador no mercado mundial – segundo o transfermarket o Paulinho está avaliado em 20 milhões de euros – e certamente o clube não terá retorno financeiro com uma possível venda do atleta no futuro, pois o volante já tem 29 anos. A Juventus, por exemplo, contratou o ótimo meio campista Matuidi do PSG por 20 milhões de euros.

O Paulinho foi a primeira contratação do clube pós a saída do Neymar. O Barcelona vive uma temporada de reconstrução. Neymar era considerado o futuro do clube e o herdeiro direto do reinado do argentino Messi. Porém, a saída do atleta coloca em dúvida o futuro do clube. A diretoria recebeu uma quantia financeira fascinante pelo atacante e precisava agir rápido no mercado para suprir as necessidades do elenco. Porém, a torcida esperava alguma contratação mais impactante do que a do Paulinho. Se o clube tivesse contratado o Coutinho ou o Dembelé, por exemplo, antes de anunciar o Paulinho a contratação do volante não seria tão negativa por parte da imprensa.

O meio campista da Seleção Brasileira terá uma nova chance no futebol europeu Fonte: Goal.com
O meio campista da Seleção Brasileira terá uma nova chance no futebol europeu
Fonte: Goal.com

Contudo se pensarmos apenas na contratação do jogador em termos de futebol – dentro de campo – a sua aquisição junto ao Barcelona pode ser boa para ambas as partes. Lamentavelmente meios de comunicação denigrem a imagem do jogador por questões banais. Como por exemplo, divulgarem um vídeo de sua apresentação onde o jogador deixa a bola cair durante as tradicionais embaixadinhas. Muitos meios apenas divulgaram a parte final do vídeo e não ele por completo onde fica claro que o jogador fez uma boa apresentação.

O jogador pode ser muito útil ao Barcelona. No atual elenco não existe um jogador com as suas características e nos dois jogos contra o Real Madrid, pela Supercopa da Espanha, vimos claramente o meio de campo do Barcelona sem poder para anular as ofensivas madridista. É certo que o jogador “foge” das características originais do estilo de futebol do Barcelona, mas nesse momento de transição que o clube vive o jogador será importante. Na verdade o problema atual do Barcelona vai muito além do que a simples contratação do jogador brasileiro.

Para a Seleção Brasileira será ótimo ter um jogador titular atuando em um dos principais clubes do mundo na temporada que antecede a Copa do Mundo. Paulinho terá mais ritmo de jogo ao atuar em competições muito mais “pesadas” do que o Campeonato Chinês.

O balanço final de sua contratação é positivo. Claro que agora depende do atleta ter outra imagem no futebol europeu para apagar a má passagem que teve na Inglaterra quando defendeu o Tottenham. Paulinho pode significar mais equilíbrio ao meio campo barcelonista que após a saída do Xavi – não estou comparando os dois jogadores – não encontrou um titular absoluto e se frustrou com algumas tentativas.

 Foto de Capa: FC Barcelona

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os detalhes da proposta oficial do Fenerbahçe para contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica

O Fenerbahçe fez a primeira proposta oficial ao Benfica por Kerem Akturkoglu. Negócio entre os dois clubes perto de ser consumado.

Benfica: Já é conhecido o número de Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic é o mais recente reforço do Benfica. Avançado croata vai utilizar o número 9 no clube encarnado.

Léo Ortiz é alvo do Sporting para a defesa e Flamengo já rejeitou 12 milhões de euros

Léo Ortiz é alvo do Sporting para reforçar o centro da defesa. O defesa de 29 anos representa o Flamengo.

Nico Schulz é internacional alemão e está perto de rumar a Portugal para jogar Primeira Liga

Nico Schulz vai voltar às principais ligas europeias e vai rumar ao futebol português. Lateral procura novo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica fecha venda de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe por 22 milhões de euros

Kerem Akturkoglu está a caminho do Fenerbahçe. Negócio está fechado e extremo só deixa o Benfica após playoff da Champions League.

Viktor Gyokeres titular na estreia pelo Arsenal no Emirates Stadium

Viktor Gyokeres vai apresentar-se aos adeptos do Arsenal no Emirates Stadium. Sueco titular no encontro de pré-temporada.

Sidi Bane oficializado como reforço do AVS SAD

Sidi Bane foi apresentado como novo jogador do AVS SAD. O defesa central chega a Portugal do Lens.