Os primeiros Mundiais nos Roller Games

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Os Roller Games, os Jogos Mundiais de Patinagem, têm início já neste fim de semana. No que ao hóquei em patins diz respeito, são os escalões de seniores femininos e sub-20 masculinos que dão a stickada de saída à modalidade. Os seniores masculinos apenas entram em ação no dia 3 de setembro.

Esta, que é primeira edição dos Roller Games que, inicialmente, estava prevista para Barcelona, vai decorrer na cidade chinesa de Nanjing e está repleta de novidades no que aos modelos competitivos diz respeito. Vamos por partes; começando pelo caso dos seniores masculinos, existem três competições distintas. O Campeonato do Mundo, a FIRS CUP e a Confederations CUP. O Mundial é composto por dois grupos de quatro seleções, onde estão presentes os oito primeiros classificados da última edição. A FIRS CUP é igualmente composta por dois grupos de quatro seleções sendo que, aqui, estão presentes países que ficaram na segunda metade da tabela em 2015, as duas melhores classificadas do Mundial B de 2014 que se inscreveram e uma estreia. Por último, na Confederations CUP, estão presentes apenas cinco seleções, muito por conta das desistências do Brasil e do Egito, sendo elas três regressos e uma estreia.

Campeonato do Mundo

Grupo A: Argentina (1º 2015), França (6º 2015), Itália (5º 2015) e Portugal (3º 2015)

Grupo B: Alemanha (4º 2015), Chile (8º 2015), Espanha (2º 2015) e Moçambique (7º 2015)

FIRS CUP

Grupo A: África do Sul (16º 2015), Áustria (12º 2015), Colômbia (13º 2015) e Macau (6ºB 2014)

Grupo B: Angola (9º 2015), Estados Unidos (4ºB 2015), Holanda (14º 2015) e Israel (Estreia)

Confederations CUP

Austrália (Regresso), Índia (Regresso), Japão (Regresso), Nova Zelândia (Regresso) e Taipé Chinesa (Estreia)

Para além deste novo formato de competição existem, ainda, dois pormenores interessantes e que apenas se aplicam no Mundial. Seguem para os quartos de final os três primeiros classificados de cada grupo e o primeiro classificação dos dois grupos da FIRS CUP, sendo que os últimos dois grupos do Mundial são relegados para os quartos de final da FIRS CUP. Outro elemento interessante é o emparelhamento feito para as meias-finais. Por exemplo, Portugal e Argentina fazem parte do mesmo grupo mas, em virtude das alterações no cruzamento dos jogos, podem voltar a defrontar-se nas semifinais.

Na FIRS CUP não há muito a dizer a não ser a troca de seleções com o Mundial. De resto é tudo como o habitual, fase de grupos e fase a eliminar, para determinar o vencedor da prova. A Confederations CUP, ao ser apenas disputada por cinco seleções, funcionará em formato de liga.

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Trubin, Schjelderup e Pavlidis, os pastorinhos do milagre no Estádio da Luz | Benfica

Foi, precisamente, uma obra miraculosa o que se passou no Estádio da Luz e permitiu ao Benfica não só vergar o Real Madrid na Champions League, como também garantir, no roteiro mais inacreditável possível, a qualificação para os playoffs.

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

Afonso Patrão troca o Braga pelo Westerlo

Afonso Patrão deixou o Braga e assinou pelo Westerlo. A transferência garantiu ao clube bracarense direitos de formação e uma percentagem numa futura transferência.

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.

PUB

Mais Artigos Populares

Douglas Luiz regressa ao Aston Villa por empréstimo da Juventus

Douglas Luiz vai voltar a vestir a camisola do Aston Villa. Regressa assim à Premier League por empréstimo da Juventus até ao final da temporada.

Sporting treinou no País Basco antes de regressar a Portugal

Após a qualificação histórica para os oitavos da Champions League, o Sporting realizou um treino de recuperação em Bilbao antes do regresso a Portugal.

José Mourinho: «O Benfica é o meu país, a minha casa fica a 20 minutos daqui. Estas são as pessoas do meu país, este...

José Mourinho deixou palavras de emoção para o Benfica. O técnico português falou sobre o sentimento vivido após a vitória frente ao Real Madrid.