📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting B – Não deveria ser Gelson Dala e mais dez?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Sempre considerei que a equipa B deveria funcionar apenas como mais uma etapa formativa, de passagem do futebol de formação para o profissional, e não para ganhar títulos. Ainda assim, é sempre melhor formar jogadores através das vitórias, e para isso precisamos ter uma equipa com valor para fazer, todos os anos, um campeonato regular, de preferência do meio da tabela para cima.

Para conseguirmos isso, não podemos montar a equipa apenas com produtos da nossa academia, primeiro porque não teríamos jogadores suficientes a subir de escalão, e depois porque nem todos os jogadores formados em Alcochete terão qualidade suficiente para continuar carreiras futebolísticas regulares. É uma fase de mudança que por vezes se torna difícil para os jovens, que por uma ou outra razão não conseguem desenvolver as suas qualidades para outro nível.

Por isso mesmo, a equipa B terá sempre que ser constituída por jogadores vindos da formação do clube e de jovens jogadores contratados, com potencial para virem, um dia, a poder subir à equipa principal. Pode também servir para dar minutos a jogadores que estejam já incluídos no plantel A, e que não estejam a ser utilizados com regularidade.

Três potenciais "craques" que usam a equipa "B" como uma fase do seu crescimento Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala
Três potenciais “craques” que usaram a equipa “B” como uma fase do seu crescimento
Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala

Relativamente a estes últimos, temos tido casos em anos anteriores, como por exemplo Francisco Geraldes, Ryan Gauld ou Matheus Pereira que, devido aos poucos minutos de jogo na equipa principal, foram “armas” importantes para a manutenção da nossa formação secundária. Este ano temos também os casos de Palhinha e Gelson Dala, que poderão esporadicamente ou mais regularmente ajudar a formação secundária.

Quanto a este último, acredito que possa vir a ser uma mais valia para o nosso clube mas ainda não o é. E vou concentrar atenções nele apenas pela insistência que os seus conterrâneos têm imposto nas redes sociais.

Gelson Dala tem muita qualidade com a bola nos pés, e velocidade na sua condução, para além de boa finalização como fica perceptível nos golos marcados na época passada. O problema deste jogador é a intensidade, a mesma que falta a Matheus Pereira ou Iuri Medeiros ou mesmo Alan Ruiz. Por isto nenhum deles é aposta constante de Jorge jesus, exceptuando o Ruiz que foi contratado por muitos milhões e é aposta pessoal do treinador.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.