Olheiro BnR – Manuel Gaspar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

O nome Manuel Gaspar passava despercebido para muitos sportinguistas e amantes do andebol português até há umas semanas atrás. Com a lesão de Matej Asanin, o treinador Hugo Canela viu-se “obrigado” a recorrer ao jovem português para ter uma alternativa a Cudic. Com apenas 18 anos de idade, Manuel foi o titular da baliza na estreia da equipa de andebol no Pavilhão João Rocha e surpreendeu todos com a sua grande exibição ao ponto de ser considerado a figura do encontro.

No Sporting desde o ano de 2014, quando entrou para os escalões de formação, o seu percurso tem sido marcado por um crescimento e evolução bastante assinaláveis, facto que na temporada passada já tinha levado Hugo Canela a convocar o jovem português e a dar-lhe minutos na Taça Challenge.

A primeira característica que salta à vista é a maturidade competitiva que já é possível ver em Manuel Gaspar apesar da sua curta carreira enquanto profissional de andebol. Esta época, já competiu na Supertaça e no Campeonato, bem como na consagrada EHF Champions League. Em todas elas, demonstrou sempre uma grande qualidade e segurança que, nesta idade, só estão ao alcance dos futuros grandes jogadores.

Manuel Gaspar chegou aos escalões de formação do Sporting em 2014 Fonte: Facebook Manuel Gaspar
Manuel Gaspar chegou aos escalões de formação do Sporting em 2014
Fonte: Facebook Manuel Gaspar

Para além disso, fisicamente é um jogador muito interessante, devido aos seus 190cm de altura e aos seus 85kg que lhe permitem encher a baliza e dificultar (em muito) a tarefa ao adversário. Manuel Gaspar tem uma grande noção do espaço que ocupa e isso é muito importante na hora de defender.

Como se viu no primeiro jogo do campeonato frente ao Fafe, o jovem português também tem os olhos postos na baliza oposta e, sempre que a oportunidade surgir, tem a capacidade de tentar o golo de longe. No seu primeiro jogo no novo pavilhão, o golo de baliza a baliza foi a cereja no topo do bolo que tanto deliciou os adeptos leoninos.

Manuel Gaspar é também internacional sub-18 pela seleção portuguesa, o que lhe deu certamente outra experiência europeia onde foi competindo com os melhores da sua geração, algo importante no crescimento de um jovem jogador. As qualidades estão reunidas para que no futuro seja o dono da baliza do andebol do Sporting.

Foto de Capa: Facebook de Manuel Gaspar

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus fala de alvo do Benfica: «Sem dúvida é um dos jogadores estrangeiros do Al Nassr que pode ser negociado neste mercado de...

Jorge Jesus abordou o momento de Wesley, jogador que pertence aos quadros do Al Nassr. O extremo é alvo do Benfica.

Os 3 jogadores que mais cresceram com Ruben Amorim no United

Se o projeto não vingou a nível coletivo, houve jogadores que beneficiaram diretamente da metodologia de Ruben Amorim

Luis Suárez multado por partir uma porta de vidro após o empate no Gil Vicente x Sporting

O Conselho de Disciplina da FPF anunciou que Luis Suárez foi multado em 1530 euros pelos acontecimentos após o Gil Vicente x Sporting.

Os 3 erros de Ruben Amorim no Manchester United

Ruben Amorim deixa o Manchester United com o pior registo de um teinador na era pós-Alex Ferguson.

PUB

Mais Artigos Populares

Análise às equipas #5: Racing Bulls, crescer sem sair do lugar

A temporada de 2025 da Racing Bulls foi, à primeira vista, positiva. Mais pontos, maior consistência e menos fins de semana perdidos por erros básicos.

Também não será desta que Matthijs de Ligt cumpre duas temporadas com o mesmo treinador

Aos 26 anos e com 10 desses como profissional, Matthijs de Ligt já foi orientado por 19 treinadores e nenhum deles por mais de uma época.

Surpresa: Alberto Costa podia ter assinado pelo Manchester City

Alberto Costa podia ter sido confirmado como reforço do Manchester City em janeiro de 2025, mas acabou por assinar pela Juventus.