Carta Aberta à “Dupla” Federer / Nadal

- Advertisement -

cartaabertaCaros Roger Federer e Rafael Nadal,

Escrevo-vos hoje em nome de todos os amantes de ténis que convosco aprenderam a amar a modalidade ou que, após a retirada de outros grandes nomes da mesma (como Pete Sampras, Björn Borg, Jimmy Connors, Rod Laver, Ivan Lendl, John McEnroe ou Andre Agassi), encontraram em vós novas referências no desporto que tanto nos apaixona. Escrevo-vos hoje pouco após o término da Laver Cup, o torneio “a feijões” que durante três dias nos colou aos ecrãs, para vos descrever aquilo que senti quando vos vi abraçados a festejar uma vitória que nada valia como se fossem dois meninos acabados de vencer o primeiro torneio das vossas vidas.

O ténis é, todos sabemos, uma modalidade especial. O fair play está cristalizado nos hábitos dos jogadores e a integridade é caraterística basilar nos mesmos. Sempre assim o foi, desde os primórdios, mas se ainda assim o é muito se deve a vós. “Caramba, como é possível num desporto individual haver respeito e, imagine-se, amizade entre os dois maiores da atualidade?”, perguntarão alguns. “Porque somos tenistas”, responderão vós. A Laver Cup foi apenas a expressão máxima dessa realidade e foi, permitam-me dize-lo, uma chapada de luva branca em todas as modalidades nas quais a mediocridade fora de campo chega a sobrepor-se à arte com a qual os seus executantes nos brindam dentro do mesmo.

Federer e Nadal divertem-se a fazer aquilo de que mais gostam Fonte: Laver Cup
Federer e Nadal divertem-se a fazer aquilo de que mais gostam
Fonte: Laver Cup

Roger e Rafa, tantas e tantas batalhas depois, tantas e tantas horas dentro dos courts a lutar até que a força mental se sobrepusesse à força física, tantas e tantas emoções! No final, faz-se hoje a mesma pergunta que sempre foi feita: quem é o melhor? Vocês certamente riem e pensam para vós mesmos: o que interessa isso quando ambos fazemos aquilo de que tanto gostamos? Todos sabem que tu, Roger, és um prodígio técnico, que és poesia em movimento, que te moves no court como se estivesses num bailado de Tchaikovsky. E todos sabem que tu, Rafa, és a personificação perfeita de “la furia española”, que sempre figurarás na história como um dos maiores guerreiros da história do desporto.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City garante bilhete para a final da Taça de Inglaterra com reviravolta frente ao Southampton

O Manchester City completou uma reviravolta nos últimos 10 minutos frente ao Southampton e garantiu a passagem à final da Taça de Inglaterra.

Sporting: Rui Borges corta Nuno Santos e Souleymane Faye e apresenta grande novidade na convocatória

Eduardo Felicíssimo é novidade na convocatória para o AVS SAD x Sporting, que não conta com Nuno Santos e Souleymane Faye, para além dos lesionados.

Donyell Malen volta a brilhar e a AS Roma derrota o Bolonha de João Mário

Donyell Malen chegou aos 11 golos em 13 jogos na vitória da AS Roma frente ao Bolonha, na 34.ª jornada da Serie A.

Richard Ríos mantém-se em grande forma e coloca o Benfica novamente na frente contra o Moreirense

O Benfica e o Moreirense enfrentam-se durante este sábado, num encontro relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva faz o que quer na área e Leandro Barreiro coloca o Benfica a vencer o Moreirense

O Benfica e o Moreirense enfrentam-se durante este sábado, num encontro relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli chama jovem da equipa B para a deslocação ao Estrela da Amadora

O FC Porto anunciou a lista de 22 convocados para o jogo frente ao Estrela da Amadora. Francesco Farioli chamou Tiago Silva, jovem da equipa B.

CD Nacional vence em Tondela e dá passo importante na luta pela manutenção na Primeira Liga

O CD Nacional venceu na deslocação ao terreno do Tondela por 2-0. Jesús Ramírez soma três golos nos últimos quatro jogos ao serviço dos insulares.