📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Clã Paciência

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoEm 1982 nas camadas de sub-15 do Futebol Clube do Porto, diretamente de Leça da Palmeira chegava o jovem Domingos Paciência, cinco anos depois fez a sua estreia no plantel principal do Porto e nesse mesmo plantel ficou durante dez anos, ganhou um lugar no coração dos adeptos azuis e brancos, com 232 jogos e marcando 92 golos. Posteriormente devido a uma lesão, o ponta de lança perdeu espaço no plantel e cedeu o seu lugar para Mário Jardel. O jogador ainda passou alguns anos em Espanha ao serviço do Tenerife, mas regressou ao Porto para terminar a sua carreira. Depois dedicou-se à carreira de treinador, tendo tido como pontos altos da sua carreira um vice-campeonato na época 2009/2010 e um segundo lugar na Liga Europa, na época 2010/2011.

Domingos deixou saudades ao universo portista, além de 15 títulos e 101 golos, qual foi a herança que Domingos deixou ao clube que o formou?

Domingos deixou uma herança para o seu clube muito mais valiosa que um título, ou um golo, Domingos encaminhou os seus dois filhos Gonçalo e Vasco Paciêcia a ingressar no Futebol clube do Porto para fazer formação.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Começando pelo mais velho, Gonçalo atualmente tem 23 anos, fez a sua estreia oficial enquanto sénior a 12 de janeiro de 2014 com a equipa B do porto, batendo o Portimonense por duas bolas a zero. Um ano depois, a 15 de Janeiro de 2015, Gonçalo fez a sua estreia pelo plantel principal frente ao Braga num jogo a contar para a taça da liga. Gonçalo na época seguinte foi emprestado à Académica, após 30 jogos e quatro golos, o ponta de lança voltou a ser emprestado, desta vez ao Olympiacos, onde acusou um problema cardíaco que o obrigou a regressar mais cedo a Portugal. Em Janeiro no entanto voltou a ser emprestado, desta vez ao Rio Ave. Atualmente, o jogador joga emprestado ao Vitória de Setúbal. Apesar de ainda não se ter afirmado no clube de origem, fez trajetos interessantes ao que toca às seleções de base. Tendo guiado a seleção sub 21 em 2015 até a final do europeu e tendo sido o melhor marcador português nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

E o filho mais novo de Domingos Paciência? Vasco atualmente tem 17 anos, fez e está a fazer a sua formação no Porto e, tal como o pai e o irmão, é ponta de lança. Apesar de ter 17 anos, joga com os sub-19 azuis e brancos, onde esta época em 126 minutos jogados em três jogos, fez balançar as redes adversárias uma vez.

E o futuro? Poderemos daqui a cinco ou seis anos ver um plantel orientado por Domingos Paciência e uma frente de ataque liderada pelos seus filhos? Apesar de parecer utópica esta possibilidade, a crescente aposta do Porto nos seus quadros de formação no 11 inicial e ter uma velha glória do clube no cargo de treinador, torna esta possibilidade mais fácil de acontecer.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Domingos

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Gabriel Fábrega
Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois dos desaires do FC Porto e do Braga na Europa League

Não foi um dia positivo para Portugal no Ranking UEFA. FC Porto empatou, Braga perdeu e comparação com os rivais não é boa para Portugal.

As mensagens finais de Noronha Lopes e Rui Costa: «Peço desculpa pelo debate. Não foi nada, não dignificou o clube»

Rui Costa e João Noronha Lopes debateram na BTV, a dois dias das eleições do Benfica. Eis as mensagens finais de ambos.

Rui Costa visa Noronha Lopes: «Está com amores por Luís Filipe Vieira e por si nem era sócio do Benfica»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Presidente encarnado espera pela reeleição no ato eleitoral.

5 razões para votar em Rui Costa

Rui Costa aposta numa política de continuidade, defendendo que o próximo mandado servirá para consolidar o trabalho iniciado em 2021

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes e os direitos televisivos: «Não são a resolução de todos os males»

João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.

Nuno Borges perde frente a Novak Djokovic e cai nos quartos de final do ATP Atenas

Nuno Borges cai nos quartos de final após perder 2-0 com Novak Djokovic. Após a partida, o sérvio disse que o português «jogou a nível elevado».

Rui Costa e Noronha Lopes em bate-boca sobre as contas: «Ou nasceu petróleo ou está pronto para entregar o clube a um investidor»

Rui Costa debate com João Noronha Lopes a dois dias das eleições do Benfica. Houve bate-boca sobre as contas dos encarnados.