Um caldeirão em ebulição

Cabeçalho Futebol NacionalDepois da surpresa da segunda metade da temporada passada, o Marítimo tem voltado a ser a equipa sensação da primeira liga, ocupando para já um brilhante quarto lugar na tabela classificativa.

Já muito se falou da influência do trabalho de Daniel Ramos para o desempenho da equipa maritimista. Se na temporada passada o apuramento para a Liga Europa foi uma surpresa, esta temporada a classificação da equipa madeirense é uma confirmação.

Mesmo depois das vendas dos principais pilares da equipa insular: Fransérgio, Dyego Sousa, Maurício e Raul Silva a equipa tem conseguido obter um desempenho ainda melhor do que aquele que tinha, a esta altura, na temporada anterior.

Apesar do elenco de Daniel Ramos não estar recheado de estrelas a equipa verde rubra possui alguns jogadores que estão a dar nas vista. É o caso do guarda redes Charles, que até à temporada anterior estava tapado na luta pela titularidade, Bebeto reforço brasileiro que veio adicionar qualidade ao eixo defensivo da equipa, ao médio Turco Erdem Sen uma espécie de Fejsa, um autêntico motor na estratégia de Daniel Ramos, ao qual se junta Éber Bessa, uma formiguinha de trabalho que completa a equipa no miolo do terreno.

Em terrenos mais avançados, Ricardo Valente tem dado nas vistas com a sua velocidade e verticalidade, o jovem português confirma assim o enorme talento que muitos já anteviam mas que nunca fora confirmado em clubes anteriores. A este marítimo falta apenas um avançado em cunha na frente de ataque. Rodrigo Pinho e Éverton Nascimento tem mostrado qualidade mas denotam ainda algumas fragilidades no momento de por a redondinha no fundo das redes. Edgar Costa apesar de poder ocupar a posição mais adiantada na frente de ataque da equipa, não é um ponta de lança clássico.

O elo de ligação desta equipa é a qualidade tática apresentada. Defensivamente, este marítimo é provavelmente, umas das equipas mais bem trabalhadas desta primeira liga. A equipa consegue jogar em linhas baixas e em linhas subidas com o mesmo à vontade o que demonstra que o sistema trabalhado por Daniel Ramos está bem oleado. Na última partida frente ao Benfica, viu-se a qualidade defensiva desta equipa. As linhas estão sempre muito juntas, sendo que à pouco espaço para entrar no bloco médio desta equipa e quando o há, a equipa compensa com a atitude e a agressividade tática as lacunas ocorridas. Mas esta equipa do marítimo não é só uma equipa que defende bem. A equipa de Daniel Ramos, apesar de não ser uma equipa virada para o ataque, é uma equipa que ataca bem. Processos simples, transições rápidas, muita verticalidade, objetividade e eficácia são estas as premissas da proposta ofensiva deste Marítimo.

Daniel Ramos tem sido o grande responsável por mais uma grande campanha da equipa verde rubra Fonte: CS Marítimo
Daniel Ramos tem sido o grande responsável por mais uma grande campanha da equipa verde rubra
Fonte: CS Marítimo

Ora, a juntar às qualidades supra mencionadas, esta equipa do Marítimo conta também com um forte apoio da sua massa adepta. Já lá vai mais de um ano que este marítimo sofre a sua última derrota em casa. Para a liga no novo caldeirão dos Barreiros este marítimo ainda não perdeu, o que diz bem da influência que o fator casa tem tido no trajeto da equipa insular.

Outro fator não menos importante que tem conduzido ao sucesso da equipa tem sido a ligação com a equipa B. Como se sabe, a equipa insular não tem realizado investimentos avultados no seu plantel principal. Muita da sua aposta, tem passado pelos jogadores que chegam da equipa B. Apesar da equipa B insular estar no CPP há muita qualidade neste elenco e conta-se que alguns dos jogadores deste plantel possam subir à equipa principal nas próximas temporadas.É o caso de: Nanu, lateral direito que na temporada passada deu nas vistas principalmente pela sua velocidade. No meio campo há o caso do jovem André Teles, um dos esteios esta equipa que garante a eficácia na transição da equipa B do Marítimo. Na frente de ataque há o caso do jovem Carlos Daniel que já se estreou na primeira liga à sete anos ao serviço do UD Leiria mas que anda não deu o salto.

Este projeto madeirense com Daniel Ramos ao lemo tem tudo para ser um dos mais bem sucedidos do futebol português, mais uma vez prova-se que o trabalho  e a qualidade podem falar mais alto do que o aspeto financeiro. A este nosso futebol português faltam mais equipas como este Marítimo e treinadores com a qualidade de Daniel Ramos.

Foto de Capa: CS Marítimo

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan rejeita proposta abaixo dos 20 milhões de euros por Mike Maignan

O Chelsea quer contratar Mike Maignan ao AC Milan. Rossoneri rejeitam proposta de menos de 20 milhões de euros, vinda do Chelsea.

William Carvalho apontado à saída do Real Betis

William Carvalho pode estar de saída do Real Betis. Internacional português joga no clube espanhol desde 2018/19.

Braga confirma local de estágio de pré-época e data do regresso ao trabalho

O Braga vai estagiar na Áustria nesta pré-temporada. O clube minhoto volta aos trabalhos no dia 17 de junho.

Rio Ave vai jogar na Primeira Liga 25/26 após bater Famalicão no playoff

O Rio Ave garantiu este sábado a promoção à Primeira Liga Feminina. Equipa do Vila do Conde venceu playoff ao Famalicão.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com orçamento para 2025/26 chumbado

O Benfica viu o orçamento do clube para 2025/26 rejeitado pelos sócios. Sócio estão reunidos em Assembleia Geral.

Atlético Madrid confiante que vai fechar contratação ao Barcelona

O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Clément Lenglet ao Barcelona. Defesa-central pode assim continuar em Madrid.

Ange Postecoglou deixa mensagem de despedida ao Tottenham: «Aquela noite em Bilbau foi o culminar de dois anos de trabalho árduo»

Ange Postecoglou foi demitido recentemente do comando técnico do Tottenham, depois de ter vencido a Liga Europa.