As grandes decisões de Pinto da Costa: Museu do FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120º aniversário do clube, e aberto ao público desde 26 de Outubro do mesmo ano, o Museu FC Porto vai além da exposição de troféus, tendo um papel cultural muito importante com a partilha da identidade e património não só do clube mas também da Cidade.

Através da visita é possível perceber a ligação da história do clube à história da cidade. Os primeiros corredores sombrios e com soalhos cinzentos contam a história do clube e das primeiras conquistas azuis e brancas. Após 1974 e o fim do regime Estado Novo, o espaço alarga-se e pinta-se de azul e de brilhos refletidos nas centenas de troféus.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Exposto está muito daquilo que faz parte da história do clube, desde os mais conhecidos momentos de glória a objetos pessoais de algumas das suas maiores figuras, como a bola com que Zé Maria marcou o primeiro golo portista nas competições europeias, as Botas de Ouro de Fernando Gomes e até mesmo o boné de José Maria Pedroto. Citando o presidente Pinto da Costa, “o Museu tem um discurso emocional.”.

O Museu proporciona ao visitante uma experiência fora do comum que impressiona pela coleção de troféus e pela exposição tecnologicamente avançada e interativa.

O museu foi distinguido com o Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia em 2015, esteve nos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) de 2016, entre mais de 20 mil espaços, e é o primeiro museu do mundo a pertencer à Organização Mundial de Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, fazendo do FC Porto o primeiro clube do mundo representado na OMT.

 

Foto de Capa: atwill.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

Beatriz Silva
Beatriz Silvahttp://www.bolanarede.pt
Azul e branco é o coração. Portista é a alma. Mais colombiana do que portuguesa. O papel e a caneta são o seu maior refúgio. Gosta de concentrar todas as suas frustrações na correção de erros gramaticais e/ou ortográficos.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sub-20: Portugal vence Chéquia com direito a reviravolta

Portugal foi a Zlín vencer a Chéquia por duas bolas a uma durante esta segunda-feira, num encontro para a Liga de Elite em Sub-20.

Roberto Martínez aborda situações físicas de Gonçalo Guedes e de Pedro Gonçalves: «O resto dos jogadores estão aptos»

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Seleção Nacional tem novo jogo particular depois do empate com o México.

Estados Unidos da América x Portugal começa às 00h07: eis o motivo

O apito inicial do encontro entre os Estados Unidos da América x Portugal está marcado para as 00h07, hora pouco usual.

Roberto Martínez confirma titular de Portugal para o jogo com os EUA

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Selecionador Nacional confirma que José Sá será o guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

Otávio não entra nos planos do Al Qadsiah e sucessor pode estar no Barcelona

Otávio não entra nas ideias do Al Qadsiah e deve deixar o emblema saudita no final da época. Dani Olmo é o alvo para lhe suceder.

Barcelona: catalães têm (mais uma) boa razão para contratar Andreas Schjelderup

O Barcelona está interessado na contratação de Andreas Schjelderup, jogador que pertence ao Benfica. O salário do extremo não será um entrave.

Edin Dzeko desvaloriza festejos dos jogadores italianos por enfrentar a Bósnia e Herzegovina e atira: «Já não têm um Totti ou um Del Piero»

Edin Dzeko fez a antevisão do jogo da final dos playoffs europeus entre a Bósnia e Herzegovina e a Itália. O ponta de lança respondeu aos festejos de alguns jogadores italianos por enfrentarem a equipa bósnia.