Vamos ganhar asas!

    fc porto cabeçalho

    Esta terça-feira a comitiva azul e branca vai ter a difícil tarefa de jogar em solo alemão, no campo do Leipzig, o que podemos esperar deste embate?

    É a primeira vez que estas duas equipas se encontram, algo normal dado que o clube alemão foi fundado apenas em 2009, e esta é a sua primeira experiencia europeia. Talvez por isso podemos desde já assumir uma vantagem para o Porto.

    Mas não encaremos este adversário de animo leve, apesar da sua curta história, o Leipzig é um caso especial no futebol atual. Comprado em 2009 pela Red Bull o Leipzig passou por uma fase de mudança, mudou-se o nome do clube para RasenBallsport Leipzig (devido a motivos legais a Red Bull não pode colocar o nome que pretendia no clube), contruiu-se um estádio novo, o Red Bull Arena de Leipzig, e investiu-se no plantel. Os números não mentem e o facto é que em menos de 8 anos o Leipzig saiu do escalão mais baixo da Alemanha, e ascendeu ao topo, sempre com um trabalho calculado e estudado. O Leipzig só começou a chamar atenção da Europa na época passada, quando na sua época de estreia no principal escalão alemão, surpreendeu tudo e todos ao fazer uma campanha excecional na Bundesliga, onde só foi ultrapassado pelo colosso bávaro que é o Bayern de Munique.

    Sérgio Oliveira pode ser peça fundametal Fonte: FC Porto
    Sérgio Oliveira pode ser peça fundamental
    Fonte: FC Porto

    É um plantel jovem com ideias novas, tal não seja que a alcunha da equipa é A Brigada Jovem (The Youth Brigade), justamente pelo enfoque que o clube dá a juventude do seu plantel. Mas não é por isso que o Leipzig é menos forte, dado na qualidade que tem nas diferentes posições. A equipa joga num 4-4-2. No ataque encontramos nomes como Timo Werner, Augustin, Forsberg e Poulsen, na linha de 4 médios encontramos na ala esquerda o internacional português Bruma, encontramos no cérebro do meio campo Keita e Kampl, e na ala direita Sabitzer na defesa nomes como Bernardo e Upmencano surgem na lateral direita e no eixo da defesa respetivamente, e o guarda redes é o internacional húngaro Gulacsi.

    Atualmente, após 9 jornadas no campeonato germanico, o Leipzig ocupa o ultimo lugar do pódio, atrás do Bayern de Munique e do líder Dortmund (equipa ao qual derrotou no passado sábado a jogar fora por 2-3) com 16 pontos. No campeonato marcou 15 golos e sofreu 10, tem 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Na taça alemã está na segunda ronda, após ter eliminado o modesto Dorfmerkingen. E na liga dos Campeões tem uma derrota e um empate.

    Prevejo um jogo dividido, que não vai ser nada fácil, acho que é seguro afirmar o favoritismo azul e branco, mas não podemos estar demasiado confiantes, será uma deslocação complicada, e Importante, o Leipzig se pretende passar para a próxima fase da Liga dos Campeões precisa de pontos nesta jornada europeia, e o Porto apesar da vitoria em terras monegascas, não pode baixar as armas, pois uma eventual vitória na Alemanha, e mais um tropeção do Monaco pode significar o acesso para os oitavos de final o mais cedo possível.

    Espero uma vitória do porto, um jogo fechado mas com boas oportunidades, ambas as equipas tem qualidade, e tenho a certeza que vão proporcionar um futebol de boa qualidade nesta 3 jornada da liga milionária.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 40 milhões de euros e Barcelona pode emprestá-lo em 2024/25

    O Barcelona pode emprestar Vitor Roque na próxima temporada....

    Eis os nomes da nova direção do FC Porto

    O FC Porto trocou de presidente ao fim de...

    Jorge Mendes esteve reunido com clube interessado em João Neves

    Jorge Mendes, agente de vários futebolistas, como João Neves,...

    Sporting com ausência de peso no 11 inicial frente ao FC Porto

    O Sporting não vai poder contar com Viktor Gyokeres...
    Gabriel Fábrega
    Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
    Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.