Chamem-lhe o que quiserem

Cabeçalho modalidadesA sorte não existe. Aprendi isso ao longo dos anos em que, pelos clubes de ténis deste país, ora ia ganhando, ora perdendo, semana após semana, torneio após torneio. Um dia, num treino com aquele que foi um dos Quatro Mosqueteiros da Geração de Ouro do ténis português, e o treinador com quem mais gosto tive em trabalhar, Bernardo Mota disse-me a sua fórmula do Sucesso: Trabalho X Horas.

Retive essa equação até hoje e vejo-a como uma verdade do desporto, seja ele qual for. E quando se fala desta fórmula, é também matemático o recurso às comparações de sempre: Nadal precisa de trabalhar muito mais do que Federer (um pouco à semelhança da comparação entre o “talento” de um “predestinado“ como Lionel Messi e o “mérito” de um trabalhador incansável como Cristiano Ronaldo).

Fonte: ATP World Tour
Fonte: ATP World Tour

Não posso estar mais em desacordo com estes “rótulos” que muitos (e, em grande parte, por culpa dos media) teimam em colocar nos Grandes deste mundo do desporto. Se o termo “Talento”, aplicado ao desporto, é habitualmente objeto de conversa para largas horas, para mim resume-se à capacidade de sacrifício total pelo sonho. Talentoso não é aquele que executa amorties e half-volleys habilidosos. Esse é o tecnicista, muitas vezes apurando essa técnica ao mais alto nível. Vejo o talentoso como aquele que com 12 anos chorava todas as noites em Alcochete com saudades da mãe e dos irmãos. Aquele que, com a mesma idade, ouvia centenas de vezes o tio Toni gritar “aguenta!” enquanto os colegas de treino se divertiam naquele clube de ténis em Manacor. Ou aquele que com 36 anos, 19 títulos do Grand Slam, 94 títulos ATP e uma família já numerosa continua a acordar cedo todas as manhãs para pegar na sua raquete e entregar tudo o que tem, dentro do court.

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente x FC Porto: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Gil Vicente e o FC Porto entram em campo a partir das 20h15, num encontro válido pela segunda jornada da Primeira Liga. O desafio vai realizar-se em Barcelos.

Casa Pia vende jogador que foi apontado ao Sporting

Casa Pia prepara-se para deixar sair Pablo Roberto. O jogador vai assinar com o Fortaleza um contrato até ao verão de 2028.

André Silva com concorrência pesada no Elche: ex-Real Madrid e antiga promessa estão no clube da La Liga

André Silva foi confirmado como novo jogador do Elche. O avançado português conta com concorrência pesada no clube., sendo que esta é a terceira passagem do internacional português pela La Liga.

Fim da linha para Tiago Djaló: defesa tem o futuro definido

Tiago Djaló não vai continuar na Juventus durante esta temporada. O jogador está na lista de jogadores transferíveis. O defesa ficou inclusivamente fora da ficha de jogo do particular contra a Atalanta.

PUB

Mais Artigos Populares

Começou a dança das cadeiras: Braga B confirma troca de treinador

O Braga B anunciou esta segunda-feira a saída de Simão Freitas. Ruca Sá já foi confirmado como o novo técnico. Esta é a primeira mexida de treinador na Liga 3.

Sporting: Jeremiah St. Juste define data para dar uma resposta o Osasuna

Jeremiah St. Juste deverá deixar o Sporting neste mercado de transferências e o Osasuna está interessado no jogador. O defesa central já esteve inclusivamente em Pamplona a negociar com o clube.

Sunderland anuncia Nordi Mukiele para o setor defensivo

O Sunderland anunciou a contratação de Nordi Mukiele. O defesa francês assinou um contrato de quatro temporadas.