BNP Paribas WTA Finals: E a número um mundial é…

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesComeçou domingo o BNP Paribas WTA Finals, o torneio que alinha em Singapura uma verdadeira constelação de estrelas do ténis feminino. No torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada 2017, os motivos de interesse acrescem pelo facto único (e quiçá irrepetível) de sete delas poderem terminar o torneio como número um do ranking mundial!

O sorteio ditou que o grupo vermelho, encabeçado pela número um mundial, Simona Halep, conte também com Elina Svitolina, Caroline Wozniacki e Caroline Garcia. Já o grupo branco, encabeçado pela número dois mundial, Garbiñe Muguruza, conta igualmente com Karolina Pliskova, Venus Williams e Jelena Ostapenko. Fazer previsões, considerando o equilíbrio que tem marcado o ténis feminino, bem como a inconsistência de algumas das atletas, torna-se um exercício pouco mais do que adivinhatório!

O grupo branco, parece, apesar de tudo, mais desequilibrado. Em piso rápido, Karolina Pliskova e Garbiñe Muguruza são sempre jogadoras perigosas pela agressividade do seu serviço (no caso da checa) e do seu jogo (no caso da espanhola). Ostapenko não parece ainda preparada para estas lutas e Venus Williams, pese embora tenho sido a tenista mais regular da temporada, parece já não chegar ao final da mesma com a frescura física de outrora. Já no grupo vermelho, tudo parece poder acontecer. Halep é sempre favorita a passar a fase de grupos mas, entre Svitolina, Wozniacki e Caroline Garcia, é quase impossível fazer previsões. Svitolina parece estar agora numa pior fase, mas foi sempre muito regular ao longo da temporada; Wozniacki dificilmente conseguirá vencer um torneio contra todas as melhores, mas tende a conseguir ficar próxima do sucesso; Caroline Garcia é uma outsider, mas…é a tenista em melhor forma nesta fase final de temporada.

Este é o troféu que, dentro de uma semana, todas as jogadoras desejam levantar Fonte: WTA Finals Singapore
Este é o troféu que, dentro de uma semana, todas as jogadoras desejam levantar
Fonte: WTA Finals Singapore

E são todas, à exceção da francesa, as jogadoras que podem sair de Singapura na liderança do ranking WTA. Se para algumas chegar lá é missão quase impossível, para outras a tarefa não parece ser assim tão hercúlea e, a esse nível, Muguruza afigura-se como a principal candidata a destronar Simona Halep. A romena tende a ceder em momentos decisivos e, no extremo oposto, a espanhola transcende-se nas grandes ocasiões e, com o seu ténis fulgurante, tende a arrasar as adversárias. Na fase final da temporada a capacidade física marca uma parte significativa da diferença, mas fica a ideia que caso Muguruza consiga jogar o seu melhor ténis, esta é a principal candidata a vencer o torneio e a ascender novamente à liderança do ranking mundial.

 Garbiñe Muguruza parece perfilar-se como uma das principais candidatas à conquista do WTA Finals Fonte: Garbiñe Muguruza

Garbiñe Muguruza parece perfilar-se como uma das principais candidatas à conquista do WTA Finals
Fonte: Garbiñe Muguruza

O BNP Paribas WTA Finals já se iniciou e, por enquanto, a nota de destaque vai para a vitória arrasadora de Karolina Pliskova (que nunca passou da fase de grupos!) sobre Venus Williams por esclarecedores 6-2 e 6-2. Resta agora perceber como se irão apresentar as restantes jogadoras. Depois da vitória de Dominika Cibulkova em 2016, este ano uma coisa é certa: os encontros prometem muito espetáculo, equilíbrio e, acima de tudo, incerteza. O que mais se pode pedir no desporto de alta competição?

Foto de Capa: WTA Tennis

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.