carta aberta cab

Querido, Pai Natal,

Neste Natal quero pedir-te algo que, muito provavelmente, nunca te pediram. Quero pedir-te algo desejado por muitas pessoas neste mundo. Quero pedir-te o que muita gente evita, sem o querer evitar. Quero, querido Pai Natal, pedir-te futebol.

O ano de 2017 não correu nada bem. Foi um ano pobre e triste aqui para os “tugas” que tanto gostam de “bola”. E é por isto mesmo que te peço isto: futebol, “bola”.

Chega de assobios à toa, de filosofias baratas que de sábias não têm nada, de fanatismo, de estádios vazios, de ofensas, de inutilidades, de ”bla bla blas”. Chega de árbitros incompetentes, de corrupção e de choradeiras só porque sim.

Já que ninguém superior o quer fazer, fá-lo tu, Pai Natal. Por favor! Dá-nos a “bola” de que nós tanto gostamos. Dá-nos a verdadeira “Bola na Rede”. Dá-nos aquela “bola” em que discutimos horas a fio com o nosso melhor amigo, que por acaso até é do nosso rival, mas que nunca deixa de ser o nosso melhor amigo. Dá-nos aquela “bola” que nos faz custar (ainda mais) levantar da cama à segunda-feira porque sabemos que toda gente a gente vai falar da derrota do nosso clube. Dá-nos a verdadeira essência do futebol.

O futebol que nos faz gastar dezenas de euros para ver um único jogo do nosso clube, aquele jogo que tanto marca a época do clube que tanto amamos. Dá-me o futebol do domingo à tarde que enche qualquer estádio. O futebol que reúne famílias, que vai do oito ao oitenta, aquele em que, em direção ao estádio, vai o meu pai a conduzir, o meu avô a seu lado e o meu irmão no banco de trás junto a mim.

E, Pai Natal, não quero que me dês isto sem razão aparente. Eu sei que este é um pedido bastante difícil e pouco exequível mas, por isso mesmo, quero explicar-te o porquê do mesmo. Pai Natal, eu não gosto daquilo em que o futebol se tornou. Custa-me muito dizer isto mas é a triste realidade. “Isto já não é como dantes”, diz o meu avô. Dá-me isso, Pai Natal. Dá-me, por favor, aquilo de que o meu avô tanto fala. Todos nós sabemos como era o futebol e é, exatamente por isso, que o queremos de volta.

Em suma, querido Pai Natal, eu sei que já foste verde e que agora és vermelho, mas achas que conseguias ser um bocadinho de todas as cores? Só mesmo para agradares a todos, tal como queremos que o futebol nos agrade.

Ah, e se não for pedir muito, dá-nos neste natal a felicidade de ter muitas bolas na rede!

De um amante de futebol,

Feliz Natal, Pai Natal!

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.