📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O laboratório tático de Jesus

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

É praticamente consensual referir que Jorge Jesus, desde que chegou ao Sporting na época 2015-2016, revolucionou o reino do Leão. Até aí o Sporting era uma equipa pouco ambiciosa, com ativos desvalorizados, e a praticar um futebol pouco ou nada atrativo. Com a sua chegada, o Leão rugiu novamente, apesar de ainda não ter conquistado os títulos que certamente todos nós, sportinguistas, desejamos.

Esta revolução no Sporting operada por Jorge Jesus, não pode ser dissociada do conhecimento técnico-tático do treinador português. Jesus montou um verdadeiro laboratório desde que chegou a Alvalade. O 4-4-2, com a derivação para o 4-1-3-2, é a sua miraculosa Solução algo que, ao que parece, veio para ficar nesta equipa do Sporting. Os jogadores percebem isso e os adeptos respondem bem àquilo que Jesus ensaia no seu laboratório tático. Venham os títulos!

William Carvalho é um dos capitães e uma peça-chave na manobra leonina Fonte: Sporting Clube de Portugal
William Carvalho é um dos capitães e uma peça-chave na manobra leonina
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O Sporting é hoje, fruto não só mas também de Jorge Jesus, um clube diferente. Houve uma transformação tática mas sobretudo uma mudança ao nível dos processos, da filosofia e da mentalidade de jogo. Alguns ex-jogadores do Sporting, que foram orientados por JJ, nomeadamente Ezequiel Schelotto, referem que o técnico português é um exímio conhecedor de táticas e de sistemas de jogo. Schelotto referiu recentemente: “Jorge Jesus é um vencedor, o Conte português. (…) Quando quer explicar alguma coisa, chama os jogadores ao quadro e faz perguntas: parece que estamos na escola”.

No mesmo sentido, uma das nossas vedetas nesta época 2017-18, Bruno Fernandes, em declarações à Sporting TV, referiu que: “O mister Jorge Jesus tem uma cultura tática enorme. Parece um treinador italiano”. A referência ao futebol italiano por parte de Bruno Fernandes não deve ser algo a desvalorizar: o jogador português atuou, como sabemos, boa parte da sua carreira neste futebol e conhece a filosofia de jogo e a elevada cultura tática dos transalpinos. Dizer isto tem peso, vindo de quem vem.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela Vermelha goleia por 6-1 em casa antes de enfrentar o Braga

Em vésperas do encontro frente ao Braga para a Europa League, o Estrela Vermelha venceu o IMT pela margem larga de 6-1.

Nottingham Forest elege o seu novo treinador e não é Marco Silva

O Nottingham Forest quer contar com Sean Dyche no comando técnico do clube. Marco Silva deverá ficar no Fulham.

Abel Ferreira deixa acusação após derrota do Palmeiras e aponta: «As coisas com este árbitro não funcionam muito bem, já me expulsou umas quatro...

Abel Ferreira falou com os jornalistas depois da derrota do Palmeiras frente ao Flamengo por três bolas a duas.

José Bordalás coloca Vinícius Júnior no centro do furacão: «Não tem de vir dizer-me que é bom pela alteração, não tem de vir provocar-me»

José Bordalás falou com os jornalistas depois da derrota do Getafe frente ao Real Madrid por uma bola a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes elogia ideias de João Diogo Manteigas e insiste em Bernardo Silva: «Será jogador do Benfica»

João Noronha Lopes assumiu que as ideias de João Diogo Manteigas relacionadas com o associativismo podem ser aproveitadas pela sua candidatura.

Flamengo recebe e vence por 3-2 o Palmeiras de Abel Ferreira

Na 29.ª jornada do Brasileirão, o Flamengo venceu o Palmeiras de Abel Ferreira por 3-1, igualando os líderes em pontos.

Lille vence na deslocação a Nantes e Lens vence o Paris FC em casa: eis os resultados de hoje na Ligue 1

Este domingo, na oitava jornada da Ligue 1, o Nantes foi derrotado por 2-0 pelo Lille e o Lens recebeu e venceu o Paris FC por 2-1.