Benfica – Sporting: Reflexão pós dérbi

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Começo desde já por parabenizar com a cadência mais que justa o dérbi lisboeta que muitas alegrias me deu: desde o apoio que ambas as equipas sentiram vindo das bancadas; desde a coerente arbitragem do Sr. Hugo Miguel; ao bom futebol jogado, quer pelo Benfica, quer pelo Sporting.

A minha posição no que diz respeito aos lances polémicos é simples e cognoscível. O árbitro esteve bem ao ajuizar o lance de Fábio Coentrão: o lateral-esquerdo português altera a trajetória do esférico, mas, em todo o caso, de forma involuntária. O remate de Jonas é violento e vai de encontro à face de Coentrão, que, por reflexo, levanta o braço esquerdo.

No caso de Piccini, o mesmo acontece: o italiano, no momento em que desloca o seu braço de uma posição exterior para outra interior, é tocado pelo esférico no braço. Sucede algo um pouco diferente com William Carvalho, nesse caso é óbvio que a disputa do lance com Raúl Jiménez  fez com que o médio do Sporting tocasse na bola com o braço – Jimenéz empurra o braço de William.

Apesar de tudo, o empate foi pior para as águias que para os leões Fonte: SL Benfica
Apesar de tudo, o empate foi pior para as águias que para os leões
Fonte: SL Benfica

O lance do penálti que originou o golo do SL Benfica é claríssimo. Não há muito a dizer. Rafa remata à baliza e a bola é desviada, com a mão, intencionalmente por Battaglia. Penálti justo. O futebol, enquanto entidade divinizada por todos, só se pode queixar do golo dos leões precedido de fora de jogo – de Acuña. Contudo, o lance é de análise difícil.

O SL Benfica foi superior no que concerne ao esteticismo do futebol praticado e à posse de bola. O Sporting foi mais eficaz e, é importante referir, muito coeso taticamente.

Resumidamente, parafraseando Jorge Jesus, o empate foi pior para as águias do que para o Sporting CP.

Foto de Capa: SL Benfica

Gonçalo Borbinha
Gonçalo Borbinhahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo adora escrever. Quando tem de escrever por obrigação também gosta, mas não adora. Não se manifesta politicamente, mas é inevitável manifestar-se clubisticamente – é do Benfica. Para o Gonçalo o Benfica não é apenas uma multinacional que mexe com milhões, é a representação de união e tradição..                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha tem mais interessados mas quer voltar ao Sporting

Há mais interessados por João Palhinha. Médio português quer regressar ao Sporting e leões estão na mesma página.

Como 1907 sai da corrida por Geny Catamo: eis o que aconteceu

O Como 1907 desistiu da contratação de Geny Catamo. Sporting recebeu, há dias, proposta de 25 milhões de euros e recusou.

Vitória SC vai ao Brasil fechar a contratação do 1º reforço para a próxima temporada

Gustavo Prado está perto de ser o primeiro reforço do Vitória SC. Apesar do período eleitoral, contratação do médio está iminente.

San Antonio Spurs dão ar da sua graça e reduzem desvantagem para os New York Knicks na final da NBA

Equipas mais próximas na final da NBA. Os San Antonio Spurs venceram os New York Knicks e reduziram desvantagem na série.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho ficou impressionado com jogador do Sporting e quer levá-lo para o Real Madrid

José Mourinho quer levar Morten Hjulmand para o Real Madrid. Médio dinamarquês do Sporting é apreciado pelo treinador.

Em canal aberto: onde ver o Portugal x Nigéria de preparação para o Mundial 2026?

Portugal recebe a Nigéria no último jogo de preparação antes da estreia no Mundial 2026. O encontro joga-se em Leiria.

França bate Irlanda do Norte com direiro a hat-trick de Michael Olise

A França venceu a Irlanda do Norte por 3-1 num amigável de preparação para o Mundial 2026. Michael Olise assinou um hat-trick.