FC Porto 1-0 CD Tondela: Liderança isolada com prenda enlaçada

fc porto cabeçalho

O jogo no Dragão começou praticamente com os festejos do golo do Vitória de Setúbal frente ao Sporting, que permitiria aos dragões, em caso de vitória, saltar novamente para a liderança isolada, independentemente do resultado que se verificar na segunda parte com o Estoril. Sem fazer uma excelente exibição, o FC Porto poderia, ainda assim, ter conseguido um resultado bem mais volumoso, evitando alguns calafrios que o Tondela haveria de causar na parte final do jogo.

Sem pensar em poupanças para as meias-finais da Taça da Liga diante do Sporting, Sérgio Conceição fez alinhar os melhores diante da formação beirã, aproveitando a embalagem da escorregadela do rival para deixar a mensagem aos seus jogadores de que não se podia facilitar. Entrar forte, resolver o jogo cedo e gerir o esforço para o clássico da próxima quarta. Tudo parecia encaminhado quando Sulley, médio ganês do CD Todela, estendeu a passadeira a Marega para abrir o ativo, e com a maior das facilidades o FC Porto chegava à vantagem. Mas nem tudo foi um mar de rosas, pois o dragão acomodou-se e os forasteiros foram, a espaços, subindo no terreno, chegando a colocar José Sá em sentido com um remate de Tomané à meia volta. Antes do descanso, a jogada mais bonita do encontro merecia um final diferente. Danilo toca para Corona, vai buscar mais à frente e serve novamente o mexicano de calcanhar que acaba por ver Cláudio Ramos defender.

http://cache-fcp.cloud.facilit.us/azure/dam/sz.N/fcporto.pt/2017-18/Futebol/Equipa_A/jogos/marcano_vs_tondela_190118.JPG?crop=(0%2c34%2c540%2c334)&cropxunits=580&cropyunits=387&style=width%3a+290px%3b+height%3a+194px%3b+margin-left%3a+0px%3b+margin-top%3a+-17px%3b
Marcano esteve, uma vez mais, imperial no centro da defesa
Fonte: FC Porto

O FC Porto sentia algumas dificuldades para penetrar na defensiva tondelense e voltou a apostar na profundidade, com bolas longas a explorar a velocidade de Marega. Já o Tondela, que vinha de uma série positiva de três jogos sem perder, chegava ao intervalo com legítimas aspirações de enervar os portistas na segunda parte. E isso foi conseguido, essencialmente devido a mais uma noite de grande inspiração do guarda redes Cláudio Ramos, que evitou golos de Brahimi, Felipe, Corona, Danilo e Marega.

Com o tempo a passar e o jogo a encaminhar-se para o final, restava à equipa beirã apostar nas bolas paradas para tentar operar uma gracinha. O empate nunca esteve perto, mas as aproximações à baliza de Sá iam-se sucedendo e os suspiros das bancadas eram audíveis. Com espaço, Hernani e Marega iam tentando colocar um ponto final nas dúvidas, mas a clarividência nunca foi a melhor. À parte disso, ficam os três pontos que permitem aos portistas reassumirem a liderança isolada, com a certeza de que entram na Amoreira mais descansados, no dia 21 de fevereiro, para os 45 minutos que faltam.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Iker Casillas quer receber 3,7 milhões de euros depois de enfarte sofrido no FC Porto

Iker Casillas procura receber três milhões e setecentos mil euros como compensação do enfarte sofrido enquanto jogava no FC Porto.

José Mourinho apontado a uma seleção europeia

José Mourinho está a ser apontado ao comando da seleção de Itália, que se encontra sem técnico desde a saída de Luciano Spalletti.

Darwin Núñez de saída do Liverpool e com 2 destinos possíveis

Darwin Núñez deverá deixar de ser jogador do Liverpool neste mercado de transferências e tem dois destinos possíveis.

Inglaterra bate Chéquia para o Euro Sub-21

A Inglaterra venceu a Chéquia por três bolas a uma, num encontro válido pela primeira jornada da fase de grupos do Euro Sub-21.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Wydad Casablanca confirma: «Gostávamos de ter Cristiano Ronaldo, mas financeiramente nunca poderíamos pagar o preço que ele vale»

O presidente do Wydad Casablanca confirmou que gostaria de contar com Cristiano Ronaldo no plantel, mas assumiu que não existiram contactos.

Diogo Nascimento elogia Samuel Soares: «Houve lances em que nos salvou»

Diogo Nascimento falou com os jornalistas durante esta quinta-feira, de maneira a abordar a partida entre Portugal e a Polónia, em Sub-21.

Liverpool e Manchester United (e mais 5) estão interessados em craque do Sunderland

O Liverpool e o Manchester United são dois dos interessados na contratação de Chris Rigg. O jogador pertence aos quadros do Sunderland.