Sporting CP – FC Porto: Quem desdenha quer comprar

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Arrancam as decisões na Taça da Liga. A “Final Four” terá lugar em Braga, no Estádio Municipal de Braga, e terá como prato forte um grande clássico do nosso Futebol: Sporting CP – FC Porto.

A Taça da Liga tem vindo, ao longo dos anos, a ser menosprezada e desdenhada por FC Porto e Sporting CP, por via do discurso das direções, mas é cada vez mais um objetivo, tendo em conta as opções técnicas e táticas dos treinadores. Este ano, e com uma meia-final a disputar entre ambos, parece-me claro que, embora não façam da prova uma prioridade, FC Porto e Sporting CP apostam forte numa hipotética vitória final na competição.

Verdade seja dita, não poderia ser de outra forma! É um troféu que falta nas vitrinas dos museus destes dois grandes clubes e o facto de existir uma prova disputada em Portugal que ainda não foi conquistada por FC Porto e Sporting CP não é condicente com esse tal estatuto de “grande”. Com a agravante, claro está, de o SL Benfica já contar com um considerável número de conquistas.

A jornada da Liga Portuguesa trouxe sortes distintas aos dois clubes e, por isso, é normal que exista a tentação de assumir um FC Porto animicamente mais forte. Porém, quem já acompanha o fenómeno há algum tempo saberá que num “Clássico” pouco conta o passado e que os níveis motivacionais se encontram sempre nos píncaros.

Assim, resta antever aquele que poderá ser o comportamento dos treinadores. Com formas de jogar, em teoria, substancialmente diferentes, apenas após o conhecimento das peças que serão lançadas para o relvado na batalha de amanhã se poderá fazer uma previsão mais assertiva sobre o desenrolar do jogo.

No Sporting CP, a grande dúvida reside na hipótese de Jorge Jesus adicionar Battaglia ao onze inicial para subtrair Rúben Ribeiro à equipa que alinhou no Estádio do Bonfim. Desta forma, em tese, o treinador leonino garante maior consistência no meio campo, avançando Bruno Fernandes para o apoio a Bas Dost.

Sérgio Oliveira tem sido aposta de Sérgio Conceição para os grandes palcos Fonte: Facebook de Sérgio Oliveira
Sérgio Oliveira tem sido aposta de Sérgio Conceição para os grandes palcos
Fonte: Facebook de Sérgio Oliveira

No FC Porto, as dúvidas serão mais acentuadas. A primeira será perceber qual o central (Felipe ou Reyes) que acompanha Marcano no centro da defesa. Depois, e acima de tudo, importa perceber qual o desenho tático que Sérgio Conceição irá escolher. O passado diz-nos que em jogos de grau de dificuldade mais elevado o treinador do FC Porto opta, sistematicamente, por adicionar um médio (com Sérgio Oliveira na pole position) e retirar um extremo/avançado (Corona deverá ser o sacrificado). Nota, ainda, para a previsível presença de Casillas na baliza do FC Porto. Aguardemos pelas decisões dos técnicos.

No plano individual, julgo pertinente salientar Brahimi e Bruno Fernandes como os jogadores “mais” de FC Porto e Sporting CP na presente temporada e aqueles de quem se espera que façam a diferença. Como quem desdenha quer comprar, está marcada para amanhã a primeira de duas finais rumo à vitória na competição que ninguém quer mas que todos desejam.

Nota final: Não quero deixar de mencionar o Vitória FC e o CD Oliveirense pelo meritório percurso na prova e deixar claro que, embora pelo que se vai lendo pareça que sim, o “Clássico” de amanhã não decide o vencedor da prova mas apenas o finalista que terá que enfrentar uma, seguramente, dura final contra um destes briosos adversários.

Foto de Capa: 101greatgoals.com

Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado espanhol rendido a Vinícius Júnior: «Tem uma forma de jogar muito própria e não tem de agradar a toda a gente»

Rafa Mir, avançado do Elche, deixou rasgados elogios a Vinícius Júnior na antevisão ao encontro frente ao Real Madrid.

Jamie Carragher sugere treinador ao Manchester United: «Ganha troféus, pratica bom futebol e tem uma enorme experiência na Premier League»

Jamie Carragher explicou os motivos pelos quais Unai Emery deveria estar na lista de potenciais treinadores para assumir o comando técnico do Manchester United.

Pep Guardiola responde às críticas após derrota frente ao Real Madrid: «Sempre que perco, boom»

Pep Guardiola recordou a pesada derrota por 3-0 frente ao Real Madrid e comentou as críticas de que foi alvo.

Arouca x Benfica: eis os onzes prováveis para a 26.ª jornada da Primeira Liga

O Arouca recebe o Benfica este sábado, na 25.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição reage aos assobios dos adeptos após derrota do Al Ittihad: «Na comunicação social todos vão falar de como a equipa perdeu»

Sérgio Conceição reagiu à derrota do Al Ittihad frente ao Al Riyadh por 3-1, no encontro referente à 26.ª jornada da Liga Saudita.

Manter a chama acesa | Arouca x Benfica

Mourinho bate-se com uma série de dúvidas no Benfica, as mais óbvias prendendo-se com tudo o que envolve a intermediária.

Nuno Borges fica pelo caminho nos quartos-de-final do Phoenix Challenger após derrota frente a Marcos Giron

Nuno Borges (49.º) foi eliminado nos quartos-de-final do Phoenix Challenger por Marcos Giron (69.º) em dois sets, com parciais de 7-6(8) e 6-2.