📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que falta até ao Penta

- Advertisement -

Iniciamos este fim de semana a 24ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira liga e faltam cerca de 11 jogos para finalizar. Se por um lado, nos últimos anos e a esta altura do campeonato, ter cinco ou mais pontos de avanço do segundo classificado tenha ditado quase sempre o vencedor antecipado, por outro lado, esta época, temos outro fator que pode baralhar as contas: uma luta a três, entre Benfica, Porto e Sporting. Pelo que só podemos esperar um final de muita luta, muito nervosismo e muita polémica.

Admito que o jogo em atraso do Estoril com o Porto alterou um pouco a minha projeção para o que falta do campeonato, porque estar a onze jornadas do fim, ter dois pontos de diferença entre o primeiro e os segundos é muito diferente dos cinco pontos atuais. Não apostaria que o Porto iria ao Estoril desfazer uma desvantagem de 1-0 para 1-3 em 45 minutos, mas depois de ver a metade desse jogo, vi que bastaram 14 minutos para isso acontecer. Claro que para quem viu o jogo houve falhas evidentes do VAR e que de certo modo, conjugando com a atitude dos jogadores do Estoril, resultaram neste passeio dos jogadores do Porto ao sol do Estoril.

A jornada 23ª ficou também marcada pelo adiantar dos minutos no jogo entre o Tondela e Sporting, onde o Sr. Capela se equívocou em vários lances que contrariaram a verdade desportiva. Só estranhei desta vez o órgão de Comunicação do Sporting não ter vindo brincar nas suas redes sociais, dando o jogo por terminado passados vários minutos, era jogo para o ter feito.

Estes dois contratempos da arbitragem parecem simples equívocos mas decidem campeonatos e quando tudo indicava que o Benfica iria beneficiar dos resultados dos adversários, lá aparece um apito mágico que deixa tudo na mesma e os adversários em vantagem. Infelizmente, o futebol português é/está assim e muito há a fazer para o mudar, não me refiro só ao VAR, porque mesmo antes de ele existir, estas situações já existiam com alguma regularidade, só se encontrou um novo bode expiatório.

O caminho até ao “penta” ainda é longo
Fonte: SL Benfica

Mas falemos de futebol, se a memória não me atraiçoa, tenho de voltar a época de 2004/2005 com o Trappatoni ao comando da equipa encarnada, para me lembrar da última luta a três pelo título. Nessa época, recordo me que foi um milagre o Benfica ter sido campeão, pois os resultados foram obtidos por margens mínimas e com o Mantorras já sem condições físicas mas que marcava ainda o seu golinho aos 90 minutos.

O Porto entrou nessa época como Bicampeão nacional e com objetivo de chegar ao tri, e talvez tenha mesmo sido a equipa mais forte, mas acabou por ficar em segundo lugar, a três pontos do primeiro e um do terceiro classificado, o Sporting.

Mas deixando as memórias para trás, esta luta a três disputa-se com o FC Porto em vantagem. Cinco pontos á entrada do mês de março é, sem duvida, um avanço considerável e difícil de alcançar para os adversários. Ainda mais, quando a sua deslocação mais difícil para o que falta deste campeonato seja a deslocação ao Estádio da Luz, já que a ida à Madeira, apesar de ser culturalmente difícil para os dragões, não antevejo que vá ser complicada, pois o Marítimo que temos visto na segunda volta está muito longe do futebol a que nos habituou.

O Benfica, por seu lado, tem três deslocações que considero difíceis, sem falar no jogo com o Porto em casa, que são frente ao Vitória de Setúbal, ao Estoril e ao Sporting. São sempre adversários que causam muitas dificuldades e não se pode perder qualquer ponto para a manutenção na luta.

O Sporting é dos três, o que conjeturo maiores dificuldades pelo caminho, em breve jogará no Dragão, e tem as deslocações a Chaves, Braga, Portimão e o jogo em casa, com o Benfica. Estes são para mim, os seus principais obstáculos para o grande objetivo que lhes foge há quase 16 anos.

Contudo, o meu coração vermelho faz me acreditar que há Luz ao fundo do campeonato e na conquista do tão desejado Penta.

Foto de Capa: SL Benfica

 

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga revela ter ajudado Caldas para que o jogo fosse disputado no Campo da Mata

O Caldas x Braga, jogo da Taça de Portugal, sofreu alteração de hora e local. Eis o comunicado oficial do emblema da Primeira Liga.

FC Porto em negociações avançadas por jovem, que pode custar cerca de 11 milhões de euros

O FC Porto está muito interessado em contratar Oskar Pietuszewski. Dragões podem pagar cerca de 11 milhões de euros pelo jovem.

Treinador do Caldas e as alterações no jogo frente ao Braga: «A minha vontade é não estar presente»

O Caldas x Braga não vai ser jogado no Campo da Mata, mas sim em Torres Vedras. José Vala, treinador do emblema da Liga 3, já reagiu.

Boston Celtics ganham com grande reviravolta na NBA: Neemias Queta ajudou

Os Boston Celtics venceram em casa os Indiana Pacers por 105-95 na NBA. Houve grande reviravolta da equipa de Neemias Queta.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho: «Acho que o que aconteceu no Santa Clara x Sporting foi demasiado óbvio»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.

José Mourinho: «Aqui não há Mbappés, Vinícius, Yamals. Somos equipa, trabalhamos como equipa, crescemos como equipa»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.

José Mourinho rendido a jogador do Benfica: «Vai continuar a ter oportunidades para crescer com minutos em campo»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga.