Jon Jones: Não é Rúben mas pode ser Maradona

O futebol deixou há muitos anos de ser a minha especialidade. Por isso, não esperem que eu arrisque abordar temas sensíveis como as composições tácticas de equipas oriundas da antiga Jugoslávia, jogo pelos flancos ou basculações. Venho, como já é hábito, falar de UFC e de uma das suas maiores figuras de sempre: Jon “Bones” Jones.

Imaginem alguém que está no auge da sua carreira. Sucesso, dinheiro e fama. Jon Jones personifica tudo isso, ou pelo menos personificou.

Estamos a falar de alguém que foi, deixou de ser, voltou a ser e a deixar de ser campeão da divisão Light Havyweight. Jones, que nunca perdeu um combate por decisão, knockout ou submissão (as suas duas derrotas foram obtidas por desclassificação. A primeira por um golpe ilegal frente a Matt Hamill e a segunda por ter falhado um teste anti doping após o segundo duelo com Cormier), está agora à beira do fim. Mas não se pense que Jones sai de cena como Ronda Rousey (vinda de duas derrotas brutais consecutivas) ou Dan Henderson (com uma carreira de décadas). Jones não sai porque foi inferior no ringue. Jones sai porque errou e agora a saída é feita pela porta pequena e pela luz dos holofotes do mediatismo e da ânsia pela queda abrupta.

O segundo duelo Jones vs Cormier
Fonte: bloodyelbow.com

Jones nunca foi Rúben. Ao contrário do antigo defesa central do Sporting, nunca houve dúvidas quanto ás capacidades do antigo campeão da divisão Light Havyweight. Mas Jones pode ser Maradona. À semelhança do antigo craque argentino, Jones conheceu a glória e as amarguras do mundo de excessos e ao que parece o doping também os une.
No dia 27 de Fevereiro, o antigo campeão conheceu a sua sentença. A California State Athletic Comission (CSAC) condenou-o a pagar uma multa de 250 mil dólares e retirou-lhe a licença que lhe permitia competir.

Jon Jones em tribunal
Fonte: MMA Fighting

Para um fã de UFC é um misto de sensações. Por um lado, perde-se um dos melhores lutadores de todos os tempos, longe, bem longe da sua fase decadente. Por outro, é uma questão de justiça. E se o doping de Maradona “só” poderia colocar em risco a verdade desportiva e a integridade das redes adversárias, no caso de Jones, pela natureza do desporto que pratica ou praticava, estamos a falar de muito mais do que isso. O diferencial físico reflete-se na potência de um golpe, sendo que isso é o suficiente para causar danos físicos num adversário.

Vamos ter saudades dos cotovelos de Jones, do seu jogo de striking surpreendente, das suas batalhas épicas com Gustafsson e Cormier. Mas eu prefiro um campeão verdadeiro. Cormier é isso, Cormier não é Maradona.

E vejam só como este artigo apresenta contradições, talvez Jones até possa ser Rúben. Jones também perdeu o seu rumo. Deixou levar-se pelo mundo das drogas, das festas e por uma ética desportiva duvidosa. Ele que depois da sua primeira suspensão afirmava estar de volta, são e uma pessoa e um desportista melhor.

Para já não há Jones. Para já, acabou a saga com Cormier. Mas a vida continua. O futebol também não acabou com Maradona.

Foto de Capa: MMA Fighting

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.