Lendas do “universo” portista: Dale Dover

- Advertisement -

Chegou ao Porto na década de 1970 para integrar a equipa de basquetebol do FC Porto. Revolucionou a modalidade não só no clube, mas também em Portugal, tornando-se num nome incontornável em qualquer conversa sobre o desporto. Dale Dover é uma das lendas do “universo” portista.

Norte-americano, mais propriamente natural de Nova Iorque, Dale Dover demonstrou desde cedo apetência para a prática do basquetebol, uma das modalidades de maior destaque no seu país. Ainda assim, tinha para além do desporto outra aptidão que saltava à vista: os estudos. Por isso mesmo teve a oportunidade de escolher a universidade que queria frequentar, escolha que recaiu sobre Harvard, uma das mais conceituadas do mundo. Depois disso, um período de cerca de um mês na NBA ao serviço dos Boston Celtics, antecedeu a chegada a Portugal.

Foi em 1971 que Dover se vestiu pela primeira vez de azul e branco, com 22 anos de idade. Por essa altura o FC Porto estava há praticamente 20 anos sem se sagrar campeão nacional de basquetebol, uma modalidade que teimava em não se conseguir afirmar, ao contrário, por exemplo, do andebol, onde se iam somando títulos. No entanto, o norte-americano chegou, viu e ajudou a vencer! Logo na primeira época ao serviço dos dragões foi peça fundamental para o regresso às conquistas, com o campeonato a ser ganho após uma vitória clara por 93-63 sobre o Luanda e Benfica de Angola.

Dale Dover é um nome incontornável no basquetebol do FC Porto
Fonte: FC Porto

Reconhecido como Dale “Flash” Dover, levou as pessoas a encherem pavilhões para testemunharem o seu talento, com a frase “eu vi o Dover jogar!” a deixar claro o orgulho entre quem a pronunciava. Com os jogos da equipa a esgotarem pavilhões para se ver o craque norte-americano em ação, não só nas partidas em casa mas em todas as deslocações pelo país, Dale Dover terá sido também o principal “responsável” pela construção do Pavilhão das Antas, numa necessidade de se dar resposta à afluência de espectadores.

Atualmente fora de Portugal, não esquece o tempo que passou ao serviço do FC Porto, garantindo que ficou portista desde o ano em que chegou ao clube. E, por cá, também não foi esquecido. Nome incontornável no basquetebol nacional, considerado por muitos como o melhor estrangeiro de sempre a passar por Portugal, Dale Dover figura no Museu do FC Porto, no qual já marcou presença para a exposição de basquetebol.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca vitória do FC Porto: «Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais dois. São coisas a melhorar»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.

Botafogo empata com Coritiba (2-2) na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão

Na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão, o Botafogo empatou (2-2) com o Coritiba. Danilo e Arthur Cabral (ex-Benfica) marcaram para os cariocas; Breno Lopes (assistido por Josué) e Lavega faturaram para os visitantes.