📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting B: crónica de uma morte anunciada

- Advertisement -

Durante esta semana, preparei um texto sobre o Sporting B. Já tinha título e tudo. Seria intitulado como “Sporting C”. Tinha já alinhado, num esboço, algumas estatísticas que me permitiram concluir que a Equipa B leonina não estava, ultimamente, com os índices competitivos suficientes para fazer jus ao emblema do leão. Ocupa, à jornada vinte e sete, o décimo sétimo lugar da II Liga estando, por isso, em zona de despromoção.

Vi, há momentos, uma notícia online do jornal A Bola que se intitula assim: “Leões anunciam fim da equipa B e vão integrar novo campeonato sub-23” Pode ler-se no interior desta notícia que: “O presidente Bruno de Carvalho enviou uma carta ao presidente da Liga, Pedro Proença, a anunciar que a equipa B passará para o campeonato sub-23 que está a ser pensado, com génese na Federação Portuguesa de Futebol, para a próxima temporada.” Afinal, o meu texto já não se poderia chamar “Sporting C”, nem “D” nem qualquer letra do abecedário. O Sporting B, pura e simplesmente, deixará de o ser enquanto tal. Faz mais sentido que se chame, por isso, “Crónica de uma morte anunciada”. Anunciada, porquê? Vamos a números, aos tais que eu tinha preparado para o outro texto.

Não podemos esquecer que muitos “craques” saíram da equipa B leonina. O mais recente foi Rafael Leão
Fonte: Sporting Clube de Portugal

A equipa de Luís Martins regista, nesta fase até à jornada vinte e sete, a par do Benfica B (que ocupa o nono posto na tabela), a pior defesa da competição com 44 golos sofridos. De um total de trinta jogos, o Sporting B tem treze (43%) derrotas, nove (30%) vitórias e oito (27%) empates. Quando olhámos para o desempenho desta equipa ao longo dos anos, percebemos facilmente que o seu posicionamento na tabela classificativa foi piorando de ano para ano: em 2016-17 ficou em décimo quarto lugar; em 2015-2016 em décimo lugar; em 2014-2015 terminou em quinto lugar; em 2013-2014 em sexto lugar; e, finalmente, em 2012-2013 ficou em quarto lugar. Dadas estas estatísticas e face às recentes prestações em campo esta temporada, é caso para dizer que o Sporting B tinha já uma morte anunciada.

Assim, face às últimas prestações da equipa B, o Sporting optou por terminar com a mesma, criando, em substituição, uma equipa de sub-23. Tendo em conta que muitos jogadores que brilham (ou brilharam) na equipa B têm (ou tinham) menos do que 23 anos, acho que será mais produtivo para o clube e para os atletas que integrarão esses escalões. Porque arrumar de vez em quando a casa nunca fez mal a ninguém.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto B vence Portimonense enquanto o Sporting B perde pontos em Chaves, mas segue vivo na liderança da Segunda Liga

FC Porto B ganhou por 1-0 o Portimonense, no Estádio Luis Filipe Menezes. Já o Sporting B empatou 0-0 com o Chaves em Trás-os-Montes.

Torreense vence o Lusitânia de Lourosa por 1-0 e segue para os oitavos de final da Taça de Portugal

O Torrense foi a casa do Lusitânia de Lourosa vencer por 0-1 e assegurar o seu lugar na próxima fase da Taça de Portugal. O único golo do encontro foi marcado por Manuel Pozo.

Geovany Quenda ultrapassa recorde pessoal de assistências de 2024/25: Eis os números

Geovany Quenda somou a sétima assistência na temporada frente ao Marinhense e já bateu o recorde pessoal da época transata.

Atletismo: Margarida Silva faz história e conquista o ouro nos 800 metros nos Surdolímpicos Tóquio 2025

A portuguesa Margarida Silva brilhou nos Surdolímpicos Tóquio 2025 ao conquistar o ouro nos 800 metros, estabelecendo um novo recorde da competição. Portugal soma agora cinco medalhas no evento.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid troca foto do irmão de Diogo Jota pela de André Silva, avançado do Elche, numa homenagem

Real Madrid trocou a imagem de André Silva, irmão de Diogo Jota, pelo internacional português do Elche durante homenagem. O clube já reagiu ao sucedido.

Barcelona já definiu o alvo principal para substituir Robert Lewandowski

O Barcelona já começou a preparar o futuro e já têm um nome em cima da mesa para substituir Robert Lewandowski. Julián Álvarez é o jogador que mais agrada à direção, mas há outras possibilidades em estudo.

Rodrigo Ribeiro, Salvador Blopa e Flávio Gonçalves: o futuro de Alvalade joga-se em Alcochete | Sporting

As revoluções desta época, empreendidas diante do Alverca na Taça da Liga e agora contra o Marinhense, dão uma certeza ao Sporting.