📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do Universo Sportinguista: José Travassos

- Advertisement -

Uma das lendas que vestiu a camisola verde e branca, um dos executantes da orquestra dos “cinco violinos”.

José Travassos iniciou a sua carreira no futebol português, ao serviço do histórico clube da CUF. Na temporada 1942/1943 começou a sua caminhada no futebol português, tendo estado ao serviço da equipa de juniores. Durante três temporadas vestiu a camisola da CUF, até se transferir para o Sporting, existindo na altura uma disputa entre leões e o Porto na aquisição de José Travassos.

No Sporting Clube de Portugal, Travassos é uma lenda, um dos atletas que marcou a história do clube leonino. No clube de Alvalade há uma curiosidade: além de ser um campeão nas quatro linhas, foi campeão nacional de atletismo, na época de 1946.

Na sua época de estreia no Sporting, disputou o seu primeiro dérbi. Frente ao Benfica, Travassos marcou três golos, numa vitória dos leões por 6-1 a contar para o campeonato nacional.

Travassos foi um dos míticos Cinco Violinos
Fonte: Fórum SCP

Com a camisola verde e branca realizou 321 jogos oficiais e marcou 126 golos, tendo conquistado oito Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa. Uma carreira repleta de títulos, sendo um dos motores dos míticos “cinco violinos”.

O histórico José Travassos, também conhecido por Zé da Europa foi o primeiro jogador português a ser chamado para a seleção da Europa, tendo, a 13 de Agosto 1955, disputado um jogo comemorativo do 75º aniversário da Federação Irlandesa. Pela seleção portuguesa foi internacional por 35 ocasiões, nas quais marcou seis golos.

Travassos foi um atleta que marcou a história do futebol nacional e do Sporting. Uma carreira repleta de títulos, golos e vitórias, onde chegou a capitanear a equipa do Sporting.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto já prepara Europa League e Francesco Farioli chamou 2 jovens ao treino

O FC Porto treinou durante esta terça-feira, tendo em vista o encontro frente ao Utrecht, relativo à quarta jornada da Europa League.

APAF reage à denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga com duro comunicado: «Chegou a hora de dizer basta»

A APAF já reagiu também ao processo disciplinar apresentado contra o FC Porto depois de Fábio Veríssimo ter denunciado que sofreu pressões no FC Porto x Braga.

Big 5: 11 treinadores já foram despedidos e 2 são portugueses

Até ao momento, 11 treinadores já foram despedidos do comando de emblemas que fazem parte das Big 5.

Casa Pia com treinador definido para a partida frente ao Benfica

Gonçalo Brandão vai ser o treinador do Casa Pia na frente ao Benfica. Ainda assim Alexandre Santana mantém-se na ficha de jogo como técnico principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Simão: conhece melhor o irmão de Rafael Leão que continua em grande no Sporting e fez a diferença frente à Juventus

Paulo Simão é irmão de Rafael Leão e tem ganho relevância na formação dos leões, marcando um dos golos dos leões frente à Juventus.

Lenda do Manchester United pede mais liderança aos jogadores mais experientes dos red devils: «Deviam estar a jogar muito melhor do que estão»

O antigo capitão do Manchester United, Gary Neville, apontou o dedo aos jogadores mais experientes do plantel do Manchester United, incluindo Bruno Fernandes, Casemiro, Harry Maguire e Matthijs de Ligt, pedindo-lhes maior responsabilidade em campo.

Erling Haaland rejeita ser comparado com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: «Sou apenas o Erling»

Erling Haaland não quer ser comparado com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que considera estar num patamar superior.