Estrelas da formação: Afonso Sousa

A formação portista tem, ao longo dos últimos anos, criado jovens talentos com um potencial elevado. Um destes casos, que está agora a florescer, é Afonso Sousa, médio português de 17 anos que alinha atualmente nos juniores do FC Porto que passaram à meia-final da Youth League e estão a dois pontos do líder no campeonato nacional.

O médio internacional português conta já com várias internacionalizações repartidas pelas seleções de sub-15, sub-16 e sub-17. Iniciou a formação no SC Beira-Mar mas rapidamente deu nas vistas e mudou-se para a Invicta com apenas 10 anos. Afonso Sousa é filho e neto de Ricardo Sousa e António Sousa, respetivamente, este último campeão europeu pelo FC Porto em 1987.

O jovem, com características para se posicionar em praticamente todas as posições do meio-campo, apresenta maturidade, equilíbrio e rapidez no meio-campo da equipa júnior, e épeça fundamental na equipa orientada por João Brandão, somando já 27 jogos e quatro golos apontados esta época.

 

Afonso Sousa é “filho de peixe” e sabe nadar
Fonte: FC Porto

Afonso Sousa é um jogador que procura criar espaços e adequar-se no campo à posição em que sabe que pode dar mais ao jogo. É excelente em termos táticos e muito bom a gerir os ritmos de jogo.

O médio procura, por agora, evoluir nos juniores do Dragão e perspetivar uma estreia com a camisola da equipa principal num futuro que, tudo indica, não será muito distante, visto  que é uma das promessas mais valiosas da formação portista. Afonso tem contrato com os azuis e brancos até junho de 2019 e é-lhe perspetivado um grande futuro pela frente.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

«Como o VAR impediu o Benfica de ganhar a Taça de Portugal»: Benfica lança vídeo e novo comunicado contra a arbitragem

O Benfica lançou um vídeo onde procura mostrar os alegados erros na ação do VAR na final da Taça de Portugal. Em causa o lance polémico do pisão de Matheus Reis.

FC Porto tem acordo para vender Otávio Ataíde por mais de 12 milhões de euros

Otávio Ataíde está mais perto do Paris FC. FC Porto chegou a acordo com os parisienses e só falta o sim do defesa brasileiro.

Francisco Neto reafirma vontade em continuar na seleção: «Tenho sido um privilegiado e tenho o privilégio de representar o meu país»

Francisco Neto falou aos jornalistas na chegada das Navegadoras a Lisboa. Selecionador de Portugal confirmou intenção de continuar no cargo.

FPF vai investir 22 milhões de euros no futebol feminino em 2025/26

A FPF anunciou um forte investimento no futebol feminino na próxima época. No total, serão investidos 22 milhões de euros em 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica despede-se de Orkun Kokçu com vídeo e comunica mais pormenores da transferência para o Besiktas

Orkun Kokçu deixou o Benfica. Águias comunicaram finalização do acordo com o Besiktas e publicaram vídeo de despedida.

Benfica acelera contratação com medo da entrada em cena do Atlético Madrid

O Benfica quer acelerar a contratação de Thiago Almada. Objetivo das águias é anteciparem-se ao Atlético Madrid.

Liverpool vence Preston por 2-1 no 1º jogo sem o sempre presente Diogo Jota

Relembrar Diogo Jota foi o mote do primeiro jogo da pré-época do Liverpool. Reds vencem o Preston por 3-1 num encontro de preparação.