Os treinadores que falam e os que nada dizem

É com atenção redobrada que acompanho as variadas conferências de imprensa que ocorrem semana após semana. Por norma, é sempre mais fácil ao espectador comum assistir à dos chamados três grandes, mas, com um pouco de atenção, facilmente se consegue aceder ao que foi dito pelos demais. É sobre isso que vos pretendo falar um pouco.

Há treinadores que dizem muito. Há treinadores que dizem pouco. E há treinadores que nada dizem.

É com satisfação e sempre com curiosidade que acompanho ou leio o que foi dito por alguns treinadores da nossa praça futebolística. Porque há sem dúvida alguns que falam. Que transmitem. Que entendem que as perguntas dos órgãos de comunicação são muitas vezes o reflexo das perguntas que o comum adepto deseja ver respondidas. Então ouvimos esses mesmos senhores a comentar uma substituição, uma alteração táctica, um determinado lance, o porquê de ter optado por um jogador em detrimento de outro ou o que quer que seja.

Neste contexto de “treinador explicador”, temos alguns dos mais ilustres treinadores do nosso futebol, encontrando à cabeça destes nomes como o de Sérgio Conceição, Jorge Jesus, Luís Castro, Vítor Oliveira ou até Abel Ferreira.

Sérgio Conceição tem sido uma lufada de ar fresco na comunicação do FC Porto
Fonte: FC Porto

Estes treinadores não nos limitam ao óbvio e falam realmente de Futebol, sendo alguns deles até capazes de assumir culpas por determinado resultado ou considerarem “injustas” vitórias que surgiram quase aos trambolhões para a equipa que defendem, como já aconteceu recentemente, por exemplo, com o atual treinador do GD Chaves.

A cada um deste género de treinadores, uma vénia seja feita e uma salva de palmas pela a sua capacidade de informar e de não se esconderem em subterfúgios.

Depois há treinadores que dizem pouco. Alguns até falam bastante – impossível esquecer Manuel Machado -, mas que dizem pouco. Falam sobre o jogo, dão algumas pinceladas em algo que aconteceu no jogo ou na preparação do mesmo, falam “volta e meia” especificamente num dos seus jogadores, ou, “quando o rei faz anos”, são eventualmente capazes de dar um murro na mesa, de dissecar uma teoria relacionada com o futebol em geral e o “futebol tuga” em particular, ou sobre um ou outro tema do interesse público.

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.