📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cápsula Lusitana: O mágico “Figas”

- Advertisement -

Chegou ao Santa Clara como um “desconhecido” para os açorianos, mas acabou por deixar muitas saudades a sua saída do clube. Paulo Figueiredo ou “Figas”, apelidado carinhosamente pelos adeptos do Santa clara, foi um dos melhores jogadores da história do clube açoriano, e é figura de proa desta Cápsula Lusitana.

Quem é?

Paulo José Lopes Figueiredo nasceu a 28 de novembro de 1972 em Angola, quando esta ainda era colónia portuguesa. Iniciou a sua carreira no mundo do futebol em 1991, em Portugal, n’Os Belenenses, acabando por ser emprestado sucessivamente a equipas como: União de Tomar, CD Aves e Elvas. Quando se pensava que o médio iria finalmente ter destaque nos azuis do Restelo, Figueiredo foi para os Açores e por lá ficou durante oito temporadas, ao serviço do Santa Clara, onde até hoje é lembrado como uma das maiores figuras da história do clube.

Acabou por sair do clube quando nada o fazia prever, passando ainda por clubes como os Dragões Sandinenses e antes de passar para uma carreira além-fronteiras jogou no Varzim. Longe de terras portuguesas jogou na Suécia em Osters IF e na Roménia no Ceahiäul. Durante o ano de 2008 passa por CD Olivais e Moscavide e nesse mesmo ano, na época de 2008-2009, volta a Angola e joga no Recreativo de Libolo, onde finda a sua carreira.

No passado dia 23 de Abril, Figueiredo foi homenageado pelo CD Santa Clara. Mostrando, assim, o quão marcado ficou na vida dos açorianos Fonte: CD Santa Clara

Figueiredo era o típico “10”, baixo centro de gravidade, qualidade técnica, capacidade de acelerar com dois ou três toques, com uma meia distância assinalável e com uma capacidade inquestionável de colocar a bola onde mais ninguém conseguia colocar. Ficou marcado, essencialmente, pelas temporadas ao serviço do Santa Clara. Subiu com o clube dos Açores desde a II “B” até à Primeira Liga. Figueiredo é um caso paradigmático. Tivesse nascido dez anos mais tarde e estaríamos a falar de um jogador mais titulado e com passagens por clubes ainda mais relevantes. Apesar disso, até hoje, Figueiredo continua a ser recordado carinhosamente pelos açorianos, onde deixou um verdadeiro legado.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: há novidades em relação a Nuno Santos

Nuno Santos está a entrar na última etapa de recuperação da sua grave lesão. O jogador do Sporting está parado desde outubro de 2024.

Passou pelo Sporting e admite: «Não poder jogar na equipa principal deixou-me triste»

Merih Demiral realizou algumas temporadas ao serviço do Sporting, mas não conseguiu oportunidades na equipa principal.

João Noronha Lopes confrontado com comparações com Vale e Azevedo: «Rui Costa ajudou a eleger Vale e Azevedo. Foi bandeira eleitoral»

João Noronha Lopes foi comparado várias vezes por alguns sócios do Benfica com Vale e Azevedo, antigo presidente das águias.

João Noronha Lopes explica futura função de Óscar Cardozo no Benfica e recorda João Neves: «Podia não ter saído se houvesse uma negociação atempada»

João Noronha Lopes falou sobre uma possível função que esteja reservada por Óscar Cardozo ao serviço do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes elogia Bagão Félix e crítica Rui Costa: «Tem de assumir que fomos comidos de cebolada pelos nossos adversários»

João Noronha Lopes assumiu que os últimos quatro anos do Benfica foram abaixo do esperado e que os adversários estiveram melhor que as águias.

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.