O estado de graça acabou!

A temporada está a chegar ao fim. O Benfica realizou uma caminhada má, despida de títulos, parca em qualidade exibicional e sem valorizar quaisquer dos seus jogadores.

Muitos têm culpa no cartório. Mas é de Rui Vitória de quem se vai falar aqui. O treinador acentuou esta época as fraquezas que demonstrara nas duas primeiras ao leme do Benfica. A incapacidade para oferecer um plano alternativo, quando as coisas não estavam a correr bem, é, hoje, uma realidade indesmentível.

O plano inicial, isto é, o modo como a equipa se apresentou no início dos jogos, também não foi do agrado de ninguém. Demonstrou alguma superação ao horrível arranque de temporada com a cimentação de um sistema tático diferente (4x3x3) e a escalação de Krovinovic ao onze. Depois, com a lesão do croata e, mais recentemente, de Jonas, o Benfica voltou a jogar o que jogava no início, ou seja, zero.

Estrategicamente foi capaz de ser superior apenas ao Sporting e ao Braga, considerando os jogos com adversários de igual ou maior valia. Com os restantes, inclusivamente na Liga dos Campeões, foi penoso ver o Benfica jogar. Até com o Tondela foi inacreditável a forma como o treinador encarnado não percebeu que a equipa de Pepa é uma equipa personalizada, que quando recupera a bola tem sempre várias linhas de passe para jogadores rápidos e competentes a finalizar.

E a ideia de tirar médios para meter avançados, quando está a perder, é algo digno dos anos 90. Para se marcar há que criar e para criar é essencial inteligência e criatividade, não músculo e pontapé para a frente. Outra das virtudes que as suas equipas tinham, a de serem fortes emocionalmente nos momentos decisivos, também se perdeu algures este ano. Em jogos decisivos, o Benfica claudicou como não antes se tinha visto na era Vitória.

Rui Vitória está mais fragilizado do que nunca
Fonte: SL Benfica

Rui Vitória já provou que consegue construir equipas competentes, aliando resultados positivos. Se a direção não inventar, e lhe oferecer um guarda-redes, um defesa direito, um central e um médio, todos de créditos firmados, Vitória pode reviver o sucesso. Mas o seu cargo está mais fragilizado do que nunca e para a época que vem a margem de erro é nula.

As suas fragilidades estão à vista e vai ter de as superar de nova forma, com mais astúcia dentro de campo e, fora dele, com um discurso mais rico, menos baseado em chavões. E esta de desculpar resultados com a arbitragem, como se viu no dérbi, é de bradar aos céus. É sempre embaraçoso quando alguém que faz bandeira de ser idóneo e íntegro, entregar-se à desculpa mais antiga que existe no futebol para justificar o que quer que seja. E pior se torna quando começa a ser usada no final de três épocas.

O balanço da época é negativo e Vitória terá de se superar para continuar no Benfica. O estado de graça acabou.

Foto de Capa: SL Benfica

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Manuel Magalhães
Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto apresenta proposta para contratar Roony Bardghji ao Copenhaga

O FC Porto está na corrida pela contratação de Roony Bardghji. Extremo representa o Copenhaga e tem vários interessados.

Angola de Pedro Soares Gonçalves vence Lesoto e assume liderança do Grupo B na Taça COSAFA

Angola somou a primeira vitória na Taça COSAFA. Palancas negras de Pedro Soares Gonçalves venceram o Lesoto.

O story de Lamine Yamal a horas da final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha

Lamine Yamal publicou uma fotografia antes do Portugal x Espanha. Final da Liga das Nações realiza-se esta noite em Munique.

Portugal tenta quebrar enguiço com décadas e vencer Espanha num jogo oficial após 21 anos

Desde 2004 que Portugal não vence a Espanha num jogo oficial e desde 2010, contando os particulares. Este domingo o registo pode mudar.

PUB

Mais Artigos Populares

André Lima sem papas na língua: «Melhor do que eu só Ricardinho»

André Lima garantiu que é o segundo melhor jogador do futsal português. Comentário do antigo jogador nas redes sociais.

Recorda o último 11 de Portugal que conquistou a Liga das Nações em 2019

Em 2019, Portugal venceu os Países Baixos e conquistou a Liga das Nações. Seis anos depois, há nova oportunidade.

Super Dragões criticam direção do FC Porto pelo tratamento no Mundial de Clubes 2025: «Lamentar a falta de apoio»

Em comunicado, os Super Dragões criticaram a direção do FC Porto liderada por André Villas-Boas. Em causa Mundial de Clubes 2025.