Vitória FC 1-0 CD Tondela: Ar fresco depois do sufoco

Na 34ª, e última, jornada do campeonato, em dia de decisões, o Vitória recebeu o Tondela no Bonfim, com a obrigação de pontuar para poder sonhar com a permanência. Em simultâneo, Feirense, Estoril, Moreirense e Paços de Ferreira, lutavam também pelo seu lugar no principal escalão de futebol.

A equipa sadina entrou com mais vontade que o Tondela, como seria de esperar, visto que é a única que necessitava desesperadamente de pontos. Assim, logo aos oito minutos, André Pereira, depois de uma confusão na área e uma bola ao poste, atirou para dentro da baliza de Cláudio Ramos. O árbitro Luís Godinho, com dúvidas acerca do lance, recorreu ao VAR. No meio da confusão, foi difícil perceber o que o juiz da partida teria visto. O golo do avançado do Vitória acabou por ser anulado: o vídeo árbitro confirmou e foi assinalado fora de jogo.

Muitos protestos no Bonfim, com João Amaral a pedir apoio aos adeptos presentes do Estádio do Bonfim. Num jogo lento, maioritariamente “vitoriano”, André Pereira voltou à baliza e aos 24 minutos fez o golo que, esse sim, seria válido. A festa fez-se no relvado e nas bancadas. Estava feito o primeiro golo, que deu uma sensação de alívio a todos os presentes.

À chegada da meia hora de jogo, o Tondela criou o primeiro lance de “golo certo”. Miguel Cardoso fez tudo: levou a bola, tirou todos da frente (inclusive Cristiano), mas aquando do remate, atirou ao lado. O Vitória, por sua vez, respondeu com perigo. André Pereira, aparentemente inspirado nesta tarde, atirou à barra! Mas os adeptos puderam festejar quase de seguida, pois poucos minutos depois, o Portimonense marcou golo – o ambiente no Bonfim era de festa. Vitória ganhava, Paços perdia e Estoril e Feirense continuavam a zeros. Tudo corria a favor da equipa de José Couceiro.

Já em tempo de compensação, o árbitro da partida assinalou livre indireto a favor do Tondela, a pouquíssimos metros da baliza. Mais um lance duvidoso. José Semedo terá atrasado para Cristiano, que agarrou a bola. Com todos os jogadores do Vitória sem cima da linha de golo, o Tondela fez o seu melhor, mas não conseguiu marcar. As equipas recolheram assim ao balneário, depois de um grande susto seguido de um suspiro de alívio por parte de todos os vitorianos.

O Vitória manteve-se na primeira divisão de pois de vencer o Tondela por uma bola
Fonte: Bola na Rede

A segunda metade foi menos intensa que a segunda e o Tondela conseguiu ter mais bola. Logo aos 48 minutos, Miguel Cardoso quase marcou um canto direto, mas valeu a intervenção de Semedo. Ainda que controlo sobre o jogo, o Vitória teve mais dificuldades relativamente à primeira parte. Arnold ainda tentou a sua sorte, com um chapéu, que serviu para Cláudio Ramos mostrar a sua qualidade numa grande intervenção. De resto vale apenas a pena salientar o golo desperdiçado por Vasco Fernandes, após canto batido pela direita.

Já perto dos 90′ o Vitória sofreu, e bem, frente a um Tondela muito perigoso junto da área sadina. Ainda com cinco minutos para lá do tempo regulamentar, a equipa do Sado lutava pela permanência, com o Estoril e o Feirense empatados e com o Paços de Ferreira e Moreirense a perder.

O clima era de tensão e expectativa, com os adeptos a puxar pela equipa, como deveriam ter feito durante toda a temporada.

Soa o apito final e é a festa no Bonfim! Vitória mantém-se na primeira divisão, juntamente com Feirense e Moreirense, descendo, assim, o Estoril e o Paços de Ferreira. A felicidade é vivida no Bonfim, mas nem tudo são rosas: José Couceiro anunciou que não continuará à frente da equipa de Setúbal.

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.