SL Benfica 1-0 Moreirense FC: Die Besten

O Benfica cumpriu os requisitos mínimos para vencer o Moreirense na última jornada da Primeira Liga. Depois de empatar a zeros frente ao Sporting CP, os encarnados estavam em desvantagem para se apurarem para a Liga dos Campeões, dependendo de que os leões fizessem um pior resultado que os pupilos de Rui Vitória para que a liga milionária voltasse a contar com a equipa de vermelho e branco.

O onze foi o habitual, com o regresso a titular de Jonas, mas com Douglas no lugar de André Almeida que ainda se encontra a recuperar de lesão. Este jogo podia ser a despedida do Estádio da Luz para alguns jogadores, mas ainda pouco se adiantou quanto a esse assunto; o objetivo principal era conquistar os três pontos para possibilitar o acesso à maior competição europeia.

O Benfica começou por cima, como tem sido habitual ao longo da temporada, e encostou o Moreirense às redes quase toda a partida. No entanto, oportunidades foram escassas, e golos nem chegaram a acontecer. Os encarnados jogaram no meio campo do adversário, mas sem brilhar, sem saber desatar o nó que faziam com as movimentações rápidas e, por vezes, demasiado rápidas para o Moreirense acompanhar. Porém, de pouco parecia estar a servir aos encarnados, pois o resultado mantinha-se inalterado.

À meia hora de jogo, a Luz festejou o golo dos insulares que enfrentavam o rival de Lisboa na Madeira, mas logo se percebeu que os nervos estavam no auge quando chegou a notícia do empate de Bas Dost no minuto seguinte. Em campo, o Benfica fazia o que podia para quebrar a muralha adversária, mas sem sucesso e até a ver-se com dificuldade para quebrar os contra ataques ousados da equipa do norte. O intervalo mostrava o placar na mesma e, na Madeira, também um empate que colocava o Sporting na liga milionária.

Depois do empate a zeros em Alvalade, o Benfica dependia do resultado do Sporting para ficar em segundo lugar
Fonte: SL Benfica

A segunda parte trouxe o primeiro golo do jogo, após mão na bola de Alfa Semedo e penalti convertido por Jonas. Foi o 34º. golo do brasileiro na Primeira Liga e colocou o Benfica na Liga dos Campeões. A partir daí, o Moreirense ganhou força, em parte devido à quebra dos encarnados que já bem nos habituaram a perder o fôlego depois de marcar o primeiro. Na Luz sofria-se com a possibilidade de um golo do Moreirense – que empatava o jogo e colocava o Benfica na Liga Europa -, ou de um golo do Sporting – que colocava os leões no segundo lugar.

Apesar de se manter na frente, o Benfica continuava a conter as investidas do Moreirense e a esperar que o Sporting não vencesse a sua partida. A um minuto do fim do jogo na Luz, e a três do fim do jogo na Madeira, o Marítimo marcou o segundo e o golo foi festejado em Lisboa. Pouco depois deu-se o apito final na Luz e passados dois minutos na Madeira.

Com a derrota do Sporting e com a conquista dos três pontos por parte do Benfica, os encarnados ficam no segundo lugar da Primeira Liga e garantiram o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, além de 40 milhões de euros de prémio monetário.

Os jogos da terceira pré-eliminatória têm lugar a 7/8 e a 14/15 de agosto. Passando a eliminatória, o Benfica jogará o play-off nos dias 21/22 e a 28/29 do mesmo mês.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.