Carta Aberta a Gianluigi Buffon

- Advertisement -

Caro Gianluigi Buffon,

Antes de mais, quero dizer OBRIGADO! Obrigado por todas as defesas espetaculares a que nos habituou desde sempre, obrigado pela excelente capacidade de liderança, obrigado pela longa lealdade demonstrada para com o Juventus durante estes anos todos (17, para ser mais preciso), e, sobretudo, obrigado pelo excelente exemplo para todos os amantes do Futebol.

Confesso que o dia 19 de maio foi um pouco triste para mim, e, certamente, para todos os adeptos do Desporto Rei: frente ao Hellas Verona, disputou o seu último encontro com o símbolo da Vecchia Signora ao peito – após 6112 dias ao serviço da equipa de Turim, decidiu colocar um ponto final nesta longa ligação.

Numa altura em que já não restam quase nenhuns craques do passado a atuar ao mais alto nível (como Ronaldinho, Figo, Henry, Beckham, entre outros), e foram esses os que me fizeram ter gosto em vibrar com este desposto e sonhar em um dia poder também ter a sorte de jogar nos grandes palcos como Mundial e/ou Liga dos Campeões, o senhor Gigi é um dos excelentes atletas que ainda pertence a essa fantástica geração, mas que, infelizmente, ou está a chegar à altura de ter de pendurar as botas, ou já abandonaram os relvados.

Buffon despediu-se da Juventus, com a conquista do heptacampeonato
Fonte: Juventus FC

Foram imensos troféus conquistados pela Juventus – 19 no total, a contar já com o título desta época que agora termina (o heptacampeonato). Passou por um dos momentos mais complicados da história desta equipa, com a descida à Serie B, mas mesmo assim não virou as costas ao clube e à cidade, ajudou-o a subir rapidamente à principal divisão do campeonato italiano, e foi justamente recompensado pela massa adepta, através do enorme respeito que passaram a ter por si.

Se for correto falar-se em justiça, creio que não será errado dizer que a vida pregou-lhe duas partidas, aquando das disputas das finais da Liga dos Campeões: tanto em 2003 como em 2017, não foi feliz nos jogos cruciais e acabou por não conseguir erguer a “Orelhuda” – talvez essa seja a sua maior mágoa num belo percurso futebolístico, que foi moldando à medida dos anos.

Sempre demonstrou um enorme gosto pelo que fazia, dentro e fora do retângulo de jogo, e ao saber que, no próximo ano, já não irá estar entre postes e disposto a fazer de tudo para que a Juventus termine uma partida sem qualquer golo sofrido, sou da opinião de que o Futebol fica um mais pobre e perde um pouco da sua magia e beleza.

Não sei se irá continuar na próxima época, mas uma coisa é certa: o estatuto de Lenda do mundo do Futebol isso ninguém lhe poderá tirar!

Grazie mille Numero Uno

Gianluigi Buffon

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta responde às criticas de Paul Scholes: «Por toda a Europa dizem que somos a equipa mais entusiasmante da Europa»

Mikel Arteta respondeu às declarações de Paul Scholes, que classificou o Arsenal como uma equipa aborrecida.

Rui Borges alerta para dificuldades da 2ª volta e do AVS SAD: «A dificuldade vai aumentar nos próximos 4 meses»

Rui Borges fez a antevisão do Sporting x AVS SAD. Encontro vai decidir última equipa nas meias-finais da Taça de Portugal.

Alanyaspor de João Pereira goleia Boluspor na Taça da Turquia com bis de Ianis Hagi e Steve Mounie

O Alanyaspor derrotou o Boluspor por 4-0 na jornada 3 da Taça da Turquia. Ianis Hagi e Steve Mouni foram os autores dos golos.

Francisco Trincão chega a acordo com o Sporting para renovar e já é conhecida a nova cláusula de rescisão do extremo

Francisco Trincão chegou a acordo com o Sporting para a renovação. Extremo vai continuar nos leões até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Evangelos Marinakis bloqueou transferência de André Luiz para o Benfica: eis o motivo

Evangelos Marinakis foi o responsável por travar a venda de André Luiz para o Benfica. Grego estava convencido de negócio nas suas costas.

Palmeiras de Abel Ferreira chega aos 25 milhões de euros e está perto de trazer de volta ao Brasileirão jogador que não rendeu na...

Jhon Arias está muito perto do Palmeiras. Avançado próximo de regressar ao Brasileirão pela porta da equipa de Abel Ferreira.

Morten Hjulmand poderá sair no final da temporada e Sporting já procura reforço para o meio-campo

O Sporting já tem alvos identificados para substituir Morten Hjulmand na próxima temporada. É esperada a saída do médio dinamarquês no final da época.