Pneus, pneus e mais pneus

    A escolha de pneus num carro de competição pode determinar o vencedor de uma prova. O Rali Vidreiro Centro de Portugal foi a quinta prova do Campeonato de Portugal de Ralis e a primeira a ser disputada em asfalto. Completamente dominada pelo Hyundai i20 R5 de Armindo Araújo e Luís Ramalho, que venceu 7 das 10 especiais que do rali.

    Nas primeiras duas especiais do primeiro dia, Armindo Araújo foi o mais rápido. Era seguido de Miguel Barbosa, em Skoda Fabia R5. No final do primeiro dia e na especial citadina da Marinha Grande, Armindo e Miguel estavam separados apenas por 1,3s. Na última posição do pódio estava Pedro Meireles, também em Skoda Fabia R5. O piloto de Guimarães, que tem tido azares com atrasos de peças no seu carro, estava a tentar ao máximo. Assim, para o segundo dia avizinhava-se uma luta renhida entre os dois primeiros.

    Segundo dia e quase todo o pelotão do CPR falhou na escolha dos pneus. Até a afinação não era a mais indicada para alguns, pois muitos pilotos estavam com uma afinação para chuva e praticamente neste segundo dia São Pedro não abriu as torneiras. 

    Nas quatro especiais matinais, Miguel Barbosa acabaria por escolher mal os pneus a levar para as especiais, e dois furos claramente não ajudaram o piloto da BP Ultimate Vodafone Skoda Team. No final da manhã, já se encontrava a cerca de dois minutos atrás do líder da prova, Armindo Araújo. Ricardo Teodósio era o beneficiado com a má escolha de Miguel Barbosa, o piloto do Algarve passava a segundo, ultrapassando também Pedro Meireles. Na quarta posição estava José Pedro Fontes, que voltou ao Citroen DS3 R5. O piloto da Citroen Vodafone Team estava a cerca de 23s do pódio e a mais de um minuto do líder. Adruzilio Lopes, em Porsche 997 GT3, navegado por Jorge Henriques, ocupava a quinta posição e liderava na categoria dos GT. Note, caro leitor, que existe um Campeonato de Portugal GT Ralis, onde existem dois inscritos, Adruzilo Lopes e Vítor Pascoal. Não seria melhor a criação de uma Taça? Pedro Almeida, que cada vez mais parece adaptado ao Ford Fiesta R5, encontrava-se na sexta posição da geral.

    Miguel Barbosa e Hugo Magalhães não conseguiram levar a luta a Armindo Araújo e Luís Ramalho. Má escolha de pneus e dois furos condicionaram muito a sua prestação.
    Fonte: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 40 milhões de euros e Barcelona pode emprestá-lo em 2024/25

    O Barcelona pode emprestar Vitor Roque na próxima temporada....

    Eis os nomes da nova direção do FC Porto

    O FC Porto trocou de presidente ao fim de...

    Jorge Mendes esteve reunido com clube interessado em João Neves

    Jorge Mendes, agente de vários futebolistas, como João Neves,...

    Sporting com ausência de peso no 11 inicial frente ao FC Porto

    O Sporting não vai poder contar com Viktor Gyokeres...