Juan Quintero – Um Diamante por Lapidar

fc porto cabeçalho

Foi titular contra o Japão nesta quarta-eira e, apesar da derrota, brindou a sua seleção com um golo de livre. Na Argentina e na Colômbia mostrou que pode ter espaço no plantel do FC Porto para a época 2018/2019. Caso regresse, conseguirá Sérgio Conceição desenvolver todo o seu potencial?

Chegou ao FC Porto como jovem promessa, fazendo lembrar o seu compatriota James Rodríguez e entrou pelas portas do Dragão como o melhor jogador do Mundial de Sub-20 em 2013. Teve um início de época fulgurante, num FC Porto comandado por Paulo Fonseca, mas acabou por não mostrar a consistência e a regularidade que é essencial para um titular na equipa da cidade Invicta. E esse foi o seu principal ponto fraco nas duas épocas que jogou de dragão ao peito.

Nas últimas três épocas Quintero andou de empréstimo em empréstimo, passando pelo Rennes FC, Deportivo Independiente Medellín e Club Atlético River Plate. No Rennes, não conseguiu recuperar a sua melhor forma muito por culpa do seu comportamento e acabou por fazer apenas 14 jogos. Foi no Independiente Medellín que Juanfer Quintero voltou a brilhar, demonstrando que o seu talento permanecia intacto. Com 16 golos marcados e três assistências em 33 jogos, o médio colombiano tornou-se um ídolo para os adeptos do clube. Mesmo depois desta época em grande, o FC Porto não o quis aproveitar e Quintero mudou-se para o River Plate para jogar apenas a última metade da época. Aos poucos foi subindo na consideração de Marcelo Gallardo, atual treinador da equipa argentina, e começou a ter mais tempo de jogo de forma a poder demonstrar os seus dotes, acabando a época com 16 jogos e 1 golo marcado. Conseguiu assim convencer José Pekerman, selecionador da Colômbia, e está entre os 23 da Colômbia para o Mundial.

Destacou-se no primeiro jogo frente ao Japão com o seu golo de pontapé de livre, não sendo suficiente para evitar a derrota dos cafeteros.

Quintero a festejar o golo frente ao Japão com Radamel Falcão
Fonte: Facebook Oficial da Seleção da Colômbia

Nestes últimos três anos muita coisa passou pela cabeça de Juan Fernando Quintero. Já pensou em deixar o futebol e dedicar-se ao reggaeton, chegando mesmo a lançar uma música. Para piorar, a imprensa colombiana afirmava muitas vezes que as más companhias estavam a fazer com que Quintero se desapaixonasse pelo desporto rei.

Contudo, conseguiu dar a volta por cima e quando se esperava que estivesse de costas voltadas para o FC Porto, Quintero afirmou querer voltar ao Dragão, pedindo inclusive a Deus para que tal acontecesse.

Com um bom arranque no Campeonato do Mundo e duas épocas de bom nível na Colômbia e Argentina, o regresso do médio (ainda) promissor seria bem visto pelos portistas, tendo em conta que é um jogador acarinhado pelas “bancadas do Dragão” e poderia acrescentar qualidade ao plantel do FC Porto. Sérgio Conceição já mostrou ser capaz de potenciar jogadores, tal como aconteceu com Marega, Sérgio Oliveira e Ricardo Pereira. Será desta que Juan Quintero brilhará de dragão ao peito?

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.