Sérvia 0-2 Brasil: A Canarinha está afinada para as fases a doer

Um jogo após o “choque” que foi a eliminação da Alemanha na fase de grupos. O Brasil entrava em campo, na Otkrytie Arena, em Moscovo, sabendo à priori que o trauma do 7-1 não se iria repetir nos oitavos de final, como já se vinha a adivinhar desde a derrota da Alemanha aos pés do México. A Sérvia encarava este jogo, de grande dificuldade, ainda com legitimas aspirações de se qualificar.

As duas equipas possuem sistemas táticos semelhantes, um 4x2x3x1, pelo que seria em campo que se teria uma melhor perceção de como as duas equipas se prepararam para penetrar as linhas defensivas uma da outra. O jogo começou, assim, amorfo e bastante disputado a meio-campo. Notava-se claramente que a Sérvia era a equipa que tinha alguma urgência no processo ofensivo, mas nada que trouxesse preocupação à defensiva brasileira.

Na grande parte do jogo, a bola foi sempre muito disputada a meio-campo
Fonte: FIFA

Preocupados ficaram os adeptos brasileiros e o treinador, Tite, ao ver Marcelo sair do campo em lágrimas, naquilo que parece ser uma lesão muscular. Muito preocupante para a seleção brasileira, dada a importância que Marcelo têm no jogo brasileiro. Felipe Luís é um bom suplente, mas o mesmo já tinha estado em dúvida para o Mundial.

O primeiro aviso à baliza de Stojkovic chegou pelos pés de Neymar após uma excelente combinação com Gabriel Jesus aos 25 minutos de jogo. Do outro jogo chegavam más notícias, a Suíça começava a vencer o seu jogo, frente à Costa Rica, e o Brasil estava apenas a um golo da Sérvia de ficar fora do Mundial, um empate atirava a equipa brasileira para o segundo lugar do grupo.

A Sérvia tentava responder da melhor forma que podia, as bolas em profundidade à procura da altura de Mitrovic, um clássico já desta seleção Sérvia. O mesmo teve a sua primeira oportunidade à passagem do minuto 34, arriscou o pontapé de bicicleta, mas a bola saiu por cima. E foi numa altura em que o empate, ao intervalo, se começava a “cozinhar” que surgiu o golo do Brasil. Excelente visão de jogo do Coutinho, que grande mundial, até agora, do astro brasileiro, que isolou Paulinho, na cara com o guarda-redes o médio brasileiro não facilitou e com um chapéu abriu o marcador do jogo aos 36 minutos.

Imagem curiosa do pormenor técnico de Paulinho e da abordagem de Stojković ao lance
Fonte: FIFA

A segunda-parte trouxe mais do mesmo, daquilo que vimos no inicio da primeira parte. A Sérvia a impor urgência nos seus processos e transições, mas sem conseguir incomodar muito a defensiva brasileira. Com o avançar do tempo e o cansaço dos sérvios com a sua falta de afinação, o Brasil, tal como na primeira parte, começava a aparecer aos poucos. Neymar esteve muito perto de marcar o segundo aos 57 minutos. Entretanto chegava a notícia do empate da Costa Rica, no Nizhny Novgorod, e este golo foi como que uma libertação para a equipa brasileira e um alarme muito sério para a equipa sérvia.

A Sérvia começava, finalmente, a atinar no último terço do campo e esteve muito perto do golo com duas situações aos 62 e 66 minutos. Faltava claramente a bola entrar para impulsionar a equipa sérvia no jogo. Mas como diz o ditado popular “quem não marca, sofre”, e o Brasil iria sentenciar o jogo através da marcação de um pontapé de canto, muito bem marcado por Neymar que teve a excelente correspondência de Thiago Silva. 2-0 no marcador, 68 minutos de jogo, o Brasil fazia a sua melhor exibição neste Mundial e o primeiro lugar do grupo estava mais do que assegurado.

Os sérvios “morreram” psicologicamente aqui, sofrer um golo numa altura em que se está por cima do jogo é cruel. Os brasileiros passaram, assim, a jogar a seu belo prazer. Trocas de bola constantes, controlar o jogo e poupar energias para a próxima fase.

A seleção Sérvia continua sem conseguir passar a fase de grupos do Campeonato do Mundo, desde a separação da Jugoslávia. O Brasil claramente a demonstrar que tem equipa para ganhar este Mundial, apesar de ter sofrido nesta fase de grupos.

Onzes Iniciais:

Sérvia: Stojkovic; Rukavina, Milenkovic, Veljkovic e Kolarov; Matic e Milinkovic-Savic; Tadic, Ljajic ( Zivkovic ’75) e Kostic (Radonjic ’82); Mitrovic (Jovic ’89).

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo ( Felipe Luís ’10); Casemiro e Paulinho ( Fernandinho ’66); Willian, Philippe Coutinho ( Renato Augusto ’80) e Neymar; Gabriel Jesus.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea ‘à la’ José Mourinho torna-se no 1º clube a vencer todos os 3 troféus europeus após conquista da Conference League

O Chelsea é o primeiro clube a vencer os três troféus europeus. Champions League, Europa League e Conference League nos palmarés dos blues.

Os 3 portugueses que venceram a Conference League pelo Chelsea

Nesta edição da Conference League, três jogadores portugueses representaram o Chelsea. Blues venceram a competição.

Moisés Caicedo marca para o Chelsea e fixa o resultado final em 4 x 1 diante do Real Bétis

Moisés Caicedo voltou a marcar para o Chelsea e fixou o resultado final em 4-1. Os blues vão conquistar a Conference League.

Chelsea transforma derrota em goleada e conquista Conference League sobre o Real Bétis

O Chelsea venceu a Conference League. Na final, blues venceram o Real Bétis num jogo com direito a reviravolta.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea vira a final da Conference League em cinco minutos com golos de Enzo Fernández e Nico Jackson

Enzo Fernández e Nico Jackson viraram o jogo para Chelsea, no jogo frente ao Bétis, na final da Conference League. Os dois golos foram apontados no espaço de cinco minutos.

Lee Grant anunciado como novo técnico do Huddersfield Town

O Huddersfield Town anunciou a contratação do antigo guarda-redes Lee Grant para o cargo técnico do conjunto inglês.

César Boaventura revela que apresentou queixa-crime contra Frederico Varandas após críticas do presidente do Sporting

César Boaventura revelou que apresentou uma queixa-crime contra Frederico Varandas. Em causa, as críticas do presidente do Sporting.