França 4-3 Argentina: Golos, golaços e uma morte anunciada

- Advertisement -

Na abertura dos oitavos de final do Mundial, subiram ao relvado do Kazan Arena duas das principais favoritas à vitória na competição, que tinham convencido muito poucos na fase de grupos. Era uma hipótese de inverterem a sua situação e de evitar uma eliminação precoce.

Na equipa da Argentina, e como já é hábito com Sampaoli, houve surpresas: tanto Higuaín como Aguero ficaram no banco. Messi passava, assim, a agir como um falso nove, com Pavón – outra surpresa no XI inicial – e Di María nas alas.

Mas, novamente, as mudanças surtiram poucos efeitos: aos 10 minutos, Marcos Rojo derrubava Kylian Mbappé na grande área argentina e, aos 12, Antoine Griezmann convertia a grande penalidade. Estava feito o 1-0. O herói albiceleste no jogo frente à Nigéria tornava-se agora no vilão da partida contra os gauleses.

Os argentinos responderam bem ao golo, tomando de imediato as rédeas da partida, mas mantinham-se muitos dos constrangimentos dos jogos anteriores: poucas ideias e perdas de bola imaturas, com Banega e Messi a tentarem puxar a equipa para a frente sem sucesso. Já no lado francês, Mbappé assumia-se como a principal arma de uma equipa que procurava jogar no contra ataque.

Com uma Argentina sem capacidade de fazer a bola chegar à área francesa, e com Messi a ter de recuar em demasia para poder pegar na bola, havia três nomes que vinham à cabeça: Aguero, Higuaín e Dybala. Estes três estavam a ver o jogo no banco enquanto os sul-americanos pareciam muito longe do golo.

Mas, como o futebol será sempre o futebol, aos 41 minutos, Angel Di María (um dos mais criticados até aqui) recebeu a bola no corredor central, a 25 metros da baliza, encheu o pé e colocou o esférico no canto superior direito da baliza de Lloris, que nada pôde fazer. Mesmo antes do intervalo, o jogador do PSG restabelecia a igualdade. O beijo que recebeu de Messi após marcar este golaço representou um Gracias coletivo da nação argentina, que podia finalmente respirar.

As equipas foram para os balneários com o empate reestabelecido. Ao intervalo, Sampaoli retirou Rojo para lançar Federico Fazio no centro da defesa.

Mas acabou por ser lá à frente que voltou a haver festa: dois minutos depois do recomeço, após uma jogada de insistência, Messi remata e a bola acaba por desviar em Gabriel Mercado, enganando Lloris e fazendo o 2-1. Após 41 minutos de inferno, a Argentina encontrava-se subitamente no céu.

Fonte: AFA

Pela primeira vez no Mundial, os franceses viam-se em desvantagem e decidiram resolver a situação o mais rápido possível. Dez minutos depois, Pavard respondia ao golaço de Di María com outra obra de arte. Do canto da área, após um cruzamento transviado, o lateral direito do VFB Stugartt remata para o canto superior esquerdo da baliza defendida por Armani. 2-2: estava lançado o espetáculo.

Aos 64 minutos, o hino ao futebol continuava, com Mbappé a enganar Fazio e Mercado dentro da área e a desferir um remate cruzado. O único jogador francês que não era nascido quando os gauleses ganharam o Mundial em 1998 colocava-os agora mais perto dos quartos de final da competição.

Mas o miúdo ainda tinha mais a dizer, e quatro minutos depois estava a bisar e a duplicar a vantagem francesa, após um contra ataque liderado por Olivier Giroud.

A partir daqui, a moral dos albicelestes quebrou: o poderio físico dos franceses na parte final do jogo era simplesmente demais para aguentar. Kanté parecia ter começado a jogar há cinco minutos, Pogba parecia era impossível de bater no confronto físico e Mbappé assustava os defesas assim que começava a correr – talvez “galopar” seja o verbo mais adequado.

O golo tardio de Aguero – que entrara para o lugar de Enzo Peréz – não chegou para evitar uma eliminação argentina que parecia inevitável desde a derrota por 3-0 frente à Croácia.

Uma primeira parte sofrível deu lugar a uma segunda parte fantástica, com cinco golos. Finalmente, este grupo francês extremamente talentoso mostrou o que pode fazer, com Mbappé a emergir como a principal estrela.

Na tarde mais agradável deste Mundial até agora, Messi acabou por sair cabisbaixo; naquela que pode ser a sua última hipótese de levantar o troféu.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Austrália: Ninguém conseguiu acompanhar o ritmo de George Russell

Foi um sábado de excelência para George Russell. O britânico terminou em primeiro no terceiro treino livre e durante toda a qualificação foi o mais rápido em pista

Pep Guardiola refere que o Manchester City vai melhorar na próxima temporada: «Estamos num processo de muitas mudanças»

Pep Guardiola refletiu sobre a transformação do Manchester City, garantindo que os cityzens vão melhorar na próxima temporada.

A jornada em que a Primeira Liga começa a ser decidida

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Andy Robertson rendido a antigo alvo do Benfica: «É um lateral esquerdo fantástico»

Andy Robertson deixou elogios a Milos Kerkez. Lateral esquerdo de 22 anos já esteve apontado ao Benfica no passado.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede sobre as novas dinâmicas do ataque do Benfica: «Temos de ser bons com bola para que ataquem...

Na antevisão ao Benfica x FC Porto, Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede sobre as novas dinâmicas dos encarnados na frente de ataque.

O Outro Lado da Rede #14 – Fórmula 1 – É a primeira volta na 76.ª edição da Fórmula 1

No décimo quarto episódio do podcast O Outro Lado da Rede, decidimos antever a 76.ª edição da Fórmula 1. Mudanças nos regulamentos, o que acontecerá já na Austrália, previsões para quem será o campeão e ainda o impacto da Guerra do Médio Oriente no calendário são alguns dos temas discutidos neste episódio.

Liam Rosenior elogia estrela do Chelsea: «É de classe mundial»

Liam Rosenior comparou João Pedro aos melhores avançados do mundo e afirmou que o avançado brasileiro do Chelsea está na mesma categoria do que a elite.