📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ewerton: o 3.º reforço dos dragões

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

No dia do regresso do FC Porto aos trabalhos, para dar início à pré-temporada, Sérgio Conceição recebeu o terceiro reforço para a nova época. Depois dos laterais-direitos João Pedro e Saidy Janko, o brasileiro Ewerton chega para somar ao meio campo portista, proveniente do Portimonense SC.

Nesta fase é, ainda, difícil prognosticar a real importância que este jogador pode vir a ter. À primeira vista parece mais um jogador para fazer plantel do que um titular indiscutível. Sendo jogadores ligeiramente diferentes, Ewerton vem um pouco na senda de Paulinho (que também trocou o Portimonense SC pelo FC Porto), sendo que acredito que este último tem mais qualidade e mais possibilidades de se vir a destacar de azul e branco.

Ewerton já não é propriamente um jovem (25 anos de idade) e, portanto, não se pode dizer que tenha uma enorme margem de progressão. Começou o seu percurso futebolístico nas camadas jovens do Fluminense, de onde saiu para representar alguns clubes modestos no Brasil (América-RN, Desportivo Brasil, Paulista e Madureira) antes de assinar pelo Portimonense em 2014. Pode jogar a 8 ou a 10 e tem uma habilidade técnica acima da média. Tem, ainda, facilidade em percorrer o campo de uma área à outra.

Ewerton já se juntou ao plantel às ordens de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Na temporada passada o seu percurso foi algo irregular (fez um total de 29 jogos e marcou 1 golo). Tendo começado a época a titular, uma lesão acabou por retirá-lo do onze e desviar Paulinho da esquerda para o centro. Até à saída deste último precisamente para o FC Porto, não mais Ewerton conseguiu obter um papel de destaque. Em Janeiro voltou a pegar de estaca e fez uma segunda metade de época a um nível bastante interessante.

Com a saída de André André, Ewerton parece seguro no plantel e terá, forçosamente, alguns minutos de competição numa época que se avizinha longa. No entanto, parte atrás de Óliver, Sérgio Oliveira e, até, Paulinho (que também pode jogar a partir de uma ala), de quem tenho bastantes expectativas depois de 6 meses de adaptação à realidade do clube. Herrera e Danilo, caso permaneçam no clube, serão, sem grande margem para dúvidas, as primeiras opções. Há, ainda, Mikel para completar as opções à disposição de Sérgio Conceição no que ao meio campo diz respeito. Eu diria que, salvo alguma saída, é um setor que está fechado.

Assim, Ewerton é mais uma boa oportunidade de negócio e mais um jogador de qualidade que surgiu no futebol português e no Portimonense SC e que fez por merecer a chegada a um grande. Terá, no entanto, que mostrar um valor diferenciado se quiser-se intrometer nas primeiras escolhas do treinador do FC Porto. Não será fácil!

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Juventus tropeça frente ao Torino

A Juventus e o Torino não foram além de um empate a zero, num encontro válido pela 11.ª jornada da Serie A.

FC Porto perde pela primeira vez na Segunda Liga de Futebol Feminino

O FC Porto perdeu contra o Gil Vicente por uma bola a zero, em jogo da quinta jornada da Segunda Liga de Futebol Feminino.

Hugo Oliveira fala de craque do Famalicão e elogia Marco Silva: «É o melhor técnico português da atualidade»

Hugo Oliveira trabalhou durante alguns anos na equipa técnica de Marco Silva e disse que o seu colega é o melhor treinador português.

Moisés Caicedo perde aposta com Andrey Santos e a culpa é de Abel Ferreira: «Não consegui acreditar»

Moisés Caicedo fez uma aposta com Andrey Santos sobre a eliminação do Palmeiras na Taça Libertadores. Abel Ferreira garantiu a presença na final.

PUB

Mais Artigos Populares

Já votaram mais de 78 mil sócios nas eleições do Benfica

78.462 sócios já votaram nas eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Liverpool e Tottenham em corrida por jogador que já foi associado ao Benfica

O Liverpool e o Tottenham estão interessados em Kostas Koulierakis, defesa central que pertence aos quadros do Wolfsburgo.

Pep Guardiola elege treinador mais exigente que enfrentou: «Para o conseguir vencer, precisei de pensar e trabalhar mais»

Pep Guardiola escolheu Jurgen Klopp como o treinador que mais lhe deu trabalho. O técnico catalão elogiou o antigo treinador do Liverpool.