📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Liga (ou league) Desilusão

- Advertisement -

Fui, desde o início da ideia, contra a criação da Liga sub-23.

Quem leu esta primeira linha, saberá, a partir daqui, qual o teor deste artigo, mas vamos por partes e estruturando a ideia de forma eloquente.

Fui contra a criação do Campeonato Nacional de sub-23 pelo simples motivo de não ver, e contínuo sem ver, a sua real necessidade. Tínhamos um modelo de formação muito bem conseguido e que já originou grandes resultados no futebol português, que é a integração das equipas B na Segunda Liga. Felizmente, apenas o Sporting CP decidiu acabar com a sua equipa B para aderir à nova Liga sub-23, mas houve um real perigo de se acabar com este modelo de sucesso para passarmos para um modelo que tem tudo para correr mal.

Dirão os mais otimistas: “lá está ele, só sabe criticar e dizer mal”. Não, não se trata de criticar ou só dizer mal, neste caso. Continuo é sem entender qual foi a necessidade que nos levou à criação desta Liga sub-23. Como diria Ricardo Araújo Pereira: “equipa que ganha não mexe”. Neste caso eu diria: “modelo que dá sucesso não mexe.” É por isto que sou um grande critico desta nova Liga sub-23.

A nova Liga sub-23 veio dar uma extensão na formação de clubes que não possuíam equipas B
Fonte: FPF

Mas, tudo bem, já que a Federação decidiu mesmo levar esta ideia avante, porque não lhe dar uma oportunidade? Talvez até se venha a revelar uma boa surpresa e um bom complemento entre o escalão de juniores e a equipa B. Pois bem, foi isso que eu fiz, e estive muito atento a estas três primeiras jornadas para tirar os “meus” primeiros apontamentos.

Primeiro que tudo, esta denominada “Liga Revelação2 tem o nome corretíssimo. Consigo ver que, em vários planteis sub-23, muitos agentes desportivos viram nesta liga a oportunidade perfeita de revelar e divulgar os seus jogadores. Só assim se explica o facto de termos algumas equipas que possuem um elevado número de estrangeiros para uma competição que partiu do plano teórico de ser um complemento à formação do jogador português.

Para as pessoas não pensarem que eu estou a falar apenas por falar, vamos aos números e aos factos que estes sustentam.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.