Um sorteio com ‘estrelinha’ de campeão

É frequente dizer-se que os campeões carregam consigo a estrelinha que lhes permite confiar na sorte e ser bem sucedidos em situações potencialmente complicadas. Desta vez não falamos do futebol jogado, mas o sorteio da Champions League tinha tudo para ser um tormento para as equipas portuguesas. No caso do FC Porto, a lotaria ditou que o equilíbrio será a nota dominante, num grupo que permite aos dragões experimentar novamente as sensações de Gelsenkirchen, rever velhos conhecidos e até medir forças com dois portugueses.

O lote 1 do sorteio continha sete colossos e um ousider. Logo aí, o FC Porto suspirou de alívio quando o papel anunciava os russos do FK Lokomotiv Moscva como primeiro adversário. Seguiram-se os alemães do FC Gelsenkirchen-Schalke 04 e, por último, os turcos do Galatasaray SK.

As primeiras conclusões apontam para um grupo pautado pelo equilíbrio entre os quatro emblemas, com a particularidade de termos três campeões (FC Porto, Galatasaray e Lokomotiv) e um vice-campeão (Schalke 04).

Os objetivos do FC Porto para a Champions League passam por, em primeiro ou em segundo lugar, assegurar desde logo a passagem aos oitavos de final e, dessa forma, amealhar mais uns milhões. Olhando para os oponentes, o campeão nacional parece ter todas as capacidades de conseguir esse objetivo, sendo que as viagens a que se verá obrigado, nomeadamente à Turquia e à Rússia, podem ter um peso significativo. Resta esperar que esses périplos não coincidam com o inverno rigoroso que se fará sentir nessas localidades.

O Schalke 04 é, na minha opinião, o adversário mais complicado
Fonte: FC Porto

Analisando um a um, pessoalmente considero os germânicos do Schalke 04 o oponente teoricamente mais complicado, desde logo tendo em conta a excelente campanha do ano passado, na qual terminou em segundo lugar na Bundesliga, apenas atrás do todo poderoso Bayern. Para os portistas, a presença em Gelsenkirchen (local onde o FC Porto venceu a segunda Liga dos Campeões da sua história) pode ser uma inspiração.

Em relação aos restantes, destaque para os embates com velhos conhecidos. Se nos turcos alinham os ex dragões Maicon (curiosidade para ver como vai ser recebido depois da saída atribulada do Dragão) e Fernando Reges, nos russos jogam os portugueses Éder e Manuel Fernandes. Todos foram campeões na época passada e, por via dessas conquistas, garantiram entrada direta na Champions League. Nunca é demais recordar que este não foi o sorteio mais complicado que poderia ter calhado ao FC Porto, mas está certamente muito longe de ser o mais fácil e, por isso, exige-se a determinação, o profissionalismo e o respeito de sempre, de forma a que os portistas possam (uma vez mais) sonhar alto.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alejandro Garnacho tem 5 pretendentes depois de ser criticado por Ruben Amorim e de ser colocado à venda pelo Manchester United

Alejandro Garnacho vai deixar o Manchester United neste mercado. Avançado argentino tem cinco pretendentes.

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.

Manchester United de Ruben Amorim sondou estrela de clube da Premier League

O Manchester United conversou com o West Ham sobre uma troca entre Sancho e Kudus, mas negócio caiu por terra.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto perde com Riga FC da Letónia na preparação para o Mundial de Clubes

O FC Porto perdeu por 2-0 frente ao Riga FC, num encontro de preparação para o Mundial de Clubes de 2025.

FC Porto apresenta proposta para contratar Roony Bardghji ao Copenhaga

O FC Porto está na corrida pela contratação de Roony Bardghji. Extremo representa o Copenhaga e tem vários interessados.

Angola de Pedro Soares Gonçalves vence Lesoto e assume liderança do Grupo B na Taça COSAFA

Angola somou a primeira vitória na Taça COSAFA. Palancas negras de Pedro Soares Gonçalves venceram o Lesoto.