Lendas do Universo Leonino: João Rocha

- Advertisement -

Na semana em que decorrem as eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, recordamos o histórico Presidente, João Rocha.

João António Anjos Rocha é uma das figuras mais marcantes da história do clube leonino. Eleito a 7 de Setembro de 1973, dirigiu o Sporting até 3 de Outubro de 1986, sendo o Presidente com maior longevidade no clube.

No seu trajeto na liderança do clube verde e branco conquistou, no futebol, três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Um Presidente que deixou uma marca indelével na sua aposta nas modalidades, com mais de 1500 atletas a representarem o clube, em 22 modalidades. João Rocha, liderou nesse período um Sporting, que no eletismo venceu mais de 1200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, 8 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, uma Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, Taças das Taças e uma Taça CERS. Além destes títulos, no decorrer dos seus mandatos, modalidades como o Basquetebol, Andebol, Atletismo, Ciclismo, Ginástica viveram tempos de glória. Muitos títulos e medalhas, um período de glória para o Sporting Clube de Portugal.

O Presidente, para muitos considerado o melhor da história do Sporting, herdou o clube em plena crise financeira. Após treze anos a liderar os destinos do clube, deixou obra como a construção da Pista de Tartan e dos Pavilhões. Durante a sua presidência, o clube mais do que triplicou o número de sócios, ultrapassando os 100 mil. Além disso, viu aprovada em Assembleia-Geral a criação dos Núcleos e de três categorias de sócio.

João Rocha é um dos presidentes mais emblemáticos do Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O respeito pelos valores democráticos norteavam o Sporting, em 1981 aprovou uma alteração de estatutos em Assembleia-Geral, que implicava que os membros que compunham as listas aos órgãos sociais do clube, fossem sujeitos à aprovação dos sócios.

Estes são apenas alguns dos marcos que o Presidente João Rocha deixou na história do Sporting Clube de Portugal. Para muitos, o melhor Presidente de sempre, que foi distinguido com o Prémio Stromp por três vezes, nas categorias Sócio e Dirigente, com o Leão de Ouro com Palma, em 1987 e ainda Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

A mais recente homenagem, decorreu no dia 30 de Setembro de 2012, os sócios aprovaram por uanimidade e aclamação, que o novo Pavilhão teria o nome do histórico Presidente – Pavilhão João Rocha, a casa das modalidades e de vitórias.

Na semana em que decorrem as eleições, que o Sporting tenha uma liderança, cujo exemplo seja João Rocha. Um Presidente próximo dos sportinguistas e dos atletas, que aposte nas modalidades, que seja capaz de liderar com vista a vitórias e títulos. Mas sempre respeitando os valores do Sporting Clube de Portugal, ética no desporto, respeito pelos valores democráticos e luta intransigente pelos superiores interesses do clube.

O Presidente João Rocha, ao longo dos 13 anos da sua presidência, cumpriu o sonho de José de Alvalade, fez verdadeiramente do Sporting um clube tão grande, como os maiores da Europa.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.