Assim que o campeonato começa a ganhar forma e algumas equipas se revelam surpresas ou deceções, chegam os compromissos internacionais. Para o adepto comum é uma verdadeira desilusão. Logo agora que a sua equipa tinha voltado a competir, logo agora que o ambiente da Primeira Liga tinha tomado conta do nosso dia a dia…

Sejam amigáveis ou encontros relativos a apuramentos para provas internacionais, é de esperar que a seleção portuguesa tenha uma ou (maioritariamente) duas partidas ao cabo das primeiras jornadas do campeonato. É assim há anos e é a forma encontrada para que um Europeu ou um Mundial se prolongue e se faça render nos anos em que não se realizam.

Nos últimos cinco anos, o campeonato português parou para que se realizassem encontros de apuramento para três competições diferentes. Em 2013/2014, concluída a terceira jornada, por volta de 2 de setembro, o FC Porto era líder e tinha como vitórias todos os jogos realizados. Na pausa que se seguiu, a seleção portuguesa disputou uma partida amigável contra o Brasil, tendo perdido por 3-1. Dias depois, a contar para o apuramento do Mundial’14, Portugal foi à Irlanda do Norte vencer por 2-4.

Nos últimos seis campeonatos, o FC Porto partiu por quatro vezes para a pausa internacional com a melhor defesa
Fonte: FC Porto

Na época seguinte, a pausa dá-se novamente depois da terceira jornada. À altura, Rio Ave FC, Vitória SC e FC Porto tinham conseguido uma arranque perfeito (três jogos, nove pontos) e partilhavam a posição cimeira da tabela classificativa. Desta vez, a seleção não venceu o seu encontro relativo ao apuramento para o Euro’16; derrota caseira frente à Albânia (0-1).

Na temporada 2015/16, FC Porto, Sporting CP e FC Arouca lideravam o campeonato à terceira jornada, fruto de duas vitórias e um empate. Nesta altura, Portugal realizou uma das últimas partidas de apuramento para o Europeu de França e um amigável contra a seleção anfitriã dessa prova. Frente à Albânia, redimiu-se da derrota da primeira volta e venceu, fora, por 0-1, e frente à seleção francesa perdeu por 0-1.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Atlético Madrid coloca pressão em Diego Simeone: «A nossa equipa está ao nível do Real Madrid e do Barcelona»

O presidente do Atlético Madrid, Enrique Cerezo, falou das expectativas do Atlético Madrid para a nova temporada. O dirigente falou também do Estádio Metropolitano acolher a final da Champions League de 2027.

Ex-Sporting foi colega de Cristiano Ronaldo e não tem dúvidas sobre CR7: «O melhor de todos, era uma besta»

Jesé Rodríguez deixou muitos elogios para Cristiano Ronaldo. O avançado espanhol de 32 anos recordou os tempos em que foi colega de CR7 no Real Madrid.

Vitória SC: mudança de Nuno Santos para o Sochi cai, mas médio ofensivo pode deixar o Minho nos próximos dias

Nuno Santos estava a ser negociado entre o Vitória SC e o Sochi, mas as conversações entre as duas partes não chegaram a bom porto.

5 melhores jogadores da Serie A 2025/26

Durante décadas, a Serie A italiana foi o epicentro do futebol mundial, palco onde desfilavam algumas das maiores estrelas do jogo

PUB

Mais Artigos Populares

Balneário do Manchester United aliviado: eis a razão que fez os jogadores sorrirem

Os jogadores do Manchester United estão satisfeitos com a saída de André Onana, que rumou ao Trabzonspor nos últimos dias.

Sem tempo a perder | Benfica x Santa Clara

Regressa o rebuliço clubístico dum atarefado calendário que vai deixando adeptos do Benfica e sobretudo jogadores sem fôlego.

Empresário americano pode investir no Benfica

O Benfica pode vir a ser o próximo investimento de Mike Meldman, empresário americano que está a desenvolver um projeto na Comporta.