‘Estudantes’ com os olhos postos na Primeira Liga

[tps_footer][/tps_footer]

[tps_title][/tps_title]

Depois de um início de campeonato desastroso, os ‘Estudantes’ procuram inverter essa tendência. Após seis jornadas, uma vitória, três empates e duas derrotas, o mítico João Alves, novo treinador da Briosa, vai tentar entrar com tudo neste seu regresso e vencer já em Penafiel na próxima segunda-feira.

É inegável, quando se afirma que a Associação Académica de Coimbra – OAF é um dos grandes clubes de Portugal. Com duas Taças de Portugal no currículo, o clube já participou quatro vezes nas Competições Europeias e 64 (!!) na Primeira Liga Portuguesa, sendo um dos clubes com mais presenças no mais alto escalão do futebol português. Após a descida em 2016, o clube procura subir o mais rapidamente possível e acaba de mudar de rumo, com a troca de técnico.

Mau arranque

Foram várias as movimentações no plantel da Briosa. Primeiro que tudo, Carlos Pinto, após fazer subir os Açorianos do CD Santa Clara, aceitou o projeto de subir a Académica. Uma escolha que, na teoria, tinha tudo para dar certo.

Quanto a contratações, destaque para as chegadas de Peçanha, Romário Baldé e Rúben Saldanha, mas, sobretudo, destaque para a aquisição surpresa de Hugo Almeida. O internacional português (19 golos em 57 jogos pela Seleção Nacional), com quase 200 golos oficiais na carreira, decidiu voltar a Portugal e assumir papel de destaque na Segunda Liga Portuguesa e no ataque dos ‘Estudantes’.

Hugo Almeida já leva quatro golos em cinco jogos e passará muito por ele o sucesso dos ‘Estudantes’
Fonte: Associação Académica de Coimbra – OAF

Olhando para o técnico e para o potencial do plantel, fica claro o favoritismo à subida, no entanto, o arranque foi terrível. A Académica começou logo a temporada a ser eliminada, em casa pelo Leixões SC, da Taça da Liga. Seguiram-se as primeiras quatro jornadas da Segunda Liga Portuguesa sem qualquer vitória: três empates e uma derrota.

O alarme e a pressão aumentaram consideravelmente, mas a primeira e única vitória na temporada chegou à quinta jornada (vitória de 0-2 em Faro sobre o SC Farense) e poderia ser um momento de viragem. Esse momento de viragem, não passou de uma ilusão, já que, logo no jogo a seguir, a Académica foi eliminada da Taça de Portugal pelo Juventude de Pedras Salgadas. Foi a gota de água e Carlos Pinto acabou dispensado. Depois do afastamento de Carlos Pinto, Vítor Vinha assumiu a equipa interinamente na receção ao Estoril-Praia SAD. O jogo não poderia ter corrido pior. Os ‘Canarinhos’ massacraram a Académica e venceram por 2-7 em Coimbra.

Regresso de João Alves

A direção tinha de tomar medidas e optou por um treinador mediático, com um cadastro enorme no futebol e com passado de sucesso na própria Académica. João Alves, de 65 anos, voltou ao ativo cinco anos depois e, apesar do contexto atual da Briosa, assumiu de imediato querer encarrilar a equipa novamente no caminho da subida. O ex-internacional português, que representou clubes como o SL Benfica ou Paris Saint-Germain enquanto jogador, já orientou os ‘Estudantes’ e até os fez subir à Primeira Liga em 2002.

O mítico João Alves poderá trazer outro fulgor e outra atitude à equipa da Briosa
Fonte: Associação Académica de Coimbra – OAF

O cenário de subida é ainda bem real já que a distância pontual, que separa a Académica dos lugares de subida, é de apenas oito pontos, que, convenhamos, na Segunda Liga Portuguesa, não significa grande coisa. No entanto, a margem de erro da Briosa é muito reduzida e terão já dois testes de fogo. Visitam o Norte, para enfrentar o CD Penafiel e recebem o Académico de Viseu FC, dois adversários que também têm ambições elevadas nesta liga.

A missão do técnico português passará muito por recuperar a confiança dos seus jogadores e sobretudo ganhar. Existe grande curiosidade em saber que sistema e modelo João Alves irá aplicar (não esquecer que não treina desde a época 12/13 e, todas as épocas, os treinadores mudam de opiniões e estratégias), sabendo-se que, nesta primeira fase, o importante será vencer. Uma coisa é certa, a Académica não baixará os braços e a pressão para regressar à Primeira Liga permanecerá.

 

Foto de capa: Associação Académica de Coimbra – OAF

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim aponta possível data de estreia de reforço do Manchester United

Bryan Mbeumo ainda não se estreou pelo Manchester United. Ruben Amorim aponta possível data de estreia do jogador.

Sporting com dois ‘reforços’ confirmados

O Sporting de Nuno Dias integrou nos seus trabalhos dois nomes que não estavam no clube: Bruno Maior e Pedro Santos.

Sporting regressa aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo para preparar Supertaça

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 julho no Estádio do Algarve. Leões focados no jogo.

Almería vai perder Luis Suárez para o Sporting e pensa em nome de peso para o substituir

O Almería vai ver Luis Suárez ser confirmado em breve como reforço do Sporting. Umar Sadiq é o nome desejado para o substituir.

PUB

Mais Artigos Populares

Jan Bednarek já está em Portugal para reforçar FC Porto

Jan Bednarek vai deixar o Southampton e reforçar o FC Porto. Defesa-central já está em Portugal para completar mudança.

FC Porto regressa aos treinos com um jogador de fora

O FC Porto regressou aos treinos durante esta segunda-feira. Francisco Moura continua fora das contas de Francesco Farioli.

Fejsa e Eliseu comentam nova época do Benfica: «Este ano vai haver de certeza mais títulos»

Eliseu e Fejsa são antigos jogadores do Benfica e falaram sobre o momento do clube encarnado. Eis o que disseram.