A três jornadas do fim a luta pelas competições europeias na Liga portuguesa está ao rubro com Famalicão e Gil Vicente, dois emblemas do Minho a lutarem pela última vaga para a qualificação para as pré-eliminatórias da Liga Conferência.
O que a tabela nos diz a três rondas do final é que o Braga tem quase garantido o quarto lugar apesar do Famalicão ainda aspirar a esse lugar, a grande luta centra-se pelo 5.º posto entre os famalicenses e o Gil Vicente que estão separados por dois pontos, 51 contra 49.


O Famalicão é nesta altura o dono da posição europeia. É um clube com um projeto sólido, consistente e que lhe tem permitido nas últimas épocas ficar sempre nos lugares cimeiros do campeonato sem nunca ter, no entanto, chegado a um lugar europeu.
É uma equipa que joga um futebol positivo, virado para frente, enfrentando os adversários olhos nos olhos, e tem feito uma boa recuperação na Liga depois de um começo algo irregular, e que lhe permite estar nesta altura em vantagem sobre os galos de Barcelos neste duelo europeu.
Hugo Oliveira que tem feito um excelente trabalho desde que iniciou o seu ciclo. Tem jogadores de grande qualidade ao seu dispor com Gustavo Sá, Gil Dias, Sorriso ou Justin de Haas que dão um perfume especial à equipa e que prometem com já aconteceu no passado com outros, dar muito dinheiro a ganhar aos cofres do Famalicão.


Quanto ao Gil Vicente é considerada, com toda a justiça, a equipa sensação do campeonato. O treinador César Peixoto tem feito uma carreira muito regular à frente da equipa, tendo até há bem pouco tempo e durante praticamente toda a 1.ª volta do campeonato estado num sensacional 4.º lugar à frente do histórico Braga.
Um conjunto de resultados menos felizes fizeram os gilistas caírem para o sexto lugar, mas com a qualificação europeia ainda completamente em aberto. O trabalho de César Peixoto é digno de todos os elogios numa equipa que se esperava que lutasse pela manutenção, mas que ainda se encontra a lutar por objetivos maiores.
Apesar de ter perdido no mercado de Janeiro dois esteios da equipa, o guarda-redes Andrew e o ponta de lança Pablo Felipe, os gilistas através do seu treinador souberam reinventar-se. Com a qualidade de jogadores como Konan, Luís Esteves e Murilo de Souza conseguiram manter no nível evidenciado e elogiado por todos na 1ª volta e manter-se na luta até ao fim.
Voltando aos dois rivais na luta pelo restante lugar europeu, as duas formações têm finais de campeonato idênticos no que se refere a dificuldades.


O Famalicão tem já uma prova de fogo, este fim de semana com a receção ao Benfica que ainda está em luta pelo 2.º lugar, depois segue-se uma deslocação ao aflito Estrela da Amadora e termina o campeonato em casa, frente ao tranquilo Alverca.
Já o “galos” tem dois jogos com formações que ainda procuram garantir a manutenção definitivamente. E o caso da deslocação a Vila do Conde e a receção ao Arouca, terminando com um encontro de grau de dificuldade elevado, a ida ao Estádio de Alvalade para defrontar o Sporting.
Nesta luta, o Famalicão para além de pontualmente seguir à frente, tem a vantagem do seu jogo mais difícil ser agora e o do Gil Vicente ser na última jornada, não dando hipóteses de reversão no caso de um resultado negativo.
O fator casa é um aspeto que pode também revelar-se decisivo, favorecendo igualmente os famalicenses que na última jornada jogam no seu estádio contra uma equipa já tranquila.

