Famalicão, Gil Vicente e demais: a luta pela Europa

- Advertisement -

A três jornadas do fim a luta pelas competições europeias na Liga portuguesa está ao rubro com Famalicão e Gil Vicente, dois emblemas do Minho a lutarem pela última vaga para a qualificação para as pré-eliminatórias da Liga Conferência.

O que a tabela nos diz a três rondas do final é que o Braga tem quase garantido o quarto lugar apesar do Famalicão ainda aspirar a esse lugar, a grande luta centra-se pelo 5.º posto entre os famalicenses e o Gil Vicente que estão separados por dois pontos, 51 contra 49.

Gustavo Varela no Gil Vicente
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

O Famalicão é nesta altura o dono da posição europeia. É um clube com um projeto sólido, consistente e que lhe tem permitido nas últimas épocas ficar sempre nos lugares cimeiros do campeonato sem nunca ter, no entanto, chegado a um lugar europeu.

É uma equipa que joga um futebol positivo, virado para frente, enfrentando os adversários olhos nos olhos, e tem feito uma boa recuperação na Liga depois de um começo algo irregular, e que lhe permite estar nesta altura em vantagem sobre os galos de Barcelos neste duelo europeu.

Hugo Oliveira que tem feito um excelente trabalho desde que iniciou o seu ciclo. Tem jogadores de grande qualidade ao seu dispor com Gustavo Sá, Gil Dias, Sorriso ou Justin de Haas que dão um perfume especial à equipa e que prometem com já aconteceu no passado com outros, dar muito dinheiro a ganhar aos cofres do Famalicão.

Hugo Oliveira Famalicão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Quanto ao Gil Vicente é considerada, com toda a justiça, a equipa sensação do campeonato. O treinador César Peixoto tem feito uma carreira muito regular à frente da equipa, tendo até há bem pouco tempo e durante praticamente toda a 1.ª volta do campeonato estado num sensacional 4.º lugar à frente do histórico Braga.

Um conjunto de resultados menos felizes fizeram os gilistas caírem para o sexto lugar, mas com a qualificação europeia ainda completamente em aberto. O trabalho de César Peixoto é digno de todos os elogios numa equipa que se esperava que lutasse pela manutenção, mas que ainda se encontra a lutar por objetivos maiores.

Apesar de ter perdido no mercado de Janeiro dois esteios da equipa, o guarda-redes Andrew e o ponta de lança Pablo Felipe, os gilistas através do seu treinador souberam reinventar-se. Com a qualidade de jogadores como Konan, Luís Esteves e Murilo de Souza conseguiram manter no nível evidenciado e elogiado por todos na 1ª volta e manter-se na luta até ao fim.

Voltando aos dois rivais na luta pelo restante lugar europeu, as duas formações têm finais de campeonato idênticos no que se refere a dificuldades.

Gianluca Prestianni Benfica Gil Dias Famalicão
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Famalicão tem já uma prova de fogo, este fim de semana com a receção ao Benfica que ainda está em luta pelo 2.º lugar, depois segue-se uma deslocação ao aflito Estrela da Amadora e termina o campeonato em casa, frente ao tranquilo Alverca.

Já o “galos” tem dois jogos com formações que ainda procuram garantir a manutenção definitivamente. E o caso da deslocação a Vila do Conde e a receção ao Arouca, terminando com um encontro de grau de dificuldade elevado, a ida ao Estádio de Alvalade para defrontar o Sporting.

Nesta luta, o Famalicão para além de pontualmente seguir à frente, tem a vantagem do seu jogo mais difícil ser agora e o do Gil Vicente ser na última jornada, não dando hipóteses de reversão no caso de um resultado negativo.

O fator casa é um aspeto que pode também revelar-se decisivo, favorecendo igualmente os famalicenses que na última jornada jogam no seu estádio contra uma equipa já tranquila.

Subscreve!

Artigos Populares

Roy Keane fala sobre o Irão no Mundial 2026 e visa Carlos Queiroz: «Tinha a personalidade de um peixe morto»

Roy Keane recordou a passagem de Carlos Queiroz pelo Manchester United e projetou o caminho do Irão no Mundial 2026.

Internacional espanhol destaca personalidade de José Mourinho: «Acolheu-me como se fosse um filho e deu-me uma oportunidade»

Álvaro Morata destacou as experiências que teve sob o comando de José Mourinho e projetou o seu trabalho no Real Madrid.

Gonçalo Silva regressa ao Farense após dois anos na Arménia

O defesa Gonçalo Silva, de 35 anos, assinou por uma época com opção de renovação e é o primeiro reforço dos algarvios para 2026/2027.

Sampdoria anuncia dirigente português como novo diretor desportivo

A Sampdoria anunciou uma reorganização da sua estrutura desportiva, com a nomeação de Américo Branco como novo diretor desportivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Contratação de Rodrigo Zalazar surge para acautelar possível saída de Francisco Trincão

A contratação de Rodrigo Zalazar por parte do Sporting surge para responder a uma possível saída de Francisco Trincão no mercado de verão.

Helena Costa deixa cargo de diretora desportiva do Estoril Praia

O Estoril Praia anunciou a saída de Helena Costa do cargo de diretora desportiva. A dirigente estava no clube canarinho desde janeiro de 2025.

Mário Nunes é o novo treinador do Feirense para a época 2026/27

O Feirense oficializou a contratação de Mário Nunes para o comando técnico da equipa principal na temporada 2026/27.