Futebol com quatro partes? Uma invenção americana ou veio mesmo para ficar?

- Advertisement -

Israel Dionísio está na Tribuna VIP. O técnico de 50 anos trabalhou onze temporadas na formação do FC Porto, trabalhou diretamente com jogadores como Diogo Costa, Vitinha, Diogo Dalot, Fábio Vieira e Francisco Conceição, entre outros.

A introdução das “pausas para hidratação” representa uma mudança significativa na forma como o treinador pode influenciar o jogo. Tradicionalmente, a intervenção direta das equipas técnicas durante a partida era limitada pelas interrupções naturais e mesmo nessas, nunca conseguiam comunicar com toda a equipa em simultâneo. Durante o Mundial essa realidade alterou-se.

O treinador passou a dispor de um momento formal para interromper a dinâmica do jogo e reunir com toda a equipa. Esta pausa permitiu corrigir aspetos táticos, ajustar o posicionamento, redefinir comportamentos coletivos e individuais e responder imediatamente ao que estava a acontecer em campo.

Espanha Jogadores Mundial 2026
Fonte: Federação Espanhola de Futebol

A pausa para hidratação transformou-se num momento de influência direta na equipa não só tecnicamente e taticamente, mas também fisicamente e mentalmente. Em suma, as duas interrupções de três minutos, a meio de cada uma das partes, tiveram, em vários jogos, influência no resultado.

Esta inovação pode transformar-se, caso venha para ficar, numa mudança estrutural e cultural profunda no futebol. Embora fundamentais para a saúde dos atletas, em situações extremas de temperatura, o aumento da duração das pausas, para permitir uma subida extraordinária nas receitas televisivas, pode abrir as portas para um novo futebol.

Para muitos, a crítica mais comum a esta inovação vem daqueles que consideram que estamos a assistir a uma aproximação perigosa aos desportos com influência nos Estados Unidos, com a preocupação a estar virada para o entretenimento e não para a competição.

A continuidade das pausas a nível global ainda está sob avaliação. A imposição sistemática em todos os jogos, sem olhar a temperaturas, divide opiniões sobre a emotividade e a magia do jogo. Será que o poder do dinheiro vai ter capacidade para mudar, mais uma vez, o Futebol?

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia contrata 2 jogadores do mesmo clube: «Entro para lutar em todos os jogos por este clube e pela nossa equipa»

O Estoril Praia oficializou mais duas contratações no dia do fecho do mercado: Roko Jurisic e Nail Omerovic.

O regresso da águia ao Caldeirão | Marítimo x Benfica

Três anos depois o Benfica regressa ao mítico Caldeirão dos Barreiros para defrontar o Marítimo, que este ano regressou ao principal do nosso futebol

Vando Félix volta ao Torreense no último dia do mercado

Vando Félix está de volta ao Torreense. Extremo de 24 anos assina um contrato válido de quatro temporadas.

Torreense empresta Kévin Zohi à Académica: «Estou muito feliz de fazer parte deste clube histórico de Portugal»

Kévin Zohi é reforço da Académica neste mercado de verão. Avançado de 29 anos chega por empréstimo do Torreense.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional avança que João Palhinha reforçou o Benfica a pedido de Marco Silva

O jornal Record revela que Marco Silva pediu expressamente ao Benfica para contratar João Palhinha. Médio foi treinado pelo técnico no Fulham.

Baixa no meio-campo do CD Nacional para a visita ao Sporting: Eis os detalhes

Filipe Soares está afastado do Sporting x CD Nacional, após sofrer uma lesão na perna direita durante a derrota frente ao Estrela da Amadora.

Victor Froholdt afastado do FC Porto x Manchester City: Médio passou a noite internado

Victor Froholdt passou a noite sob observação no hospital e vai falhar o FC Porto x Manchester City, devido ao protocolo da UEFA para concussões cerebrais.