Moto GP Brasil: Marco Bezzecchi termina temporada em grande

- Advertisement -

A CORRIDA: ITALIANO DA APRILIA VOLTA A DOMINAR UMA CORRIDA AO DOMINGO, NUM GRANDE PRÉMIO COM ALGUNS PROBLEMAS

Marco Bezzecchi já tinha deixado sinais de domínio na ronda inicial do campeonato, na Tailândia, e continuou na mesma onda no Brasil, com a pista de Goiânia a receber o campeonato (e a deixar alguns problemas). Numa corrida encurtada de 31 para 23 voltas (e com o anúncio a surgir poucos minutos antes do arranque), o italiano bateu o colega de equipa Jorge Martín, com Fabio Di Giannantonio (VR46) a completar o pódio.

Bezzecchi deixou logo a sua marca no arranque, batendo Di Giannantonio logo nesse momento e nunca mais sendo alcançado na liderança. É a quarta vez consecutiva que Bezzecchi vence uma corrida ao domingo, tendo liderado todas as voltas de todas essas provas.

Jorge Martín tinha perdido uma posição para Pedro Acosta, mas ultrapassou o espanhol, que tinha entrado para este fim de semana como líder do campeonato, e depois aproveitou um ataque de Di Giannantonio a Marc Márquez na curva 4 para ultrapassar os dois. Martín tentou aproximar-se de Bezzecchi, mas não foi capaz e terminou a 3.2 segundos.

Di Giannantonio e Márquez estiveram sempre numa animada batalha, depois de o espanhol ter conquistado a corrida sprint no sábado às custas do italiano. Diggia cometeu um erro no início, alargando e permitindo a ultrapassagem de Márquez, mas o tal ataque na curva 4 que fez com que Martín passasse os dois voltou a colocar o homem da VR46 na frente.

Perto do final da corrida, o campeão do mundo voltou a passar para a frente, mas errou na volta seguinte e quase caiu, fazendo com que o transalpino terminasse no último lugar do pódio, com Márquez em quarto. Ai Ogura quase saía do top-10 com um mau arranque, mas terminou em quinto, ultrapassando Álex Márquez na última volta.

Pedro Acosta voltou a ser com distância o melhor piloto da KTM, mas foi muito mais discreto do que na Tailândia, terminando no sétimo lugar. Fermín Aldeguer, regressado de lesão, terminou no oitavo posto, com Johann Zarco (LCR) e Raúl Fernández (Trackhouse) a completarem o top-10. Luca Marini, Franco Morbidelli, o homem da casa Diogo Moreira, Álex Rins e Enea Bastianini completaram os lugares pontuáveis, com quedas para Brad Binder e Jack Miller logo no início e para Pecco Bagnaia e Joan Mir na 11.ª volta.

Voltando aos problemas da pista de Goiânia, o MotoGP anunciou a “degradação da pista” como o motivo para o encurtamento do número de voltas, já depois de, no sábado, a corrida sprint ter sido adiada em mais de uma hora, devido a ter sido detetado um enorme buraco na pista, pouco depois da qualificação.

PILOTO DO DIA

Marco Bezzecchi (Aprilia) – Numa corrida ainda assim animada, mas menos memorável do que a da Tailândia, há que destacar a consistência do novo líder do campeonato quando chegam os domingos. Bezzecchi tem mota para dominar, mas há uma diferença entre ter mota para o fazer e ser capaz de o fazer e o italiano tem dado poucas hipóteses quando chegam as corridas que valem mais pontos.

DESILUSÃO DO DIA

Organização do Grande Prémio – Brasil é um país entusiástico pelos desportos motorizados, e tem pelo menos uma excelente pista em Interlagos, mas todo este fim de semana em Goiânia foi uma confusão, terminando com esta decisão de encurtar o número de voltas da corrida porque não estariam reunidas as condições de segurança para fazer o número inicialmente planeado.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting revela o Relatório e Contas de 2025/2026: Leões apresentam lucro pelo 5.º ano consecutivo

O Sporting apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros nas contas da temporada 2025/26. Crescimento de 74% face ao período homólogo.

Argentina mantém confiança em Lionel Scaloni e oferece contrato válido até 2030

Lionel Scaloni, campeão do mundo em 2022, vai estender a ligação com a seleção da Argentina até julho de 2030, segundo Fabrizio Romano.

Anatoliy Trubin deixa mensagem antes dos compromissos da Ucrânia: «Confia no trabalho»

Anatoliy Trubin deixou uma mensagem de confiança nas redes sociais, após rumar à seleção ucraniana.

«Quero abrir o leque e explorar mais a qualidade dos jogadores de outros países e continentes» | Entrevista Bola na Rede a Ricardo Pessoa

Ricardo Pessoa é um antigo internacional jovem português, com vários anos de experiência nos relvados da Primeira Liga, muitos deles ao serviço do Portimonense. No final da carreira, desempenhou funções como treinador-adjunto no clube algarvio, antes de iniciar o seu percurso como treinador principal. Destacou-se no comando do Lusitânia dos Açores, promovendo o emblema açoriano até à Liga 3, com passagens pelo Lusitano de Évora, Amora e um regresso ao Portimonense, onde assumiu a liderança da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Santiago Giménez no México: «A seleção vai num bom caminho»

Santiago Giménez está entre os convocados da Seleção do México para os próximos jogos e já se encontra pelo país.

Benjamin Sesko deixa a Eslovénia por lesão

Benjamin Sesko vai desfalcar a seleção da Eslovénia nos próximos jogos. Em causa, uma lesão sofrida na canela.

Kylian Mbappé explica escolha pelo PSG e revela que esteve perto de um clube da Premier League: «Sim, estive perto»

Kylian Mbappé recordou as negociações com o Liverpool em 2017 e explicou que chegou a ouvir o projeto de Jurgen Klopp antes de ir para o PSG.