Varandas e os erros a favor do Sporting: Um exemplo a seguir pelos rivais

- Advertisement -

Admitir um erro deve ser das coisas que mais custa para a maioria das pessoas. É mais fácil culpar os outros do que assumir as nossas próprias falhas. No futebol passa-se quase a mesma coisa, mais concretamente em contexto das queixinhas pelas arbitragens. E aqui tenho uma opinião bastante vincada em relação a essa matéria. Além de achar que isto acontece com todas as equipas, vou falar apenas nos três grandes do futebol português. Quer Benfica, Sporting e FC Porto, são beneficiados e prejudicados ao longo da época.

A diferença está na forma como são encarados esses benefícios e prejuízos. Quando um deles tem erros a seu favor, calam-se bem caladinhos. Mas quando sentem que foram empurrados pelo árbitro, vêm logo a terreno pedir explicações, e são comunicados atrás de comunicados, às vezes até sobre jogos em que não participam.

Vem isto a propósito que nas vésperas de natal aconteceu uma situação rara que não estava nada à espera. Há alguns anos que tenho vindo a dizer que um dia gostava que alguém, seja ele presidente, treinador, ou jogador, admitisse publicamente os erros de arbitragem a seu favor. Não sei se foi por estarmos dentro do espírito natalício, mas Frederico Varandas teve essa coragem.

O presidente do Sporting reconheceu que os leões foram beneficiados no polémico lance de Hjulmand, que originou a grande penalidade que deu o empate frente ao Santa Clara para a Taça de Portugal. “Não é penálti”. Mais direto não podia ter sido. O Sporting viria depois a resolver a eliminatória no prolongamento.

Djé Tavares Morten Hjulmand Sporting Santa Clara
O Sporting eliminou o Santa Clara da Taça de Portugal em jogo polémico
Fonte: Rafael Canejo / Bola na Rede

É de aplaudir esta intervenção de Frederico Varandas, embora depois tenha disparado na direção de Benfica e FC Porto, a acusá-los de dominar a arbitragem no passado. Referiu ainda o lance do pontapé de canto mal assinalado a favor dos leões na partida com o Santa Clara, para o campeonato, e que a comunicação social não está preparada para os erros dos árbitros a favor do Sporting. Ou seja, Varandas reconheceu que o clube de Alvalade tem sido beneficiado em alguns jogos.

Será que estamos a caminhar para um novo paradigma no futebol português? Era bom que assim fosse, mas infelizmente acho que isto foi uma exceção à regra do que normalmente acontece, e não vamos passar da cepa torta. O que se tem visto é um chorrilho de comunicados onde ninguém quer ficar a perder.

Seria bom que Rui Costa e André Villas-Boas pegassem neste exemplo do presidente leonino, e no futuro conseguissem ter a mesma coragem que ele teve. Porque falar quando se é prejudicado é fácil. E acreditem que o mundo do futebol seria mais pacífico se todos reconhecessem quando são favorecidos pelos homens do apito. Está na hora de mudar a mentalidade de todos os envolvidos neste desporto que apaixona milhões por esse mundo fora. Só assim se consegue um futebol mais transparente e não tão cheio de dúvidas.

Ainda sobre as declarações de Frederico Varandas, um pequeno reparo. Santa Clara e Sporting defrontaram-se para a Taça de Portugal no dia 18 de dezembro. Mas só cinco dias depois é que Varandas veio falar sobre a arbitragem dessa partida. Devia tê-lo feito logo após o jogo, ou no dia seguinte.

Ainda assim, e como mais vale tarde do que nunca, tiro-lhe o chapéu por ter conseguido assumir erros de arbitragem que lhe foram favoráveis. Veremos agora quando se irá repetir uma cena igual a esta, seja com este ou outros intervenientes. Porque parece-me que esta cena foi mais um milagre de natal que aconteceu do que outra coisa. E é pena.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca revela que Vangelis Pavlidis quer ir para o Fenerbahçe e que o Benfica já falou com sucessor

O Fenerbahçe está muito interessado em garantir a contratação de Vangelis Pavlidis. Lucas Stassin é desejado pelo Benfica.

Liverpool já entrou em contacto com Jorge Mendes: Reds querem jogador do PSG

O Liverpool entrou em contactos para garantir a contratação de Ibrahima Mbaye, extremo que pertence aos quadros do PSG.

Shamrock Rovers vence o Egnatia com golo de Pico Lopes: Eis os resultados do dia na 3.ª pré-eliminatória da Europa League

Na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Europa League, o Shamrock Rovers bateu o Egnatia por 3-1 e o Larne empatou a zero com o Iberia 1999.

Para a Primeira Liga estar atenta? Há 2 ‘Viktor Gyokeres’ prestes a explodir no Championship

Zan Vipotnik e Mihailo Ivanovic poderão ser dois dos protagonistas da próxima edição do Championship, que arranca em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Para fazer o mercado tremer? Deco já esá em Madrid e vai estar presente em reunião

Deco já aterrou em Madrid onde vai ter uma reunião cujo tema principal será a possível ida de Julián Álvarez para o Barcelona.

Negócio fechado: médio do Benfica a caminho do Colónia

Gil Neves está muito perto de deixar de ser jogador do Benfica. O médio vai juntar-se aos quadros do Colónia, conjunto da Bundesliga.

Mohamed Salah apresentado na Turquia: Eis o novo clube do ‘Faraó’

O Trabzonspor anunciou a contratação histórica de Mohamed Salah. Extremo egípcio deixou o Liverpool em final de contrato.