António Salvador elogia Braga e Sporting e indica: «Acompanhei Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Luís Filipe Vieira, João Bartolomeu… Éramos capazes de nos sentar à mesa e discutir temas importantes»

- Advertisement -

António Salvador esteve presente no Portugal Football Summit e falou sobre a sua trajetória como presidente do Braga.

António Salvador participou numa palestra inserida no Portugal Football Summit durante esta quinta-feira. O presidente do Braga..

«Gostaria de dizer que sendo eu o presidente mais antigo do futebol português em exercício, eu gostaria de ser visto como um presidente mais moderno, que quer ver à frente, que quer algo mais. Que tem sempre objetivos de conquistar mais. Não o mais antigo».

O dirigente falou sobre as diferenças existentes no futebol português:

«Motivação e padrão alto? Aquilo que me motiva todos os dias é colocar objetivos a mim mesmo. Temos que fazer mais do que aquilo que fizemos. Rodearmo-nos de gente competente que nos ajude a ser mais modernos. Preparar um clube para os dias de hoje e amanhã, que seja mais capaz de cumprir os objetivos. O que mudou? Fui contemporâneo de grandes lideranças do futebol português. Acompanhei Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Luís Filipe Vieira, João Bartolomeu… Éramos capazes de nos sentar à mesa e discutir temas importantes. Hoje verifica-se que os clubes têm rumado a uma construção nova, com as SAD’s, uma liderança diferente. Muitas vezes os gestores estão na frente e não são têm a palavra final. Muitas vezes nem conheço todos os presidentes das SAD’s que estão nas reuniões da Liga Portugal. Isto não é mau, mas o futebol hoje é diferente e a gestão é distinta».

António Salvador acredita que o futebol nacional está melhor atualmente:

«Hoje o futebol português estava muito melhor do que estava no passado. Melhorámos nos treinadores, jogadores, infraestruturas. A nível nacional e internacional temos uma grande projeção. Nos últimos 20 anos tivemos José Mourinho como treinador chave para o posicionamento do futebol português. Fomos evoluindo, mudámos o método de trabalho. Tivemos quatro equipas em finais de competições europeias. Isso mostra o talento que há. Há muito para fazer. Ainda olhamos para o imediato e não a médio prazo. Temos de trabalhar a uma década. Dou um exemplo. Falamos a da centralização. Ela devia ter sido implementada há 10 anos atrás. O importante não é falar de quanto receberão os maiores clubes. O importante será saber quanto podemos ir buscar para dividir por todos».

O presidente referenciou que o estádio do Braga não tem as melhores condições:

««Futuro do Braga? Toda a gente sabe qual é o meu objetivo, não vale a pena dizer. O meu sonho e o dos bracarenses mantém-se o mesmo. Na última década o Braga investiu 80 milhões de euros em infraestrutura. Está na vanguarda na estrutura de trabalho. Mas temos um problema muito grande, que é o nosso estádio. Há cinco anos fiz uma proposta a requalificação total do Estádio Primeiro de Maio, remodelávamos e fazíamos um parque natural. Ela não foi acolhida pelo ex-presidente e hoje não há qualquer hipótese de voltarmos a esse projeto. Resta resolver o problema do estádio atual. É um recinto focado no que é a arquitetura. Não foi um estádio preparado para o futebol de hoje. Teremos que remodelar e adaptar aos tempos modernos».

António Salvador falou do futuro:

««Eu não corro por nenhuma marca, mas pelos objetivos que eu imponho. Queremos trabalhar todos os dias para sermos melhores, sermos mais modernos, sermos um clube referência. É isso que me motiva a poder estar cá. No dia em que eu achar que não vou poder estar cá, sou o primeiro a passar a bola».

O dirigente abordou o começo da sua aventura na presidência:

«Eu não corro por nenhuma marca, mas pelos objetivos que eu imponho. Queremos trabalhar todos os dias para sermos melhores, sermos mais modernos, sermos um clube referência. É isso que me motiva a poder estar cá. No dia em que eu achar que não vou poder estar cá, sou o primeiro a passar a bola».

António Salvador destacou o mérito do Braga e do Sporting em terem chegado longe nas últimas provas europeias:

««Estivemos quase o ano passado. É muito complicado. O futebol português tem um desequilíbrio para os outros campeonatos europeus. O que os clubes portugueses conseguem é um grande mérito. O Braga chegar às meias finais, o Sporting a uns quartos de final da Champions League. Temos ambição de fazer melhor, mas vamos voltar a ter finais. Acredito que o Braga possa estar numa final».

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. O evento decorre na Cidade do Futebol entre os dias 23 e 25 de setembro de 2026.

Lê todos os conteúdos relativos ao Portugal Football Summit.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Baptista confirmado como novo treinador do Internacional

Eduardo Baptista assinou contrato com o Internacional até dezembro de 2026. Tem dez jogos para evitar a descida de divisão.

Valência oficializa Javier Aguirre como novo treinador

Javier Aguirre é o novo treinador do Valência. Técnico mexicano assina até ao final da época, com outra temporada de opção.

Isack Hadjar renova com a Red Bull

Isack Hadjar renovou o contrato com a Red Bull. O piloto francês de Fórmula 1 vai manter dupla com Max Verstappen em 2027

Helinho renova com o Toluca até 2029

Helinho chegou ao Toluca em 2024 vindo do Red Bull Bragantino. Aterrou no México com Paulinho, ex-Sporting

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos André regressa ao Vitória FC como diretor geral do futebol

Carlos André assumiu o cargo de diretor-geral do futebol do Vitória FC, três meses depois de ter deixado o mesmo cargo de dirigente do clube de Setúbal.

Enzo Le Fée renova contrato com o Sunderland até 2031

Enzo Le Fée renovou o seu contrato com o Sunderland até 30 de junho de 2031. Médio de 26 anos continua na Premier League.

Roberto Carlos revela: «A ideia era, quando parasse de jogar futebol, me preparar para ser treinador da Seleção Brasileira»

Roberto Carlos revelou que era para ser treinador da Seleção Brasileira quando acabou a carreira de futebolista. Declarações durante o Portugal Football Summit.