Aposta no Futebol Feminino: Já são conhecidas as Conclusões do segundo Conselho de Presidentes

- Advertisement -

Este sábado, os Presidentes de todos os sócios ordinários da FPF reuniram na Cidade do Futebol. Estas foram as conclusões do segundo encontro.

A Cidade do Futebol recebeu, este sábado, o Conselho de Presidentes da FPF, na qual participaram presidentes de todos os sócios ordinários da FPF. O encontro revolveu à volta de três temas: modelo de investimento no futebol português, desenvolvimento do futebol feminino e a harmonização regulamentar.

Em declarações à comunicação oficial, Pedro Proença abordou os detalhes da reunião:

«O segundo Conselho de Presidentes decorreu de forma muito positiva, com três tópicos que eram fundamentais para nós. Primeiro, o tópico de combate à violência, portanto, as alterações que foram feitas em termos regulamentares, as propostas ao Governo e todas as campanhas de sensibilização que a Federação e os sócios ordinários têm feito. Depois, um segundo tópico também muito importante e um eixo do nosso plano estratégico, que tem a ver com o modelo de desenvolvimento do futebol feminino, o nível de investimento da Federação será recorde no orçamento que vai ser apresentado dia 6, cerca de 23 milhões de euros de investimento naquilo que será todo o ecossistema do futebol feminino. Um terceiro tópico também muitíssimo importante que tem a ver com a harmonização regulamentar que deve ser feito desde a federação, passando pelo futebol profissional, passando pelo movimento associativo. Portanto, foi de grande agrado que toda esta família do futebol esteve presente, mostrando a união desde o futebol amador, passando pelas associações de classes, dias profissionais, e onde a Federação tem um papel de magistratura de influência».

De seguida, confirmou um forte investimento financeiro no Futebol Feminino:

«A FPF vai fazer um investimento de cerca de 23 milhões de euros, que será apresentado no próximo orçamento para a época 2026/27. Esse investimento vai recair pelas associações, na Liga BPI e nas seleções. Há objetivos que queremos cumprir e isso tem a ver com o projeto de desenvolvimento e de crescimento do número de participantes. Há claramente e foi identificado um problema de infraestruturas, ao qual o Governo e os municípios também têm que estar convocados porque não se pode querer crescer se as infraestruturas não crescerem. A Federação vai lançar também na próxima época o projeto de uma associação, uma academia, mas isto é pouco para as necessidades que nós pretendemos. Há que fazer este investimento e a Federação vai assumi-lo».

Por fim, reforçou a dedicação para combater a violência contra árbitros, destacando que se trata de um tema de grande importância:

«A Federação assume claramente a dianteira nesse tema. Já foram colocadas em regulamento as 84 alterações regulamentares em 6 eixos claros e objetivos e tem a ver com essa violência que existe, quer física, quer verbal, por parte dos agentes desportivos, portanto, a Federação não vai abdicar. Foram apresentadas ao Governo 9 medidas que, para nós, são fundamentais para erradicar a violência nos estádios e também fora deles. Depois, há também todas as ações preventivas, como a última campanha do Stop à Violência. A Federação vai liderar este processo, porque enquanto existir um caso de violência no futebol português, a Federação não deixará de ter uma voz muitíssimo ativa”, atirou o dirigente, que considera esta aposta como uma forma de impulsionar a arbitragem em Portugal: “Queremos atingir os 12 000 árbitros praticantes no final da próxima década, face às necessidades que nós temos, e ela tem que ser claramente feita com a erradicação à violência».

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting assegura jovem talento do Gil Vicente e envia 2 jogadores no sentido contrário

Rodrigo Rodrigues prepara-se para assinar pelo Sporting, num negócio que enviará José Silva e David Moreira para o Gil Vicente.

Benfica: Orçamento para 2026/27 aprovado com maioria em Assembleia Geral

O orçamento do Benfica para a temporada 2026/27 foi aprovado com 54,57% dos 8209 votos na Assembleia Geral deste sábado.

Rui Costa desafiado a revelar o nome do futuro reforço: Presidente do Benfica não negou um dos nomes

João Diogo Manteigas lançou dois nomes e desafiou Rui Costa a revelar qual deles será o misterioso reforço: José Giménez ou Milan Skriniar.

Benfica cumpre o segundo dia de treinos da pré-temporada às ordens de Marco Silva

Este sábado, Marco Silva comandou o segundo treino no Benfica Campos com 30 jogadores disponíveis, incluindo o reforço Gabriel Índio.

PUB

Mais Artigos Populares

Maxi Araújo em destaque no Uruguai apesar da eliminação no Mundial 2026

Maxi Araújo foi elogiado na imprensa uruguaia, apesar da eliminação da seleção sul-americana no Mundial 2026.

Já foi capitão do Arsenal e tem agora acordo com o Chelsea: Xabi Alonso insiste

O Chelsea avança para a contratação de Granit Xhaka. Partes já têm acordo verbal e termos pessoais estão acertados.

FC Porto alvo de aviso disciplinar da UEFA após queixas dos adeptos do Rangers

A UEFA sancionou o FC Porto com um aviso disciplinar na sequência das queixas apresentadas pelos adeptos do Rangers após a deslocação ao Estádio do Dragão.